Categories: Blog do Crica Notícias Política

Ninguém é dono dos votos 

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Campanha para prefeito de Rio Branco tem caminhos insondáveis. Não é uma ciência exata. Os cenários políticos de pleitos anteriores estão repletos de exemplos de candidatos tidos como favoritos, apoiados pelo poder, e que foram derrotados. Voltando mais no tempo, vamos ver um Jorge Kalume (PDS), que era citado como zebra na disputa da PMRB, derrotar o favorito Ariosto Migueis (MDB). Outro exemplo foi a derrota do candidato Marcos Afonso (PT), também no rol dos favoritos; com o PT no governo e no auge da popularidade, lhe apoiando, e quando as urnas abriram deu Mauri Sérgio (MDB), que os petistas davam como derrotados. Vamos a outro exemplo: o Jorge Viana no pico da popularidade apoiou o Raimundo Angelim (PT) para a PMRB, e deu Flaviano Melo (MDB), que morava nos EUA, e voltou dois meses antes da eleição para se candidatar e ganhar. O Jorge Viana (PT) ganhou a prefeitura fora do poder. Mais recente o Marcus Alexandre (PT) tinha toda a máquina do Palácio Rio Branco no seu palanque, e perdeu a eleição ao governo para o Gladson Cameli (PP). É um tremendo blefe se pensar que um candidato a cargo majoritário está eleito por ter o apoio das máquinas municipal e estadual. A história das eleições na capital, não confirma a teoria. E não confirma, por um motivo: ninguém é dono dos votos. E cabeça de eleitor tem caminhos insondáveis. Quando um candidato cai na graça do povão, nem um caminhão de dinheiro o derrota.


SEM BOLA DE CRISTAL


Leitor mandou ontem uma pergunta ao BLOG, se acho que o deputado Roberto Duarte (MDB) não chegará ao egundo turno. Respondi que nem com bola de cristal dá para responder. A largada legal da campanha se dá a partir do próximo domingo, e dizer que um candidato ficará no meio do caminho sem a campanha começar, é uma ilação. O Duarte está no jogo.


NO DEVIDO LUGAR


O presidente da associação de moradores da Vila da Amizade, Doquinha, que tinha destratado e ameaçado o candidato à PMRB, Jarbas Soster (AVANTE), por fiscalizar serviços da PMRB, no bairro, veio de público em áudio pedir desculpas e mostrar arrependimento. Melhor assim.


É BOM LEMBRAR


É bom lembrar que, presidentes de associação de moradores não são donos de bairros. E, ao brecar um candidato a prefeito de circular, se comete crime e pode entrar numa roubada.


FATO CONDENÁVEL


Que se cumpra a lei, devido terem encontrado uma espingarda velha e seis jabotis na fazenda do ex-prefeito Vagner Sales, mas foi uma cena deprimente se vazar fotos do seu indiciamento para lhe expor. Isso não se faz. Ainda mais, porque o fato não foi julgado e nem réu ainda é.


ESTADO DE DIREITO


E mesmo porque vivemos num Estado de Direito, onde vigora o amplo direito de defesa.


BOLA NAS COSTAS


Pulando para a política, o MDB durma com um olho aberto e o outro arregalado, porque tem fogo amigo trabalhando na surdina, contra a candidatura do Fagner Sales (MDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul, para favorecer o candidato do PSL a prefeito, sargento Adonis. Muro escuta.


BOLA NAS COSTAS II


O mesmo fogo amigo também trabalha para detonar a candidatura do professor Zequinha (PROGRESSISTAS) a prefeito de Cruzeiro do Sul. Na política, todos os gatos são pardos. Quando você pensa que está dormindo com um aliado, descobre mais tarde que dormia com o inimigo.


BOM COMO SE ENCONTRA


O senador Sérgio Petecão (PSD) e o governador Gladson estão politicamente afastados e não conversam já faz bom tempo. Nem me procura, e nem lhe procuro, assim tá bom, diz Petecão.


MAIS QUE NA SUA CAMPANHA


O senador Sérgio Petecão (PSD) promete se empenhar na campanha à PMRB do Tião Bocalom (PROGRESSISTAS) mais até do que nas suas próprias campanhas. A partir de domingo o jogo começa de fato a ser jogado: desta data em diante, os candidatos já poderão fazer campanha.


NINGUÉM FORA DO PÁREO


Levado ao pé da letra, nenhum dos sete candidatos á PMRB pode ser colocado como fora do páreo, antes das campanhas estarem nas ruas. Um fato novo durante a campanha pode fazer subir ou liquidar uma candidatura à PMRB. Portanto, não antecipemos favoritismos na disputa.


ACOMPANHAMENTO DIÁRIO


O PSDB optou por uma campanha profissional na eleição para a prefeitura da capital, contratou um instituto de pesquisas de fora para acompanhar as oscilações para cima ou para baixo, bairro por bairro, da candidatura do professor Minoru Kinpara a prefeito.


