Menu

Rio Branco é o 9º município com mais focos de queimadas no país

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com 38 focos de queimadas detectados pelo Satélite de Referência AQUA Tarde e disponibilizados pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na noite desta quarta-feira, 26, o município de Rio Branco, no Acre, figurou entre os 10 que mais apresentaram registros no período das últimas 48 horas.

O número chama a atenção porque no período entre 1º de janeiro e 25 de agosto deste ano, Rio Branco tinha registrado apenas 105 focos de queimadas, segundo dados do Inpe divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nesta quarta-feira, 26. O acumulado das últimas 48 horas corresponde a quase 40% do total do ano de 2020 até agora.

Anúncio

Em todo o estado do Acre, os municípios que apresentaram os maiores números de focos acumulados desde o começo do ano foram Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Considerando o período de 1º a 25 de agosto deste ano, os municípios com maior concentração de queimadas são Feijó, Tarauacá e Manoel Urbano.

No período anual, o Acre é o 10º colocado do país em número de queimadas, com 2.326 focos registrados. No período de 1º a 26 de agosto, o estado acreano é 6º do Brasil, com 1.860 foco. Já nas últimas 48 horas, fomos o 4º colocado, com 206 focos de queimadas detectados pelo satélite.

No entanto, o número de focos de queimadas registrados pelo Acre de 1º de janeiro a 26 de agosto de 2020 ainda é 20% menor do que a quantidade detectada no mesmo período do ano passado, que foi de 2.918 focos.

De acordo com o último relatório do Monitoramento de Queimadas e Qualidade do Ar da Sema, o Acre tem risco de fogo Alto e Crítico em pontos isolados do estado, com maior abrangência nas regionais do Alto Acre, Baixo Acre, Tarauacá/Envira e em pontos no Purus e Juruá.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.