O Ministério Público, por meio da promotora eleitoral, Manuela Canuto de Santana Farhat, e o advogado Emerson Soares, que é candidato a prefeito de Rodrigues Alves pela coligação PTB/DEM, pediram nesta sexta-feira, 2, ao juiz titular da 4° Zona Eleitoral, Marlon Martins Machado, a impugnação da candidatura à reeleição do atual prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim (PROS).
Jailson Amorim, que já foi vice dos ex-prefeitos Burica (PT) e Sebastião Correia (MDB), assumiu a prefeitura de Rodrigues Alves no dia 29 de julho deste ano, 2 dias depois da morte de Correia, por infarto. Ocorre que, nos dois casos, não houve o período de 6 meses.
A promotora Manuela Canuto destaca que Jailson incide em uma causa de inelegibilidade que o impede de ser candidato, haja vista que exerceu o cargo de prefeito municipal por dois turnos consecutivos. “O candidato exerceu o mandato de vice-prefeito na legislatura de 2009-2012, vindo a substituir o titular, em 2011, por 30 dias, em virtude de afastamento deste por razões médicas. Em 2012, sagrou-se vencedor nas urnas, estando atualmente no exercício do mandato de prefeito (2013-2016). Agora, em 2016, o candidato foi eleito com 8.504 votos, alcançando 52,88% dos votos válidos. O entendimento perfilhado no acórdão regional está em consonância com a jurisprudência do TSE, segundo a qual “o vice que substitui o titular antes dos seis meses anteriores à eleição pode se candidatar ao cargo de titular e, se eleito, pode disputar a reeleição no pleito futuro”.
O Ministério Público alega ainda que em 2013, Jailson praticou ato vedado a vice prefeito. É considerado Ficha Suja no SisConta Eleitoral, que é uma ferramenta tecnológica de consolidação e busca de dados criado pelo Ministério Público Federal.
Ao ac24horas, Jailson Amorim diz que os advogados dele já estão providenciando a defesa e que a ação se trata de perseguição “de pessoas que não têm voto”, afirmou. Quanto à ação do Ministério Público, ele não falou nada.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…