Categories: Cidades Notícias

Prefeito e vice-prefeito de Santa Rosa serão investigados por campanha antecipada

Published by
Da redação ac24horas

O promotor eleitoral, Luis Henrique Corrêa Rolim, do Ministério Público do Acre (MPAC) abriu uma investigação contra o atual prefeito Francisco de Assis Fernandes da Costa e vice-prefeito Francisco das Chagas Domingos, de Santa Rosa do Purus, por campanha eleitoral antecipada e outras condutas ilegais.


Segundo o promotor, os gestores estariam, possivelmente, utilizando servidores públicos para realização de campanha eleitoral, uso de bem imóvel público destinado a hospedar indígenas como comitê eleitoral, visando a reeleição no pleito eleitoral de 2020, bem como realizando nomeações de parentes para cargos públicos municipais, o que em tese, se observa a suposta realização pelo investigados de ilícitos cíveis e até criminais.


Segundo denúncia, há relatos de possível atos de improbidade administrativa, uma vez que há menção que os suspeitos Armando Augusto Kaxinawá, Denis Augusto Kaxinawá e João Domingos Kaxinawá, são do quadro efetivo de funcionários da prefeitura de Santa Rosa, porém não estariam trabalhando nas escolas.


Segundo o promotor, há notícia de envolvimento de um suposto servidor da FUNAI, chamado Raimundo Nonato Kaxinawá, o qual estaria fazendo favor aos gestores e que, além do salário normal, estaria recebendo uma “gratificação” por fora, para o trabalho de “cabos eleitorais”.


O suposto delito aconteceu nas dependência da casa denominada “Palácio Indígena”, a qual é destinada para hospedar os indígenas, ou seja, possui ligação direta com a Fundação Nacional do Índio (Funai), que é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro.


Por fim, o promotor determinou expedição de ofício para a Polícia Federal, encaminhando cópia da investigação, para que, analisem as informações constantes e dentro de um juízo avaliação prévia, acerca da existência de indícios suficientes de autoria e materialidade acerca da ocorrência de crimes eleitorais e outros crimes de sua atribuição na condição de Polícia Judiciária Eleitoral e Federal.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Colisão entre carro e moto deixa jovem gravemente ferido

Uma colisão entre um carro modelo Fiat Siena e uma motocicleta deixou o jovem Guilherme…

26/04/2024

Pescador é encontrado morto na Baixada da Sobral, em Rio Branco

O pescador José Napiame de Souza, de 65 anos, foi encontrado morto no final da…

26/04/2024

Cameli oferece secretaria para Velloso para Rueda largar Bocalom e apoiar Alysson

O governador Gladson Cameli ofereceu publicamente uma secretaria para o deputado federal Eduardo Velloso (UB)…

26/04/2024

Zequinha entrega 11,5 mil kits de material escolar a alunos de Cruzeiro do Sul

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima iniciou na manhã desta sexta-feira, 26, a…

26/04/2024

Governador determina recolhimento de máquinas doadas as prefeituras

Durante a solenidade de entrega de casas no loteamento Jequitibá, no bairro Portal Amazonia, em…

26/04/2024

Ameaça de invasão fez governo entregar casas às pressas e parte delas estavam sem energia

Parte das 19 casas que foram entregues pelo governador Gladson Cameli na tarde desta sexta-feira,…

26/04/2024