Menu

Epitaciolândia foge à regra da alta incidência de covid-19 na regional do Alto Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com população estimada pelo IBGE em 18.411 habitantes, o município de Epitaciolândia tem conseguido fugir à regra dos mais altos números de incidência da covid-19 no Acre, que são registrados exatamente na microrregião onde está localizado, a regional do Alto Acre.

Epitaciolândia é o município que possui hoje o menor número absoluto (470 confirmações) e a menor taxa de incidência de casos de covid-19 por grupo de 100 mil habitantes (2.552,8) na sua regional. Em nível estadual, é o 12º em números absolutos e o 15º em incidência do novo coronavírus.

Anúncio

Os vizinhos Assis Brasil (6.363,8), Brasiléia (4.155,6) e Xapuri (4.109,1) estão no topo desse ranking negativo no enfrentamento à pandemia no estado. Em números absolutos, os quatro municípios do Alto Acre acumulam quase 3 mil casos de covid-19, com o registro de 54 mortes pela doença.

Separada de Brasiléia apenas pelo Rio Acre, Epitaciolândia tem quase a metade da incidência registrada na cidade localizada na margem oposta do manancial. O secretário municipal de Saúde, Saimon Felipe, diz que o trabalho orientado é uma das razões para o trabalho bem sucedido de sua equipe.

“Nós não temos uma equipe muito grande, com relação a outras localidades, mas trabalhamos com orientação e participamos muito nos grupos de rede social levando a informação e debatendo com a população, de quem também cobramos a responsabilidade diante do problema, e isso tem surtido muito efeito”, afirmou.

O secretário exaltou o trabalho da equipe de saúde de Epitaciolândia, colocando a união e a dedicação dos profissionais da área como os principais fatores para os resultados epidemiológicos positivos que o município vem alcançando. Ele ainda destacou a sensibilidade do prefeito Tião Flores com a crise.

“Eu sempre levo o nome da equipe, pois sem ela o gestor não consegue os dados que nós temos visto aí. E uma das coisas principais é ter um gestor sensível, que é o prefeito, que tem atendido prontamente a todas as nossas solicitações. Isso tem ajudado muito o trabalho, pois de nada adiantaria você ter todas as ideias se lá na ponta o gestor não corresponder”, encerrou.

No entanto, pelo menos em um dado relacionado à covid-19 Epitaciolândia tem o pior número da regional do Alto Acre. É o da letalidade pelo novo coronavírus, que no município tem índice de 2,8%, com o registro de 13 óbitos. Nesse quesito, Assis Brasil tem 1,9%, Brasiléia 1,6% e Xapuri 1,5%.

Os dados que alimentam a reportagem são do Boletim do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). O número de casos confirmados, assim como o de óbitos registrados no município de Xapuri até esta terça-feira, 25, são informados pela respectiva Secretaria Municipal de Saúde, em seu boletim mais atualizado.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.