Menu

15 concorrentes estão na disputa pelas prefeituras da regional do Alto Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os quatro municípios da regional do Alto Acre se preparam para ter eleições muito disputadas em um cenário que aponta diretamente para o ano de 2022. Entre os principais partidos que compuseram a coligação que elegeu o governador Gladson Cameli, em 2018, houve pouco consenso na formação das alianças municipais.


Em Brasiléia, PP e MDB estão em campos opostos, com os progressistas apoiando a petista Fernanda Hassem contra a agora emedebista Leila Galvão. Em Xapuri, PP, MDB e PSD são adversários, até o momento, em uma conjuntura que, teoricamente, é favorável para o PT, do atual prefeito Bira Vasconcelos.

Publicidade

No município de Epitaciolândia, PSDB e PP rivalizam, tendo ainda como adversários o PT e o PSL. Em Assis Brasil, três partidos que estavam no palanque do atual governador têm chapas próprias – PSDB, MDB e PSD – contra o PT e o PC do B, dois tradicionais aliados no cenário estadual que também não se uniram.


Por enquanto, as candidaturas nos quatro municípios estão definidas da seguinte maneira, com base nas convenções partidárias realizadas até o último dia 16 de setembro:


Brasiléia – 6ª Zona – 16.570 eleitores


Fernanda Hassem (PT) e Leila Galvão (MDB)


Assis Brasil – 6ª Zona – 5.688 eleitores


Antônio Zum (PSDB), João Júnior (MDB),  Pilique (PC do B), Jerry Correia (PT) e Zé do Posto (PSD).


Epitaciolândia – ­6ª Zona – 11.303 eleitores


Tião Flores (PP), Neide Lopes (PT), Delegado Sérgio Lopes (PSDB), e Everton Soares (PSL).


Xapuri – 2ª Zona – 11.298 eleitores


Bira Vasconcelos (PT), Carlos Venícius (MDB), Gessi Capelão (PSD) e Carla Mendonça (PP).

Publicidade

Divulgacand 2020


Até este domingo, 20, apenas um dos 15 concorrentes às prefeituras do Alto Acre, José Ferreira do Nascimento Filho, o Zé do Posto, da coligação Avança Assis Brasil, liderada pelo PSD, havia protocolado o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, segundo o Divulgacand 2020.


No Divulgacand é possível consultar a situação das candidaturas da Eleição 2020 em todas as cidades brasileiras, inclusive com o acompanhamento dos gastos de cada candidato. O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.


Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado a ser pesquisado. A ferramenta é atualizada à medida em as solicitações de registro chegam à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para a entrega do requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido