Categories: Cidades Notícias

MDB tentou acordo com PSOL para ter Dercy Teles como candidata a vice-prefeita em Xapuri

Por
Raimari Cardoso

A direção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Xapuri bem que tentou, mas não obteve sucesso na tentativa de trazer para a sua chapa majoritária a sindicalista Dercy Teles de Carvalho, convidada para ser candidata a vice-prefeita ao lado do advogado Carlos Venícius.


O nome de Dercy chegou a ser dado como provável alternativa para a cada vez próxima chapa puro sangue dos emedebistas, que realizam a sua convenção municipal no próximo dia 10. As duas siglas chegaram realizar uma reunião para tratar de uma possível aliança para a disputa.


Leia também: Disputa pela prefeitura de Xapuri caminha para ter quatro candidaturas em 2020.


Ao ac24horas, a ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri afirmou que, apesar de algumas conversas haverem ocorrido, a possibilidade aventada pelo MDB nunca existiu por uma única e manifesta razão, segundo ela. O PSOL não se alinha com partidos políticos de direita.


“Houve conversas entre os partidos, mas o nosso posicionamento imediato foi o de deixar claro que o PSOL não permite qualquer possibilidade de alinhamento com partidos de direita. Diante disso, se tornou desnecessário que algo mais fosse dito a respeito do interesse nessa aliança”, disse.


Ficou claro que a diretriz do seu partido evitou que a militante do movimento social rural tivesse que dar um não como resposta. Mesmo com o evidente antagonismo de ideologias, elegantemente, como lhe é peculiar, ela pôs um ponto final na questão sem que fosse necessário lançar mão da recusa.


Originária de uma família de seringueiros tradicionais, Dercy Teles de Carvalho Cunha foi a primeira mulher a presidir um sindicato de trabalhadores rurais no Brasil, eleita no ano de 1981, em Xapuri, no limiar dos conflitos que culminaram com o assassinato de Chico Mendes, 7 anos depois.


Ela começou a militar no movimento social nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), inspirada na Teologia da Libertação. Dona de posições fortes sempre em defesa da classe trabalhadora rural, rompeu com o PT e chegou a acusar a ex-senadora Marina Silva de abandonar a causa dos seringueiros.


Apesar da posição oficial, a reportagem apurou que boa parte dos filiados ao PSOL em Xapuri apoiará, mesmo que informalmente, a candidatura de Carlos Venícius. O advogado chegou a participar da convenção do partido, realizada na semana passada, com direito a foto com os irmãos Dercy e Pedro Teles.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024