Menu

Família garante que idosa de 62 anos não morreu de Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) nesse domingo, 30, informou que a última morte do final de semana por infecção do coronavírus foi da idosa N.O.S, de 62 anos, moradora de Rio Branco. De acordo com a publicação oficial, a vítima deu entrada na UPA da Sobral na sexta-feira, 28, e faleceu no mesmo dia.


Acontece que a informação da Secretaria de Saúde despertou a ira da família da idosa. Os familiares garantem que a morte da mulher nada tem a ver com a pandemia. Tyanna Silva, filha da mulher, afirma que a causa da morte da mãe foi um problema cardíaco.

Publicidade

“Lamentável morte da minha querida mãe, que teve uma parada cardíaca por conta de um problema sério de coração. Na sexta-feira teve o resultado dos exames constatando que tinha que fazer uma cirurgia de urgência. Minha mãe foi até a UPA da Sobral, onde não teve tempo nem de fazer o eletrocardiograma porque já tinha tido morte cerebral. Temos exames e, segundo o médico, minha mãe não morreu de Covid-19. Mesmo assim, atestaram Covid-19. Deus está vendo e vai fazer a justiça dele”, disse a filha.


Cristiane Camilo, outra filha idosa, também afirma que a causa da morte não foi Covid-19. “Tenho provas porque fizemos tudo particular. Já até estava marcada a cirurgia urgente, mas infelizmente ela nem chegou a fazer a cirurgia porque teve uma parada cardíaca em casa, tentaram reanimar mas ela não resistiu”.


O ac24horas procurou a Sesacre para um posicionamento sobre o assunto. De acordo com Renata Meirelles, técnica da Vigilância Epidemiológica, uma morte por Covid-19 só é confirmada se houver um exame laboratorial. “Os óbitos contabilizados como causa básica por COVID-19 são aqueles que apresentaram positividade para através de exame laboratorial, seja através de PCR-swab (realizado no Merieux ou LACEN), ou através de teste rápido”, diz.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido