Menu

O bom senso, numa briga de alta letalidade 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de um relacionamento conturbado, esta nova aproximação do governador Gladson Cameli com o vice-governador Major Rocha (foto) é uma decisão inteligente de ambos. Uma briga entre o governador e seu vice iria transformar o governo num inferno. Há vários exemplos de governadores e prefeitos no Acre, que brigaram com os seus vices e as gestões viraram um caos. Até porque, vice é um posto do qual não se pode demitir. O Rocha também vai ter que entender que o tamanho desta conta não pode ser do tamanho do mundo, afinal, há várias forças políticas que colaboraram para eleger o Gladson governador. E tem de entender também que, o vice é apenas num substituto eventual. Se o Gladson e o Rocha conseguirem se acertar, estarão dando um passo importante para manter a governabilidade.


MUDANÇAS NA CÚPULA


O BLOG tem informação que, resultante da conversa que tiveram em São Paulo o governador Gladson Cameli e o vice-governador Major Rocha, haverá mudanças na cúpula da Segurança.


PACOTE DE REPACTUAÇÃO


A volta das relações normais entre o governador Gladson e o seu vice Major Rocha (PSDB) passou por uma repactuação dos espaços do vice dentro do governo, principalmente, dentro da Segurança, e pela demissão de desafetos em cargos de confiança de outras pastas.


CONVERSA PARA PONTUAR


No regresso do Gladson ambos vão sentar para pontuar a volta de espaços para o Rocha.


CHUVA DE DESENCONTROS


A sucessão municipal em Cruzeiro do Sul resultou numa chuva de informações desencontradas. Flutua-se entre as notícias do governador Gladson apoiar Fagner Sales (MDB) e Zequinha (PROGRESSISTAS) para prefeito. Quando vamos saber para qual lado penderá? Só depois de numa coletiva o governador pegar um dos dois candidatos e anunciar o apoio oficial.


APOSTAR NO ESCURO


Fora isso é apostar no escuro, porque tanto o grupo do deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTAS), como do ex-prefeito Vagner Sales (MDB), alardeiam ter a garantia que o governador Gladson Cameli estará no palanque de seus candidatos a prefeito.


FICANDO MAIS BONITA


A cidade está ficando bonita com a instalação de iluminação com led pela prefeitura, não só fica mais bonita, mas também, a prefeita Socorro Neri vai economizar no gasto com energia.


PESQUISA NO FORNO


Prevista para sair na próxima semana uma rodada de pesquisas sobre a eleição para a prefeitura de Rio Branco, pelo instituto da Rede Record nacional. Segundo informações deverão acontecer três pesquisas até a eleição. Dará para comparar com as divulgadas.


COMENTÁRIO ABERTO


A diferença é de que esta pesquisa poderá ser comentada, porque será registrada na justiça eleitoral. Pesquisa não decide a eleição, mas dá um norte sobre a tendência do momento.


TELHADO DE VIDRO


Uma bandeira não pode ser mais desfraldada é a de acusar um candidato a prefeito de ter ligações com o PT. Tanto na capital – e isso em todos os partidos grandes – como no interior, os candidatos a prefeito tiveram em algum momento relações com o PT. Enrolem a bandeira.


SUMIU NA BURAQUEIRA


No próximo dia 31 os partidos já poderão realizar as suas convenções regionais, com o prazo se encerrando dia 16. Até lá, todos terão que estar com suas chapas para prefeito e vice fechadas, assim como a lista de candidatos a vereadores. A semana que entra será decisiva.


APENAS DOIS


Dos partidos grandes que disputarão a prefeitura da capital apenas o PSB e o PROGRESSISTAS estão com as suas chapas fechadas. O PSB terá Socorro Neri-Eduardo Ribeiro (PDT), e o PSD, Tião Bocalon (PROGRESSISTAS)- Marfisa Galvão (PSD). Faltam o PT-PSDB e MDB.


METEU NUMA ENRASCADA


No contexto da sua atuação o senador Márcio Bittar (MDB) foi bem intencionado ao buscar a reaproximação do governador Gladson Cameli com o MDB, em Brasiléia e Cruzeiro do Sul. Só que, em Cruzeiro do Sul, ele deixou o governador Gladson numa bruta enrascada política.


PASSA PELA BISPA


Uma boa fonte do PSDB passou ao BLOG de que, se formalizada uma aliança com o PL, abre-se o caminho para o engenheiro Thiago Caetano ser uma opção forte para ser o vice na chapa do professor Minoru (PSD) à PMRB. Seria uma força na área rural, onde Thiago trafega bem.


JOGO QUE DÁ CERTO


Antes das sessões na ALEAC serem via internet, o deputado Tchê (PDT) chegou no Aquário, onde ficam os jornalistas que cobrem política e anunciou que, o PDT teria candidato próprio à PMRB. Lembro que ninguém acreditou. Era mais um jogo seu para emplacar um vice do PDT.


O HOMEM DAS VICES


O deputado Luiz Tchê (PDT) fez  sempre o mesmo jogo do faz de conta que o PDT terá candidatura majoritária. Indicou o vice do Marcus Alexandre (PT). O mesmo aconteceu agora, com o vice da prefeita Socorro Neri sendo do PDT. Errado? Não! Um partido tem de ter visibilidade. E o Gaúcho sabe se mexer como pouco nos bastidores para proteger os seus.


JOSA DA FARMÁCIA


O deputado Josa da Farmácia (PODEMOS) deverá apoiar em Cruzeiro do Sul a candidatura do Zequinha (PROGRESSISTAS) a prefeito. O Josa sempre se elegeu com boa votação no município.


CONTA DO MDB


Na conta do MDB está fazer três prefeitos, no Juruá: em Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Mâncio Lima. Em Mâncio Lima aposta na candidatura do empresário Chicão, que vem se destacando nas pesquisas, e deverá travar boa briga na campanha com o prefeito Isac Lima (PT).


MANOEL MAIA


Anotem esta tendência, em Capixaba: o candidato a prefeito Manoel Maia (DEM). Aparece bem em todos os cenários. Nem o conheço. Mas as afirmações de políticos que acompanham as eleições no município, até de opositores, é que, ele será altamente competitivo na disputa.


CAVEIRA DE BURRO


Seja com o Manoel Maia (DEM) ou outro nome, o que se espera é que o eleitor de Capixaba acerte desta vez na escolha. Parece que enterraram uma caveira de burro na prefeitura daquele município, todo prefeito que entra é cada um mais atrapalhado do que o outro.


CHAPA ENCORPADA


A Socorro Neri (PSB), talvez, seja a candidata á PMRB, que mais terá candidato a vereador pedindo votos para ela. A sua coligação tende a ser formada pelo PSB-PODEMOS- DEM e SOLIDARIEDADE. Uma chapa encorpada de vereadores não decide eleição, mas ajuda.


ERRO DE ESTRATÉGIA


É um erro de estratégia se pensar que isolando o senador Sérgio Petecão (PSD) vão lhe enfraquecer politicamente. O diálogo do Petecão é com o povão, tem carisma, uma mostra é ter sido o mais votado na última eleição, tendo inclusive mais votos do que o Gladson Cameli.


COMO SÃO TOMÉ


O deputado Roberto Duarte (MDB) anuncia para esta sexta-feira a entrada do REPUBLICANOS na sua coligação para a disputa da prefeitura de Rio Branco. É o segundo anúncio. No primeiro, o Duarte levou uma loba. Vamos ver agora. Como São Tomé, quero primeiro ver para crer.


AJUDA PROVIDENCIAL


A aliança vinha sendo trabalhada pelo senador Márcio Bittar (MDB) que, inclusive, disse que o  Gladson estava ajudando para a concretização da coligação com o REPUBLICANOS. Caso se confirme a parceria, o MDB ganha mais tempo de televisão e mais vereadores na campanha.


BUSCAR OUTRO MOTE


O candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PROGRESSISTAS), anuncia como eixo da sua campanha o manjado “Produzir para Empregar”. Só falta vir com o endeusamento de sua gestão em Acrelândia e a vaca mecânica. Tem que se reinventar com novo discurso, Bocalom!


SEU MELHOR MOMENTO


O Bocalom vive um bom momento popular, e terá na uma campanha com a estrutura que nunca teve em outras eleições, quando disputou praticamente só; liso, sem propaganda eleitoral, mas sempre bem votado. Só tem que mudar o discurso. Teimosia não é virtude. 


 JOGANDO PARA A PLATÉIA


Rio Branco não é uma metrópole. Joga para a platéia o candidato a prefeito que defende a criação de uma Guarda Municipal com seu alto custo, numa prefeitura que vive basicamente de rendas do FPM, emendas parlamentares, e arrecadação deficiente, como a PMRB.


DEMISSÕES


Ao assumir hoje o governo, o Rocha baixará dois decretos de demissões. Não quis revelar os nomes dos demitidos. É bom ficar de olho no Diário Oficial do estado.


FRASE MARCANTE


“Passarinho que come pedra sabe o c* que tem.” Ditado pernambucano


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.