Categorias: CidadesNotícias

Xapuri tem 36 novos casos de covid-19 e Saúde não tem expectativa de queda

Por
Raimari Cardoso

Xapuri entrou na última semana de agosto como começou. Com os números diários de novos casos de covid-19 mais altos desde o começo da pandemia. Neste mês, o município registrou 45% do total de casos confirmados desde 27 de abril, quando os primeiros diagnósticos do novo coronavírus foram feitos na cidade.


Até o dia 31 de julho passado, Xapuri tinha 463 casos de covid-19 registrados, de acordo com os boletins estadual e municipal. Nesta segunda-feira, 24, o município confirmou mais 36 novas infecções e chegou ao total de 841 pacientes testados positivos desde o começa da pandemia, dos quais 560 já tiveram alta médica.


A média móvel de novos casos dos últimos 7 dias é de 19,85%. Nos últimos 14 dias, a variação dessa média foi de 29,36%, de acordo com os gráficos feitos pelo comando do Corpo de Bombeiros em Xapuri, com base nos dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde.


Outro dado relevante de agosto em Xapuri é referente ao crescimento de óbitos por complicações da covid-19. Até o dia 31 de julho, o município tinha 6 mortes registradas. Apenas neste mês foram acrescentados mais 8 óbitos à estatística municipal, totalizando 14, um crescimento de 133% em cerca de 25 dias.


Para o coordenador da Unidade de Referência para a Covid-19 em Xapuri, o enfermeiro Francisco Andrade, não há expectativa para números mais baixos essa semana. Segundo ele, o município está realizando cerca de 40 testes rápidos diários, além das coletas de swab, com muitos pacientes tendo resultado positivo.



“Muita gente testando positivo nos testes rápidos e os laudos saindo também (exame RT-PCR). O Félix Bestene está testando muito, são mais de 40 testes por dia, além das coletas de swab. Deve cair nos próximos dias, mas ainda há uma parcela grande da população suscetível. É aí onde a saúde entra, estamos testando”, explicou.


Se os números altos das últimas três semanas se mantiverem nos últimos dias de agosto, o município deverá se tornar o segundo do Acre com maior incidência de covid-19. Até a última atualização do Boletim Sesacre, Xapuri estava na segunda posição, com taxa de 4.109,1 casos por 100 mil habitantes.


Compartilhe
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

O Acre nunca foi petista e nem lulista. Se assim continua sendo, por que o vianismo, sendo ao mesmo tempo, petista e lulista, politicamente nos comandou por quase 20 anos? A reposta para esta pergunta já tinha nos sido dada com bastante assertividade pelo nosso imortal Vinicíus de Morais, até porque, é dele autoria a seguinte expressão: “Que não seja imortal, posto que, é chama, mas que seja infinito enquanto dure”. No mês de abril de 2026, o governador Gladson Cameli, muito provavelmente se despedirá da honrosa condição de governador do nosso Acre para concorrer a uma das duas vagas que estarão em disputa para todos àqueles que pretendam nos representar no senado da nossa República. Diz o ditado popular que: das urnas e das jazidas, só se sabe o que tem dentro quando as mesmas são abertas, mas caso venha disputar uma das duas vagas que os nossos eleitores irão escolher para o senado, uma delas será ocupada pelo atual governador Gladson Cameli, posto que, como bem se expressou Venicius de Moraes, tudo nos faz crer que a sua chama política continua acesa, ou seja, ativada e durando.  Politicamente, Gladson Cameli não tem inimigos. No máximo e eventualmente, pelas escolhas que tem se condicionado a fazer, ocasionalmente, tem se deparado com alguns adversários, mas nunca irreconciliável, até porque, passado os processos eleitores é ele próprio sai buscando as reconciliações. Quem discorda do favoritismo do governador Gladson Cameli junto aos eleitores acreanos precisa ler “O poder do carisma”, justamente um dos livros que melhor revela o poder dessa especificidade, particularmente, para quem participa do nosso difuso e mutante ambiente político/eleitoral. A não ser que aconteça uma brutal reviravolta, se confirmada a candidatura Gladson Cameli ao senado nas eleições de 2026, um dos dois dos nossos atuais senadores, Márcio Bittar e Sérgio Petecão, irá embarcar na indigesta barca que o levará para o indesejável destino: Manacapuru. Em relação à disputa pelo governo do nosso Estado, as temperaturas e as pressões se encontram em níveis aceitáveis, a não ser que o prefeito Tião Bocalon decida entrar no jogo, e se isto acontecer, a atual vice-governadora, Mailsa Assis e o senador Alan Rick, terão rever suas atuais estratégias. Em relação às disputas pelas nossas duas vagas ao senado, para além da provável eleição da candidatura Gladson Cameli outra questão se levanta,  reporto-me a candidatura do ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Jorge Viana ao senado, afinal de contas, enquanto gestor público ele é sempre lembrado e com saudosa memória. Para além dos questionamentos acima a candidatura “Mara Rocha” ao senado não poderá ser descartada. 

27/07/2025