Menu

Pesquisar
Close this search box.

Dia do Psicólogo: profissionais agregam a tecnologia ao seu trabalho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Hoje (27) é comemorado o dia do Psicólogo em todo país


Com o distanciamento social imposto pela pandemia, muitas atividades foram transferidas para o digital, aumentando a cautela com o tempo que gastamos e as relações que construímos em frente às telas. “Você acha que a tecnologia serve a você ou você serve à tecnologia?”. Essa foi uma das últimas indagações do @content.vc no Instagram. 

Anúncios


A cada postagem, o perfil discute e busca refletir qual uso fazemos da internet e como cultivar um bom proveito dela sem que isso acabe prejudicando nossas relações no mundo offline.  Mas se há profissionais que podem trabalhar isso com propriedade, eles são os psicólogos que hoje, inclusive, comemoram o Dia do Psicólogo em todo o país.


Se antes eles chamavam atenção dos pacientes para o uso moderado das plataformas digitais, agora passaram também a estar mais conectados nas redes para prosseguir dar sequência às suas atividades e acompanhamentos terapêuticos. 


O que não mudou foi a defesa de espaços de convivência mais saudáveis também na internet. Essa é uma das principais filosofias do Arvorar Desenvolvimento Humano que há cinco anos desenvolve ambientes de construção de amizades, crescimento pessoal e afetos entre adolescentes, jovens e adultos. Com a pandemia, as atividades presenciais foram adaptadas para o contexto virtual, sem perder a essência principal: o contato humano saudável e enriquecedor.


“O que nos motivou a criar o Arvorar foi o fato de que vivíamos em um mundo tão virtualizado, onde as relações se davam basicamente pela internet. O contato humano estava se perdendo. Então, o Arvorar foi pensado para suprir um pouco isso. E aí veio a pandemia e tivemos que nos reinventar, justamente no campo virtual”, explica o psicólogo Eduardo Santos, um dos criadores do projeto.


Recentemente, o programa lançou a versão digital do Arvorar Jovem, destinado a adolescentes de 11 a 17 anos, com o tema “Cultivando o bem-estar emocional em tempos de pandemia”. A premissa segue a mesma dos encontros presenciais. A diferença é que agora não há delimitação geográfica, podendo participar interessados de qualquer lugar do mundo. 


“A essência do Arvorar é ser um programa de empoderamento juvenil. É um espaço de crescimento pessoal e coletivo. Nós acreditamos muito no potencial transformador que o adolescente tem. Tanto na transformação da própria vida, como na do seu entorno. Oferecemos no Arvorar um espaço de convivência, recreação e ação”, destaca Eduardo. 


Atividades de autoconhecimento, fortalecimento da autoestima e desenvolvimento de habilidades de socialização fazem parte do programa. Agora, tudo foi adaptado para o ambiente virtual, para mostrar aos adolescentes como encontrar caminhos saudáveis na internet para, posteriormente, colocar em prática quando a interação física for mais segura. “Nossa intenção é a formação de vínculos mais saudáveis e produtivos. É um espaço para fortalecer os laços de amizades”, conclui o psicólogo.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido