Categories: Destaque 6 Notícias

Conab afirma que não vai faltar arroz e que carestia é momentânea

Published by
Edmilson Ferreira

A safra de grãos de 2019/20 deve alcançar recorde histórico de 257,8 milhões de toneladas, liderada pela soja, pelo milho e algodão. Esse volume é 4,5% ou 11 milhões de toneladas superior ao da safra passada. A informação faz parte de um levantamento divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Para o arroz, a estimativa é de 11,2 milhões de toneladas e crescimento de 6,7% em relação à última safra. Com a colheita praticamente finalizada, 10,3 milhões de toneladas estão em áreas de cultivo irrigado e cerca de 900 mil toneladas em plantio de sequeiro.


O diretor de Abastecimento e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sílvio Farnese, destacou que não há risco de falta do produto no país e que a atual elevação dos preços é momentânea. “Não estamos com falta de produto. Estamos apenas com um momento de preços altos, motivados pelas exportações”, disse.


De acordo com o diretor, a importação de arroz com imposto zerado servirá para complementar o abastecimento no país. A Camex decidiu na quarta (9) zerar o imposto de importação para cota de 400 mil toneladas de arroz (em casca e beneficiado) até 31 de dezembro de 2020. A proposta foi apresentada pelo Mapa.


Segundo o diretor-presidente da Conab, Guilherme Bastos, as projeções apontam que os preços estão chegando ao pico e devem apresentar tendência de estabilidade no próximo levantamento, além de continuarem remuneratórios para o produtor. “A decisão de zerar a TEC [Tarifa Externa Comum] deve criar um novo teto de preços abaixo do patamar atual. Acreditamos que a isenção da TEC deve ser precificada pelo mercado no curto prazo e as cotações sigam trajetória de estabilidade com tendência de queda nas próximas semanas”, afirmou.


Conforme a Conab, mesmo com a provável intensificação das importações de arroz nos próximos meses, a balança comercial deve ser superavitária, em torno de 400 mil toneladas. Para o consumo, a Conab projeta crescimento de 5,1%, puxado pelas refeições mais frequentes dentro de casa no período da pandemia. Ainda para a safra 2019/20, de março de 2020 até fevereiro de 2021, projeta-se exportação de 1,5 milhão de toneladas e importação de 1,1 milhão de toneladas, com a perspectiva forte de demanda internacional e preços nacionais competitivos no mercado externo.


Share
Published by
Edmilson Ferreira

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024