Menu

Alunos de medicina da Ufac exigem retorno dos internatos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Alunos da XVI turma de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) emitiram uma nota de repúdio criticando a omissão da instituição de ensino em relação às atividades de internato que estão suspensas desde 18 de março em decorrência da pandemia de Covid-19.


Os acadêmicos exigem a volta do internato e argumentam que a autorização para o retorno já foi concedida, inclusive, pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE). Eles endossam o pedido através de documento pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Ufac, restando para a readmissão dos alunos apenas a realização de um cronograma por parte dos coordenadores dos estágios do internato.

Publicidade

Segundo os estudantes, está ocorrendo omissão por partes dos professores coordenadores dos rodízios do internato e que eles não apresentam sequer justificativa para o não retorno do internato da XVI turma de medicina da Ufac.


“A recusa é por parte de alguns preceptores [instrutores] em receber os demais acadêmicos de medicina da Universidade, uma vez que tal atitude representa o não cumprimento integral da função do preceptor, acordo esse firmado ao receber a bolsa de preceptoria da Instituição”, afirmou.


Ao ac24horas, a Ufac afirmou que no final de julho as secretarias de Saúde municipal e estadual apontaram a possibilidade de receber os alunos, mas de forma lenta e gradual para evitar aglomeração.


“Além disso, muitos campos de estágio não estão atendendo em sua capacidade total; outros foram destinados a casos de Covid-19. Por isso, ambas as secretarias decidiram receber apenas as turmas concludentes”, disse.


A instituição de ensino afirmou que no decorrer deste mês de setembro há possibilidade de elaboração de um cronograma para entrada da 16ª turma de Medicina da Ufac, porém destacou que neste momento a universidade enfrenta dificuldade para definir o cronograma porque o coordenador do curso de Medicina pediu exoneração.


“A instituição busca, com apoio do Colegiado do curso, um novo coordenador para que o processo do internato seja agilizado. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) está em contato com as Secretarias de Saúde e realiza reuniões com docentes para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível”, encerrou


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido