Categories: Destaque 6 Notícias

Acre tem início de setembro animador na pandemia

Published by
Leônidas Badaró

Foto: ac24horas.com/Sérgio Vale


Na última quarta-feira, 2, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 decidiu manter o Acre na fase de alerta (laranja) no nível de classificação da pandemia.


A estratégia de mudar de fase com prudência para tentar evitar o que tem acontecido em outros estados e países, que é o aumento de novos casos após o relaxamento das medidas de isolamento e que tentam evitar a aglomeração de pessoas, ao que parece vai dando certo no Acre.


Nos primeiros 4 dias do mês de setembro, o Acre tem conseguido manter a tendência de diminuição de novos casos da doença e da taxa de óbitos. Da última terça-feira, dia 1º, até esta sexta, dia 4, o estado registrou 409 casos da doença. O número ainda é alto, mas mostra uma taxa de contaminação em queda que chega a 102 novos casos diários.


Já em relação as mortes, o estado também está diminuindo o índice de mortalidade pela pandemia. Nos primeiros quatros dias do mês, a pandemia provocou a morte de 7 pessoas, com idades entre 43 e 85 anos. O número representa uma média diária de óbitos de 1,75 vítimas fatais.


Outro fator levando em conta para a análise do impacto da pandemia é a ocupação nas unidades de saúde. Neste aspecto, o Acre também vive um momento muito bom, com taxas de ocupação bem inferiores as registradas durante o auge da pandemia. Nesta sexta-feira, 4, dos 90 leitos de UTI ocupados em toda a rede pública, a taxa de ocupação é de 44,4%. Já em relação aos leitos clínicos, a situação é ainda mais confortável. Dos 352 leitos existentes, apenas 104 estão ocupados, o que representa um percentual de 29,5% de ocupação.


Na atual fase amarela, praticamente todas as atividades comerciais já estão liberadas com restrições. Restaurantes, bares, academias funcionam, por exemplo, com capacidade de ocupação menor e com protocolos sanitários bem definidos.


Na educação, as aulas, tanto públicas, quanto particulares, continuam paradas e a expectativa é que só retornem no ano que vem.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Dependente químico é agredido a ripadas após “julgamento” de facção

O dependente químico Acelino Rodrigues Vitorino, de 30 anos, foi vítima de uma agressão física…

04/05/2024

Bebedeira entre “amigos” termina com um ferido a facadas na Sobral

Um homem identificado como Elimar Barbosa da Silva, de 40 anos, foi ferido a golpes…

04/05/2024

Acreano é prata no Rio Open de Taekwondo e segue para o Pan Americano, no México

Bryan Azevedo, lutador acreano de 13 anos, conquistou neste sábado, 4, a medalha de prata…

04/05/2024

Juliana Paes revive Maya, de “Caminho das Índias”, em trend indiana

Juliana Paes, 45, aderiu ao desafio de maquiagem indiana, conhecido como “Asoka Makeup“, que viralizou…

04/05/2024

Rio Branco empata com o Princesa do Solimões e segue sem vencer na Série D

O Rio Branco empatou neste sábado, 4, no Florestão, em 0 a 0 com o…

04/05/2024

Quem é Lúcio Barreto, pastor que disse ter beijado a filha na boca

Lúcio Barreto, conhecido popularmente como Lucinho Barreto, é um dos líderes religiosos da Igreja Batista…

04/05/2024