O Senado deve votar nesta quarta-feira, 7, um projeto de lei que fixa diretrizes para a distribuição de futuras vacinas contra a Covid-19. A proposta busca alterar a lei sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública para assegurar que os grupos mais vulneráveis à doença, como idosos e doentes crônicos, tenham prioridade na imunização.
Além disso, a proposta estabelece que a distribuição da vacina e transferência de recursos federais para a aquisição do produto nos estados e municípios deverá seguir critérios técnicos, com dados demográficos, epidemiológicos e sanitários.
No Brasil, três vacinas já estão sendo testadas no país, duas aguardam aprovação da Anvisa e uma já foi aprovada, mas os testes ainda não iniciaram.
Uma das mais avançadas é a vacina que vem sendo desenvolvida pelo Instituto Butantã em São Paulo, em parceria com a farmacêutica Sinovac Life Science. Em audiência com o governador Gladson Cameli, o presidente Jair Bolsonaro garantiu que o Acre deve começar a receber doses da vacina em janeiro e 2021.