Menu

Serviço feito pela metade na Variante deixa pista deteriorada e oferece risco a motoristas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O trabalho de manutenção asfáltica da Variante, que liga a BR-364 a cidade de Cruzeiro do Sul, foi iniciado há 21 dias. Mas, em seguida, o serviço foi abandonado no meio, deixando muitos trechos com imperfeições e espaços deteriorados, com pouca sinalização, oferecendo perigo para os motoristas.

A Variante tem 12 quilômetros e os buracos feitos pela empresa para a troca de asfalto se espalham na metade da estrada. À noite a situação é ainda mais grave porque o trecho não é iluminado. O abandono do serviço também ocasionou prejuízos: como o asfalto saturado foi retirado, as depressões com quinas afiadas nas bordas furam os pneus dos carros.

Anúncio

André Santos, que mora em Cruzeiro do Sul e trabalha em Rodrigues Alves, passa duas vezes ao dia no trecho e reclama. “Começaram, mas depois as máquinas sumiram e só ficaram esses rasgos aí no asfalto. Perdi um pneu que estourou aí”.

O taxista Paulo Francisco dos Santos, que faz lotação entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, conta que se espantou com o ritmo do serviço . “Quando eu vim há mais de uma semana, já estava assim tudo parado e sem sinalização e continua igual “.

A Variante, como toda a extensão da BR-364, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O serviço na Variante é executado pela construtora Andrade e Vicente, de Rondônia, e a empresa mantém uma usina de asfalto na entrada de Cruzeiro do Sul.

O superintendente do DNIT no Acre, Carlos Moraes, destaca que já pediu explicações à empresa sobre o atraso no trabalho e determinou a paralisação da abertura de novos reparos, para evitar transtorno aos usuários.

“A empresa alega estar enfrentando diversos problemas para produzir o asfalto (CBUQ), como atraso na entrega do ligante, quebra de equipamento e desligamento de colaboradores. Mas estamos cobrando que essas dificuldades sejam sanadas para a conclusão dos serviços”, explica Moraes, afirmando que o serviço já será retomado nesta quinta-feira, 17.

A mesma empresa é responsável pelo trecho da BR-364 entre o Rio Liberdade e Cruzeiro do Sul. No restante da rodovia, o trabalho de manutenção é feito por duas empresas acreanas, sendo uma de Rio Branco e outra de Mâncio Lima.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.