CAMPANHA DA QUALIDADE


Volto a bisar no BLOG que o diferencial desta campanha para a prefeitura de Rio Branco, é que, ao contrário das anteriores,  não existe um candidato sem qualificação profissional, para que possa se ganhar, assumir o cargo de prefeito sem percalços administrativos.


DE ZERO PARA DOIS


O candidato a prefeito da capital, deputado Daniel Zen (PT), ganhou um plus inesperado na sua campanha, não tinha um parlamentar federal na sua coligação, e agora tem dois: deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) e; se confirmado pelo TRE-AC, o Léo de Brito (PT).


A CABEÇA DO ELEITOR É TERRA DESCONHECIDA


Ficar falando que um candidato a prefeito tem o apoio deste ou daquele presidente de associação de moradores, sabe o que significa na campanha? Resposta: nada. O Marcus Alexandre (PT) tinha 90% destes presidentes no palanque e levou chumbo para governador.


 PESQUISA PARA DEBATE


Hoje estará livre para o debate a pesquisa do BIG DATA Record, com os números para prefeito da capital. Recomenda-se a quem for comentar os números publicados ficar sempre atento à rejeição de cada nome pesquisado. Em tese a rejeição significa um teto limite para crescer. Mas é bom se repetir que, pesquisa que não ganha eleição, é só um quadro do momento.


NÃO ESCAPA DA POLÊMICA


O resultado de cada pesquisa não escapa da polêmica, sempre haverá alguém detonando, dizendo que foi elaborada para beneficiar este ou aquele candidato a prefeito. É natural.


CHOCADO!


O ser humano é muito complexo. O suicídio ontem do jornalista Tião Vitor chocou toda a categoria. Sempre estava no aquário da ALEAC com a turma que cobria as sessões legislativas. Sempre aparentou muita calma, não era de levantar a voz na troca de ideias, nunca passou a imagem de uma pessoa desequilibrada. O que possa dizer: que Deus o receba com muita luz.


POSIÇÕES FIRMES


O Tião Vitor tinha suas posições políticas defendidas de maneira forte, mas nas discussões com os colegas na ALEAC defendia os seus pontos de vista e respeitava os dos colegas. Meu Deus, não há explicação! Aos seus familiares, eu envio consternado as minhas condolências.


NÃO HÁ MAIS NADA


Não há mais nada o que dizer, não adianta buscar motivo do seu ato, não tenho nem palavras para situar tudo o que aconteceu, é tudo muito triste, muito confuso, partiu seu dizer adeus.


É BOM ESQUECER


Converei ontem com um advogado que atua na área eleitoral, e sustentou que a vaga do ex-deputado federal Manuel Marcos (REPUBLICANOS), cassado, será do suplente Léo de Brito (PT). E a vaga da ex-deputada Juliana Rodrigues (REPUBLICANOS) será do Pedro Longo (PV).


NÃO TEM OUTRO CAMINHO


Vi ontem vários comentários negativos, porque o futuro deputado federal Léo de Brito (PT) disse que será oposição ao governador Gladson e ao presidente Bolsonaro. Nada mais natural. Surpresa seria um deputado petista defender o Gladson e o Bolsonaro, ora bolas!


NÃO HÁ COMO


Será difícil o Gladson atender neste momento qualquer reivindicação salarial vinda dos policiais militares, foi o que ouvi ontem de um amigo da área financeira do governo.


DESGASTE DUPLO


O vice-governador Major Rocha é sincero quando comenta a insatisfação na tropa da PM: “eu tenho a certeza que sofri um desgaste na categoria por não cumprimento de promessas de campanha, mas também tenho certeza que o mesmo desgaste sofre o Gladson”.


FRASE MARCANTE


“As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia”. Franklin Roosevelt.


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

TJAC tem duas iniciativas reconhecidas e vence Prêmio CNJ de Boas Práticas

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) teve duas iniciativas reconhecidas no Prêmio CNJ de…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Justiça do Tocantins declara ilegal nomeação de servidor temporário para direção escolar

A Justiça determinou que o Governo do Estado realize um novo processo seletivo para diretor…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Diretor de colégio e PMs são afastados após marcha com estudantes cantando palavras de ódio

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) determinou o afastamento imediato do diretor do Colégio Militar Euclides…

23/11/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Site AM POST pública planos de adolescentes de colégio militar para matar alunas

Na última semana, uma grave denúncia envolvendo alunos do Colégio da Polícia Militar do Amazonas…

23/11/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Policial rodoviário federal é encontrado morto em residência

Policial rodoviário federal Thiago Ferreira Duarte foi encontrado morto nesta tarde de sexta-feira (22) na…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Rondônia

Ex-prefeito de Vale do Anari, RO, é morto a tiros dentro de caminhonete

Um ex-prefeito de Vale do Anari (RO), Edimilson Maturana, foi assassinado a tiros dentro da…

23/11/2024