Um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que em 117 cidades brasileiras só haverá uma pessoa candidata ao cargo de prefeito. Segundo o levantamento, o Rio Grande do Sul concentra a maior parte das candidaturas únicas – em 34 dos 497 municípios gaúchos há apenas um candidato para a prefeitura. Na sequência aparecem os estados de Minas Gerais (20 cidades) e do Paraná (17 cidades).
No vizinho estado de Rondônia, o município de Pimenta Bueno é um dos que só possuem um candidato à prefeito. Arismar Araújo (Patriotas), atual prefeito, concorre à reeleição sem adversários. No Acre, todos os 22 municípios possuem mais de um candidato. O menor número de candidatos está em Sena Madureira e Manoel Urbano, onde apenas 2 candidatos concorrem à prefeitura. Já o maior número está em Rio Branco, onde o eleitor tem a opção de votar em 7 candidatos.
O estudo foi feito com base em informações preliminares divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e revela ainda que, em 37% dos municípios brasileiros, o embate deve ocorrer entre duas candidaturas. A polarização deve fazer parte das eleições em 2.069 cidades. Os dois candidatos a prefeito desses locais vão disputar a preferência de mais de 16 milhões de eleitores.
O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está previsto para o dia 15 de novembro. Caso haja segundo turno, a votação será em 29 de novembro.