Menu

MDB tentou acordo com PSOL para ter Dercy Teles como candidata a vice-prefeita em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A direção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Xapuri bem que tentou, mas não obteve sucesso na tentativa de trazer para a sua chapa majoritária a sindicalista Dercy Teles de Carvalho, convidada para ser candidata a vice-prefeita ao lado do advogado Carlos Venícius.


O nome de Dercy chegou a ser dado como provável alternativa para a cada vez próxima chapa puro sangue dos emedebistas, que realizam a sua convenção municipal no próximo dia 10. As duas siglas chegaram realizar uma reunião para tratar de uma possível aliança para a disputa.

Publicidade

Leia também: Disputa pela prefeitura de Xapuri caminha para ter quatro candidaturas em 2020.


Ao ac24horas, a ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri afirmou que, apesar de algumas conversas haverem ocorrido, a possibilidade aventada pelo MDB nunca existiu por uma única e manifesta razão, segundo ela. O PSOL não se alinha com partidos políticos de direita.


“Houve conversas entre os partidos, mas o nosso posicionamento imediato foi o de deixar claro que o PSOL não permite qualquer possibilidade de alinhamento com partidos de direita. Diante disso, se tornou desnecessário que algo mais fosse dito a respeito do interesse nessa aliança”, disse.


Ficou claro que a diretriz do seu partido evitou que a militante do movimento social rural tivesse que dar um não como resposta. Mesmo com o evidente antagonismo de ideologias, elegantemente, como lhe é peculiar, ela pôs um ponto final na questão sem que fosse necessário lançar mão da recusa.


Originária de uma família de seringueiros tradicionais, Dercy Teles de Carvalho Cunha foi a primeira mulher a presidir um sindicato de trabalhadores rurais no Brasil, eleita no ano de 1981, em Xapuri, no limiar dos conflitos que culminaram com o assassinato de Chico Mendes, 7 anos depois.


Ela começou a militar no movimento social nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), inspirada na Teologia da Libertação. Dona de posições fortes sempre em defesa da classe trabalhadora rural, rompeu com o PT e chegou a acusar a ex-senadora Marina Silva de abandonar a causa dos seringueiros.


Apesar da posição oficial, a reportagem apurou que boa parte dos filiados ao PSOL em Xapuri apoiará, mesmo que informalmente, a candidatura de Carlos Venícius. O advogado chegou a participar da convenção do partido, realizada na semana passada, com direito a foto com os irmãos Dercy e Pedro Teles.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido