Categories: Luiz Calixto Notícias Política

Sonhar custa caro, senhores

Published by
Luiz Calixto

Entre outros erros, um dos mais graves cometidos pelo PT em duas décadas de absolutismo político no Acre foi a geração de expectativas inalcançáveis e utopias eleitoreiras.


Os mais lembrados e marcantes foram a saúde de primeiro mundo e a geração de 40 mil empregos.


Eu sempre paguei um preço altíssimo por me posicionar contra a potente máquina de propaganda petista, cujo objetivo era “fazer a cabeça” de incautos, que, na época, eram em quantidade bem expressiva.


Questionar essas utopias era o passaporte para ser criminalizado como personagem contra o Acre ou contra o “projeto”, ou no termo deles, gente que remava para trás.


Depois disso, outras promessas foram extremamente massificadas, entre as quais: sub-sede da Copa do Mundo no Acre, transformação do Estado num corredor de exportação através da ligação interoceânica, exploração de petróleo, criação extensiva de bodes e carneiros, criatórios cinematográficos de peixes, ZPE etc.


Todas essas expectativas, diga-se, desejadas por todos, foram elevadas à potência máxima, ainda que pessoas com a mínima capacidade de discernimento soubessem que essas metas eram inatingíveis.


O desenvolvimento econômico de uma região depende muito mais de investimentos do capital do que apenas de legislações e saliva de demagogos.


Infelizmente nosso Acre ainda vai demorar a reunir os requisitos básicos para pegar carona em qualquer movimento de desenvolvimento nacional e internacional.


O grande capital tem no seu radar outras “pistas de pouso” mais atrativas.


No Acre, há diversos empresários cujos sinais exteriores de fracasso são suficientes para provar que o sonho gerado pelo PT se tornou no pesadelo deles.


As filas de carretas a subir a altitude dos Andes ainda estão por se formar; os quartos dos hotéis estão vazios à espera da fração de turistas que subiriam ou desceriam de Cuzco. E a Receita Federal não teve, e nem terá, o trabalho de desembaraçar uma guia de exportação da Zona de Processamento de Exportação, a famigerada ZPE.


Recordo-me perfeitamente do dia em que uma importante jornalista da assessoria do governo petista me repreendeu dizendo que eu “só pensava contra” quando eu disse-lhe no aeroporto que aqueles voos para o Peru eram inviáveis.


Pois bem, o PT fez tanta escola que alguns membros da antiga oposição, e atuais governistas, resolveram plagiá-lo ao pôr asas noutra utopia: a construção de uma segunda ligação com o Peru, desta vez pela quase intransponível floresta amazônica, nos pântanos do Yucaiale, em Pucallpa, rasgando dois parques nacionais, no Brasil e no Peru.


Sem levar em consideração as questões ambientais e a astronômica soma de dinheiro que essa turma fez brotar em folhas de árvores, faço aqui alguns questionamentos:


– Qual a viabilidade econômica dessa ligação?


– Quais produtos deixamos de exportar por falta dessa ligação?


– Quais riquezas produzidas no Acre não puderam ser exportadas pela carreteira interoceânica, via Assis Brasil?


– Por qual razão os produtores do centro-oeste nunca mexeram uma palha por essa ligação, considerando que são donos de mais da metade da produção de grãos do país ?


Senhores, ponha as mãos na consciência, a bola no chão, e façam o povo acreano sonhar um sonho possível.



Luiz Calixto escreve todas às quartas-feiras no ac24horas. 


Share
Published by
Luiz Calixto

Recent Posts

Bebedeira entre “amigos” termina com um ferido a facadas na Sobral

Um homem identificado como Elimar Barbosa da Silva, de 40 anos, foi ferido a golpes…

04/05/2024

Acreano é prata no Rio Open de Taekwondo e segue para o Pan Americano, no México

Bryan Azevedo, lutador acreano de 13 anos, conquistou neste sábado, 4, a medalha de prata…

04/05/2024

Juliana Paes revive Maya, de “Caminho das Índias”, em trend indiana

Juliana Paes, 45, aderiu ao desafio de maquiagem indiana, conhecido como “Asoka Makeup“, que viralizou…

04/05/2024

Rio Branco empata com o Princesa do Solimões e segue sem vencer na Série D

O Rio Branco empatou neste sábado, 4, no Florestão, em 0 a 0 com o…

04/05/2024

Quem é Lúcio Barreto, pastor que disse ter beijado a filha na boca

Lúcio Barreto, conhecido popularmente como Lucinho Barreto, é um dos líderes religiosos da Igreja Batista…

04/05/2024

Kayky Brito e Bruno de Luca: Polêmica ganha novo episódio; Entenda

Oito meses do acidente que quase tirou sua vida na orla da Barra da Tijuca,…

04/05/2024