Categories: Cotidiano Notícias Política

Falta de sincronização entre sistemas do TSE e TRE causa atraso em afastamento de deputados cassados

Published by
Marcos Venicios

Um problema técnico ocasionado devido a falta de sincronização dos sistemas das eleições 2018 e 2020 ocasionou o atraso da retotalização dos votos e o afastamento imediato e a anulação dos votos recebidos por Juliana Rodrigues e Manoel Marcos, eleitos deputada estadual e deputado federal nas eleições de 2018 pelo PRB, atualmente Republicanos.


O ac24horas apurou que como o país passa por um processo eleitoral novo, ter acesso ao sistema de 2018 tem exigido dos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Acre um esforço fora do comum. Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral tem auxiliado a equipe do Estado a resolver o problema da retotalização. A reportagem teve acesso a informação de que se o afastamento tivesse ocorrido fora do período eleitoral, a retotalização teria ocorrido automaticamente.


Devido a demora, o Ministério Público Eleitoral oficiou a Corte Acreana pedindo providências para o cumprimento da decisão proferida pelo TSE que determinou o afastamento imediato e a anulação dos votos recebidos por Juliana e Manuel.


Segundo o procurador regional Eleitoral Vitor Hugo Caldeira Teodoro, a decisão que foi proferida na Sessão Plenária de 22 de setembro foi comunicada ao TRE/AC no dia seguinte, 23, e determinava o cumprimento da sentença imediatamente, independente da publicação do acórdão do julgamento, nos termos do relator Ministro Edson Fachin.


Até o momento, não houve o cumprimento da decisão, e o TRE/AC alega problemas técnicos no recálculo dos votos para a declaração dos candidatos que irão substituir os parlamentares condenados, o que não impede, segundo o MP Eleitoral, o afastamento destes, que continuam no exercício de suas funções e prerrogativas, contrariando a decisão da mais alta corte eleitoral do País.


Extraoficialmente, quem assumiria o lugar da dupla republicana seria o juiz aposentado Pedro Longo (PV) (deputado estadual) e o advogado e ex-deputado Léo de Brito (PT) (deputado federal), o que ainda falta ser confirmado pela justiça eleitoral.


Share
Published by
Marcos Venicios

Recent Posts

Águia de Marabá x São Paulo: onde assistir e horário da Copa do Brasil

O São Paulo enfrenta o Águia de Marabá nesta quinta-feira, às 19h30, no estádio Mangueirão,…

02/05/2024

Fernanda Lima faz homenagem a mãe e diz que a vida ficou pálida sem ela

Fernanda Lima, 46, fez uma homenagem à mãe, Maria Tereza, que morreu há cerca de…

02/05/2024

“Auto da Compadecida 2”: Taís Araújo surge como Nossa Senhora em teaser

A H2O Filmes divulgou, na manhã desta quinta-feira (2), o primeiro teaser de “Auto da…

02/05/2024

Com retornos importantes, Vitória encara o Botafogo pela Copa do Brasil

O Vitória entra em campo nesta quinta-feira (2), diante do Botafogo, em confronto de ida…

02/05/2024

Bon Jovi revela desejo de vir ao Brasil no “intervalo de um ano”

Após o lançamento do documentário “Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi”, que fala…

02/05/2024

Ponto facultativo de “última hora” gera reclamação de usuários na OCA

O ponto facultativo anunciado de “última hora” pelo governador Gladson Cameli durante show de comemoração…

02/05/2024