A três dias do fim do prazo para a realização das convenções municipais, apenas o MDB tem chapa majoritária oficializada em Xapuri para as eleições deste ano. Em evento realizada na quinta-feira da semana passada, o partido definiu os nomes do advogado Carlos Venícius e da professora Rosa Cândido.
Nos próximos dias, as demais siglas que vão disputar a prefeitura no município definirão as suas chapas. Com forte tendência a mais uma vez ter quatro candidaturas, a eleição deste ano já tem uma grande movimentação de bastidores e trocas de farpas pelas redes sociais, que deverão ter influência forte neste pleito.
Nesta segunda-feira, 14, vai ser realizada a convenção do PSD, do pré-candidato Gessi Capelão. A ex-vereadora Maria Luceni, a última mulher a ocupar uma cadeira na câmara de Xapuri, há 8 anos, é apontada como a provável candidata a vice-prefeita na chapa do partido do senador Sérgio Petecão.
Na terça-feira, 16, é a vez do PT realizar a sua convenção. O partido oficializará a mesma chapa que foi vencedora na última eleição, com o atual prefeito Ubiracy Vasconcelos e sua vice, Maria Auxiliadora (PSB). O ato será transmitido pelo Facebook e não terá presença de público, como medida preventiva ao coronavírus.
O Progressistas (PP), da pré-candidata Carla Mendonça, realiza a sua convenção no último dia do prazo, na quarta-feira, 16. Junto com Democratas, Republicanos, PSDB e Solidariedade, o partido ainda não divulgou os possíveis nomes para compor a chapa majoritária no cargo de vice-prefeito.
Se não houver surpresas de última hora, Xapuri mais uma vez terá quatro candidatos à prefeitura, como acontece há três eleições. Em duas delas, o petista Ubiracy Vasconcelos foi o vencedor. Esse é um dos motivos pelo qual os partidos de oposição no município ensaiaram uma aliança que não saiu do papel.
Mais do que apenas não se entender quanto à composição de uma chapa única, os dois principais grupos políticos da oposição no município, encabeçados por MDB e pela aliança do PP com o DEM, passaram a se atacar afastando ainda mais a possibilidade de coalizão.
A outra ala da oposição, liderada pelo PSD, do pré-candidato Gessi Capelão, tem se mantido fora de polêmicas desde que o partido resolveu disputar a prefeitura. Capelão migrou para o partido de Petecão depois de perder a disputa interna no MDB, que deu preferência a Carlos Venícius.
O PT, de Bira Vasconcelos, também não tem participado de debates nas redes sociais, apesar de sofrer críticas e cobranças constantes do pré-candidato do MDB, Carlos Venícius, que têm um claro objetivo de polarizar a disputa deste ano com os petistas, donos de um dos últimos redutos do partido de esquerda no Acre.
As pessoas que ainda não enviaram propostas, votaram em metas sugeridas ou contribuíram com o…
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou nesta quinta-feira (26), o pagamento da terceira parcela, no…
A Globo iniciou nesta semana a divulgação da primeira chamada oficial do BBB 25. O…
Polícia Federal informou que começou a investigar a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira,…
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) divulgou nesta quinta-feira, 26, um comunicado…
Anitta se emocionou ao contar que encontrou o seu cachorro Charlie, que sumiu durante a…