Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

15 concorrentes estão na disputa pelas prefeituras da regional do Alto Acre

Os quatro municípios da regional do Alto Acre se preparam para ter eleições muito disputadas em um cenário que aponta diretamente para o ano de 2022. Entre os principais partidos que compuseram a coligação que elegeu o governador Gladson Cameli, em 2018, houve pouco consenso na formação das alianças municipais.


Em Brasiléia, PP e MDB estão em campos opostos, com os progressistas apoiando a petista Fernanda Hassem contra a agora emedebista Leila Galvão. Em Xapuri, PP, MDB e PSD são adversários, até o momento, em uma conjuntura que, teoricamente, é favorável para o PT, do atual prefeito Bira Vasconcelos.


No município de Epitaciolândia, PSDB e PP rivalizam, tendo ainda como adversários o PT e o PSL. Em Assis Brasil, três partidos que estavam no palanque do atual governador têm chapas próprias – PSDB, MDB e PSD – contra o PT e o PC do B, dois tradicionais aliados no cenário estadual que também não se uniram.


Por enquanto, as candidaturas nos quatro municípios estão definidas da seguinte maneira, com base nas convenções partidárias realizadas até o último dia 16 de setembro:


Brasiléia – 6ª Zona – 16.570 eleitores


Fernanda Hassem (PT) e Leila Galvão (MDB)


Assis Brasil – 6ª Zona – 5.688 eleitores


Antônio Zum (PSDB), João Júnior (MDB),  Pilique (PC do B), Jerry Correia (PT) e Zé do Posto (PSD).


Epitaciolândia – ­6ª Zona – 11.303 eleitores


Tião Flores (PP), Neide Lopes (PT), Delegado Sérgio Lopes (PSDB), e Everton Soares (PSL).


Xapuri – 2ª Zona – 11.298 eleitores


Bira Vasconcelos (PT), Carlos Venícius (MDB), Gessi Capelão (PSD) e Carla Mendonça (PP).


Divulgacand 2020


Até este domingo, 20, apenas um dos 15 concorrentes às prefeituras do Alto Acre, José Ferreira do Nascimento Filho, o Zé do Posto, da coligação Avança Assis Brasil, liderada pelo PSD, havia protocolado o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, segundo o Divulgacand 2020.


No Divulgacand é possível consultar a situação das candidaturas da Eleição 2020 em todas as cidades brasileiras, inclusive com o acompanhamento dos gastos de cada candidato. O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.


Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado a ser pesquisado. A ferramenta é atualizada à medida em as solicitações de registro chegam à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para a entrega do requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral.


Sair da versão mobile