Categories: Cotidiano Notícias

Previdência estende período de antecipação de auxílio por incapacidade temporária

Published by
Edmilson Ferreira

Foi publicada na edição do Diário Oficial da União, desta segunda-feira (24), uma portaria da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que disciplina a operacionalização da antecipação de parcelas de salário mínimo mensal ao requerente do auxílio por incapacidade temporária (antes denominado de auxílio-doença). Esta antecipação foi estabelecida pela lei 13982, em razão da emergência de saúde pública da covid-19.


O normativo prevê que a antecipação de um salário mínimo mensal será devida pelo período definido em atestado médico, limitado a sessenta dias. Anteriormente, este prazo estava limitado a trinta dias. Os atestados serão submetidos a análise de conformidade pela Subsecretaria de Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência e pelo INSS.


O beneficiário poderá ainda requerer a prorrogação da antecipação do auxílio com base no período de repouso informado no atestado médico anterior ou solicitar novo requerimento mediante apresentação de novo atestado médico, limitada a prorrogação da antecipação também ao prazo de sessenta dias.


Caso o período estimado de repouso informado no atestado médico não corresponda a mês completo, o valor antecipado será proporcional ao número dias, na razão de 1/30 do salário mínimo mensal por dia.


O requerimento da antecipação deverá ser anexado por meio do site ou do aplicativo ‘Meu INSS’ e mediante declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados. O atestado médico deverá estar legível e sem rasuras; conter a assinatura do profissional emitente e o carimbo de identificação, com registro do respectivo Conselho de Classe ou Registro Único do Ministério da Saúde (RMS); conter as informações sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID); e ainda conter o período estimado de repouso necessário.


Atualmente, o atendimento presencial das Agências da Previdência Social está suspenso em razão da pandemia da covid-19, com previsão de retorno previsto para 14 de setembro. Com o retorno do atendimento presencial, a portaria define que, somente poderá requerer a antecipação do auxílio, o segurado que residir em município localizado a mais de setenta quilômetros de distância da agência mais próxima, em que haja unidade de atendimento da Perícia Médica Federal com o serviço de agendamento disponível.


Share
Published by
Edmilson Ferreira

Recent Posts

Para conseguir pagar as contas, professor do Acre divulga aulas particulares em semáforo

Quem passa pela Avenida Ceará, na região próxima à Estação Experimental, em Rio Branco, nos…

24/04/2024

Quarta-feira deves ser de tempo quente com chuvas pontuais no Acre

A quarta-feira será de tempo quente, com sol, nuvens e chuvas passageiras. As informações são…

24/04/2024

Libertadores 2024: Flamengo enfrenta Bolívar na altitude de La Paz

O Flamengo tem o seu maior desafio na atual edição da Copa Libertadores até aqui,…

24/04/2024

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio…

24/04/2024

Cruzeiro do Sul ampliou idade do público para vacinação contra a dengue e imunização chega nas escolas

A prefeitura de Cruzeiro do Sul ampliou a faixa etária de vacinação contra a dengue…

24/04/2024

Polícia Civil recupera nove celulares roubados em Cruzeiro do Sul

A Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, por meio do Núcleo Especializado de Prevenção e…

24/04/2024