Conecte-se agora

Coronavírus atinge funcionários e quase fecha gabinete do prefeito de Xapuri

Publicado

em

O altos números relacionados à pandemia do novo coronavírus em Xapuri estão afetando os mais diversos setores do município. Não há notícia de nenhum segmento na cidade, seja nos setores comercial, religioso ou de serviço público que ainda não tenha sido atingido pelos efeitos da covid-19.

Em razão da contaminação de profissionais, uma unidade básica de saúde chegou a ser fechada, no mês de julho. Até o hospital Epaminondas Jácome e a própria Unidade Básica Félix Bestene Neto, referencial para a covid-19, tiveram dificuldades com a infecção de médicos, técnicos e enfermeiros.

Mais recentemente, a igreja de São Sebastião, que mesmo com a autorização do estado e do município para a retomada das atividades presenciais, com restrições, optou por seguir transmitindo as missas pela internet, teve que ser fechada em virtude da contaminação do pároco, Francisco das Chagas, e de duas funcionárias.

Nesta semana, o alvo de uma espécie de ataque em massa do coronavírus foi o gabinete do prefeito Ubiracy Vasconcelos. Seis funcionários que trabalham na assessoria direta ao gestor municipal testaram positivo para a covid-19, restando apenas ele e uma servidora que já havia contraído o vírus e se recuperando da doença.

Para que o gabinete não fechasse, uma funcionária de outro órgão foi convocada para prestar serviços no setor. Entre os servidores acometidos pelo novo coronavírus está o chefe de gabinete e o assessor de divulgação social. Todos, no entanto, estão evoluindo sem complicações, segundo informações da prefeitura.

Boletim Municipal

Nesta quinta-feira, 27, foram mais 21 confirmações de covid-19 no município, que chegou a um acumulado de 911 casos positivos. A média móvel de novos casos dos últimos 7 dias é de 17,43 e a variação dessa média em comparação com 14 dias atrás é de 20,79%, conforme os dados da Secretaria Municipal de Saúde.

O Boletim Municipal atualizado diz que Xapuri notificou 1.690 casos, dos quais 758 foram descartados, e ainda há 21 exames em análise no Laboratório Central de Saúde de Rio Branco – Lacen-Acre. 607 pacientes tiveram alta, 5 estão internados e 14 não resistiram às complicações da doença, indo a óbito.

Xapuri segue com a segunda maior incidência de covid-19 do estado com taxa de 4.549,0 por grupo de 100 mil habitantes. O primeiro é Assis Brasil e o terceiro Brasiléia, com taxas de 6.606,4 e 4.189,8/100 mil habitantes, respectivamente. No Acre, a incidência é de 2.775,5 casos por 100 mil habitantes.

Anúncios

Cidades

Brasiléia é único município do Norte em rede brasileira pela Primeira Infância

Publicado

em

A Rede Brasileira Urban95 é uma iniciativa da Fundação Bernard Van Leer e do Instituto Cidades Sustentáveis para promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos de idade.

Brasiléia é o único município da região Norte a aderir ao projeto, juntamente com as cidades brasileiras de Aracaju, Caruaru, Campinas, Crato, Fortaleza, Ilhéus, Jundiaí, Niterói, Pelotas e Ubiratã, além de São Paulo, Recife e Boa Vista.

Nesta quarta-feira, 13, a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, participou de uma videoconferência de repactuação do projeto da Rede Urban95, onde se colocou à disposição para firmar parcerias que beneficiem as crianças de 0 a 6 anos de Brasiléia e agradeceu por estar participando do projeto.

A rede apoiará os municípios na realização de um diagnóstico detalhado sobre a experiência e acesso de crianças e bebês às cidades, oferecendo dados que poderão embasar a construção de políticas públicas mais acertadas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.

A secretaria executiva da rede oferecerá apoio técnico nos temas de urbanismo, mobilidade, gestão de dados, ciência do comportamento, comunicação com foco em crianças pequenas e seus cuidadores e uma consultoria para o aprimoramento de políticas e programas oferecidos por especialistas na área.

Com o objetivo final de construir espaços públicos seguros, inspiradores e democráticos nas cidades, o projeto pretende ainda apoiar a implementação e monitoramento de Planos Municipais pela Primeira Infância, mecanismos que garantam a contínua priorização da agenda para a primeira infância pelos gestores públicos.

*Com informações disponíveis na página da Rede Urban95 no site do Instituto Cidades Sustentáveis.

