Categories: Destaque 3 Notícias

PS diz tomar providência para que demora de 7 horas no atendimento não se repita

Published by
Da redação ac24horas

A direção do Hospital-Geral de Clínicas de Rio Branco – Pronto-Socorro garantiu que o médico neurologista que demorou cerca de 7 horas para atender uma criança em estado grave teria que apresentar, oficialmente, nesta segunda-feira, 31, uma justificativa pelo atraso. Hoje, a unidade informou que foi encaminhado, por meio da gerência-geral, um ofício solicitando esclarecimentos para a empresa prestadora de serviços que emprega o profissional, terceirizado.


“Ademais, o fiscal do contrato, no âmbito de sua competência, encaminhou a devida notificação e apontamentos legais inerentes ao documento, para que situações como essa não venham a se repetir”.


O Pronto-Socorro diz que tem finalidade em atender os casos de urgência e emergência com compromisso com a saúde pública do Acre. A menina apresentava hemorragia interna na cabeça e convulsões e, mesmo assim, só conseguiu ser atendida pelo especialista muitas horas depois de chegar ao hospital.


O diretor do pronto-socorro, Areski Peniche, disse ao ac24horas que a criança foi avaliada e passou por cirurgia. A família da menina alega que só foi informada sobre a possibilidade de cirurgia após divulgação do caso na imprensa.


Entenda

A família da pequena Yara Lorrany Maia, de apenas 7 anos, passou por momentos de desespero no domingo, 30, ao necessitar de atendimento de emergência no pronto-socorro de Rio Branco. A criança foi levada desmaiada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de onde foi transferida para o PS devido à gravidade do caso. Chegando ao pronto-socorro por volta das 8 horas, só conseguiu ser atendida por um médico especialista quando passava das 15 horas. Mais de 7 horas de espera com sangramento interno na cabeça e quadro de convulsões.


Um pediatra analisou a tomografia feita na criança e disse à família que tinha sangue no cérebro da menina. “Deu hemorragia”, contou uma tia. Foi então que começou a saga pelo neurologista, o médico especialista para atender a paciente. “Depois disso, às 14h39 ele [neurologista] ainda não tinha chegado e a criança lá. Teve convulsões. A gente recorreu à assistência social e ninguém fez nada por nós. A única coisa que eles passaram é que o neuro, Dr. Ivan, estava chegando”, afirma a familiar da menina.


Familiares reclamaram que o neurologista acionado para atender a criança não deu motivos para ter chegar mais de 7 horas depois de ser comunicado do caso da paciente. “Ele chegou passava das 15 horas e atendeu ela. A criança chegou aqui em estado grave e ele [neurologista] foi solicitado na hora que ela chegou [por volta das 8h] e olha a hora que ele veio chegar”, lamentou a familiar.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

‘Mais caro que Taylor’: valor do ingresso de Bruno Mars no Brasil chega a R$ 1,2 mil

A gente pediu, e o Bruninho está de volta ao Brasil! Após sucesso no The…

02/05/2024

Dólar cai para R$ 5,11 com alívio externo e decisão da agência Moody’s

Embalado pelo cenário internacional e pela melhoria da perspectiva da nota de crédito do Brasil,…

02/05/2024

Relembre a trágica entrevista de Marília Gabriela com Madonna repleta de patadas

Em 1998, De frente com Gabi estaria Madonna, meses após a artista lançar o álbum…

02/05/2024

Abastecimento de água só será totalmente restabelecido até sábado (4) na Capital

Parte dos mais de 50 bairros da capital acreana que foram atingidos com a paralisação…

02/05/2024

Danilo Gentili causa polêmica ao citar série da Netflix: “Nunca ofereça chá para gordas”

Nesta quarta-feira (1), Danilo Gentili, humorista e apresentador do programa The Noite,causou polêmica após usar…

02/05/2024

Esposa de Faustão expõe dificuldades em desabafo: “Nada tem sido muito fácil”

Na tarde desta quinta-feira (2), Luciana Cardoso desabafou em uma homenagem que fez ao marido,…

02/05/2024