Menu

Ongs e agronegócio se unem pela proteção da Amazônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma coalizão formada por 230 representantes do agronegócio, de entidades não-governamentais (ONGs) e outros setores apresentou nesta terça-feira (15) ao presidente Jair Bolsonaro e demais autoridades federais um pacote de seis ações a serem adotadas para buscar a redução rápida e permanente do desmatamento no Brasil, especialmente na área da Amazônia Legal.

O documento com as ações encaminhado a Bolsonaro, obtido pela Reuters, sugere que a redução do desmatamento no curto prazo — “em alguns meses” — é de fundamental importância para o país.

Anúncio

Diante da “gravidade da situação atual”, foi formada a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que congrega, por exemplo, a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), dois dos maiores frigoríficos de carne bovina do país, a JBS e Marfrig, a WWF Brasil e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Dentre as seis ações contra o desmatamento, foram sugeridas: a) retomada e intensificação da fiscalização, com rápida e exemplar responsabilização pelos ilícitos ambientais identificados; b) suspensão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que incide sobre florestas públicas e responsabilização por eventuais desmatamentos ilegais; c) destinação de 10 milhões de hectares à proteção e uso sustentável; d) concessão de financiamentos sob critérios socioambientais; e) total transparência e eficiência às autorizações de supressão da vegetação; e f) suspensão de todos os processos de regularização de imóveis com desmatamento após julho de 2008.

No documento, o grupo ainda destacou mobilizações inéditas de investidores e empresários anunciadas nas últimas semanas.

O vice-presidente Hamilton Mourão e dirigentes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal também foram incitados a agir para acabar com o desmatamento da Amazônia.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.