Continuar lendo

Cidades

Acrelândia planeja com o Estado a implantação de agroindústria da banana

Publicado

em

O município de Acrelândia, conhecido por sua vocação agrícola, está planejando com apoio do governo do Estado implantar uma agroindústria de banana. Nessa quarta-feira, 13, ocorreu a primeira reunião com o governador em exercício, Major Rocha, e o prefeito da cidade, Olavo Rezende, para tratarem dessa possibilidade e outras potencialidades da região.

Rocha lembrou que o governo aposta alto no sucesso do agronegócio. Para o gestor, impulsionar o setor produtivo é fundamental para que o estado alcance o verdadeiro desenvolvimento socioeconômico. Acrelândia figura como um dos maiores exportadores da fruta, mas ainda não conta com uma agroindústria para o processamento de seus inúmeros subprodutos.

“Desde os primeiros dias de governo, temos procurado alternativas para fortalecer a economia do estado e o agronegócio é uma delas. Acrelândia é um dos municípios que mais exportam sua produção para estados como Rondônia, Mato Grosso e Amazonas. O que queremos é dar um passo a mais. Esperamos, dentro de pouco tempo, completar esse ciclo de processamento da cadeia produtiva da banana e contribuir para a geração de muitas oportunidades para a população de Acrelândia”, pontuou.

O novo prefeito de Acrelândia está empolgado com a capacidade produtiva do município. De acordo com ele, não será empecilho para a vinda de futuros empreendimentos para a região. O gestor disse que não medirá esforços para atrair investidores que contribuam com o progresso da cidade de 15,5 mil habitantes.

“Precisamos agregar valor a tudo aquilo que é produzido na nossa terra. O nosso objetivo é atrair indústrias que queiram aproveitar a nossa matéria-prima. Vamos encaminhar projeto de lei para a Câmara de Vereadores propondo a isenção de impostos para novas indústrias durante alguns anos”, explicou.

Com a produção potencializada em larga escala, será possível romper os limites de Acrelândia, alcançar novos mercados e aumentar a renda familiar.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Continuar lendo

Cidades

Fux revoga decisão e Ribamar Trindade deverá ser empossado como Conselheiro no TCE/AC

Publicado

em

O ex-secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade, que recentemente foi exonerado do cargo, poderá ser empossado como Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre nos próximos dias por causa da uma nova decisão do Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que revogou nesta quarta-feira, 13, o efeito de uma decisão liminar deferida por ele próprio requerida pelo presidente da Corte de Contas, Cristovão Messias, que o impedia de tomar posse do cargo até que a decisão final do caso.

Com a nova decisão, fica valendo a decisão do desembargador Roberto Barros, do Tribunal de Justiça do Acre, que determinou que Trindade fosse empossado imediatamente no cargo. Ribamar teve seu nome indicado pelo governador Gladson Cameli para a vaga aberta após a morte do conselheiro José Augusto de Farias, vítima de covid-19, mas sua indicação vinha sendo questionada por membros do TCE que que defendem o nome da Conselheira-Substituta Maria de Jesus, que chegou a ter seu nome avaliado pela Assembleia Legislativa, mas foi reprovada por não cumprir o requisito de idade mínima, que é menos de 65 anos para assumir o cargo.

A reconsideração do Ministro do STF cria mais um capítulo na guerra vela pela cadeira de conselheiro. No final de dezembro, o governador Gladson Cameli chegou a resumir com o presidente do Supremo pedindo que ele reconsiderasse a decisão que havia “congelado” o ato de posse de Trindade.

Continuar lendo

Cidades

Helicóptero remove para Cruzeiro do Sul recém nascido que precisa de cirurgia

Publicado

em

O apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) fez a diferença mais uma vez no Juruá. Na tarde desta quarta-feira (13), a tripulação do Harpia 04 que está baseada em Cruzeiro do Sul foi até Marechal Taumaturgo buscar um recém-nascido com menos de 24 horas de vida, que precisa ser submetido a uma cirurgia.

O pequeno José Raif da Silva Barros nasceu com o ânus imperfurado, que é uma anomalia comum em recém-nascidos. Ela faz parte de uma síndrome com extenso conjunto de alterações congênitas chamadas de malformações anorretais. Logo que a equipe médica percebeu a anomalia, solicitou o resgate aéreo e foi prontamente atendida. O bebê e a sua mãe foram trazidos para Cruzeiro do Sul e no aeroporto, onde o helicóptero pousou, foram embarcados em um avião aeromédico e levados para Rio Branco onde a criança será submetida a cirurgia.

Esta foi a terceira remoção de paciente realizada pelo CIOPAER em menos de uma semana. O helicóptero vai permanecer no Juruá por cerca de noventa dias enquanto o Deracre realiza obras de manutenção nas pistas de pouso das cidades isoladas da região.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas