Menu

Falta de cadastro de motoristas de app colabora na violência, diz coronel Paulo Cézar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em agosto do ano passado, uma comissão de motoristas procurou a Secretaria de Justiça para cobrar medidas de segurança em favor da categoria. Na ocasião, foi construído um plano de ação que incluía doze medidas, entre elas a exigência de ficha cadastral emitida pela Sejusp, incluindo a ficha de antecedentes criminais.


Ocorre que durante reunião entre representantes dos motoristas de aplicativo e integrantes das Forças de Segurança do Acre e da Rbtrans, realizada na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Rio Branco, foi dito que os profissionais negligenciaram um acordo firmado no ano passado.

Publicidade

A lei do transporte por aplicativo em Rio Branco, aprovada na Câmara, previa que todo motorista que solicitasse registro para atuar no transporte de passageiros deveria preencher o cadastro de antecedentes criminais. A categoria entrou na Justiça contra a medida, suspensa por força de liminar.


Embora tenham concordado com as propostas, os profissionais não retornam nem apresentaram a documentação. Toda essa situação foi colocada pelo secretário de Segurança, Paulo Cézar dos Santos, durante o encontro que teve a participação do delegado Alcino Junior, da Policia Civil, da diretora da RBtrans, Sawana Carvalho, do coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), major Casagrande, e do sub secretario de Segurança, Mauricio Pinheiro.


“Nós construímos juntos esse plano de ação, que daria aos motoristas mecanismos para tornar mais segura a atividade e ao mesmo tempo identificar quem são os profissionais que atuam na área. Mas eles nem preencheram as fichas como também nunca mais voltaram aqui para finalizarmos essa questão”, explica Paulo Cézar.


O secretário lembra que essa exigência está em vigor em várias cidades brasileiras, onde todos os motoristas de aplicativo são cadastrados junto aos órgãos de segurança. São Paulo, por exemplo, é um dos modelos dessa prática.


Os três representantes da categoria concordaram em participar de uma reunião na próxima semana com a diretoria da RBtrans, para retomarem a situação cadastral e posteriormente finalizar o processo junto a Sejusp.


Duas quadrilhas presas na última semana

Nos últimos dias aumentou o número de registro de casos de crimes contra motoristas de aplicativos. Foram dois casos de sequestro relâmpago registrados em Rio Branco nos últimos dias, onde a polícia conseguiu identificar e prender os criminosos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido