Menu

Açaí é testado por pesquisadores no tratamento de Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma das fruas mais populares e tradicionais da região amazônica está sendo usada por pesquisadores do Brasil e do Canadá para avaliar sua eficácia no tratamento contra a Covid-19. As pesquisaram foram iniciadas após constatação de que o açaí já teve ação anti-inflamatória demonstrada no passado.


Pesquisas já apontaram que uma parte das mortes resultantes do contágio é causada pela ação direta do vírus, mas pela resposta exagerada do sistema imunológico, causando uma reação inflamatória. Por isso, o objetivo dos pesquisadores que lideram a pesquisa, a brasileira Ana Andreazza em parceria com Michael Farkouh, ambos da Universidade de Toronto, é entender se é possível utilizar o açaí para combater algumas das reações do organismo à infecção que podem trazer mais complicações ao paciente.

Publicidade

Ambos os cientistas já estudam as propriedades do açaí há cinco anos. Em entrevista à AFP, Farkouh admite que o experimento é um “tiro no escuro” mas a fruta é acessível, barata e segura, “então valia a pena tentar”.


Foram reunidos 580 participantes no Canadá e no Brasil para o estudo, todos diagnosticados com Covid-19. Metade recebeu um extrato de açaí, enquanto os outros receberam apenas um placebo. Os resultados devem ser publicados até o fim do ano, sem um prazo específico.


A expectativa dos pesquisadores é conseguir eliminar as complicações clínicas da infecção por Covid-19, impedindo a manifestação de formas mais graves da doença, o que possibilitaria reduzir a letalidade por caso. Farkouh cita que o extrato de açaí visa inibir o inflamassoma NLRP3, o mesmo ativado pelo Sars-Cov-2, que pode gerar as reações excessivas indesejadas.


Fonte: Olhar Digital


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido