Indicado para chefia da SEPA pelo PSDB é acusado de receber salários e não trabalhar há 8 meses

O governo Gladson Cameli foi eleito, entre outras coisas, com a promessa de não permitir mais algumas falhas no serviço público, como por exemplo, os famosos cargos comissionados fantasmas. Aqueles que recebem dinheiro público todos os meses, mas não aparecem no seu setor de trabalho.
Na Secretaria de Produção e Agronegócio (SEPA), ao que parece, a prática continua. E a denúncia vem de quem pertence à própria instituição.
O ac24horas teve acesso à uma declaração feita em um grupo de Whatsapp onde estão servidores da própria secretaria e que acabou vazando. Celina Gabriela da Silva e Silva, ainda chefe do escritório da Sepa em Xapuri, faz a denúncia, motivada por um aviso de que iria deixar o cargo administrativo.
No texto, Celina explica que o servidor, que vai chefiar o escritório da SEPA em seu lugar, simplesmente recebe sem aparecer no trabalho desde dezembro do ano passado. A séria acusação é de que há 8 meses a população acreana paga o salário do cargo comissionado, nomeado em uma CEC-7, sem que o mesmo trabalhe, como determina a lei.
No esclarecimento, a servidora afirma que o funcionário fantasma se trata de César Zaine, que já foi vereador e também ex-vice prefeito em Xapuri.
Celina afirma que no caso do servidor comissionado, que também é empresário e fazendeiro, no ano passado, ao ser feito o recadastramento, ela foi orientada a enviar a frequência de Cézar com o ponto cortado, já que o mesmo não comparecia ao seu local de trabalho. Neste período, a SEPA tinha, até o mês de novembro, como secretário, Paulo Wadt. De acordo com a Celina, mesmo assim a partir de dezembro de 2019, Cézar passou a receber seus salários. Contou ainda que Edivan Maciel, que assumiu o cargo após a exoneração de Wadt, a perguntou se Cézar ia trabalhar e foi informado do não comparecimento ao setor de trabalho do comissionado.
Para a surpresa de Celina, ela conta que na última quarta-feira, dia 19, foi informada pela chefe dos escritório locais da SEPA que, por ordem do secretário, a portaria que a coloca como gerente da instituição em Xapuri seria revogada para que Cézar assumisse o cargo.
“Minha indignação não está em ser ou não chefe, mas estou indignada pelo desrespeito, pela forma que fui comunicada, e principalmente porque o senhor em questão NUNCA compareceu ao ambiente de trabalho e desde dezembro de 2019 recebe os proventos, facilmente comprovados no portal da transparência. Esse cidadão nunca compareceu ao escritório nem quando o secretário veio aqui. Ou seja, entendo com isso, que a corrupção, a improbidade, a desonestidade, compensa. Pois a recompensa dele é essa, ser chefe”, afirma Celina, que ainda afirma que tem como provar que César é um servidor fantasma.
Celina foi comunicada de sua saída do cargo por mensagem em seu telefone, onde é informada de que a mudança é uma forma de fazer com que Zaine assuma uma responsabilidade maior, dado que tem remuneração maior que a de Celina.
A servidora indignada ainda mostrou ao ac24horas, mensagens do ex-secretário de produção Paulo Wadt, que confirma ter pedido a saída de Zaine e determinado o corte de seu ponto.
“Tenho vergonha de não ter resolvido essa questão aí de Xapuri. Por várias vezes fiz ofício à Casa Civil indicando o nome dele para ser exonerado, mas como você mesma diz, essas práticas que estamos vivenciando são uma vergonha. Estou a seu dispor para esclarecer e reafirmar a orientação que havia sido dada para o corte do ponto do César Zaine. Não tenho nada contra a pessoa dele, mas sou a favor da moralidade e principalmente, contrário a essa injustiça que tem sido feita com as pessoas mais dedicadas ao crescimento do Estado do Acre”, disse Wadt.
O ac24horas procurou César Zaine nesta sexta-feira, 21, para ouvi-lo em relação a acusação de receber e não comparecer ao local de trabalho. Demonstrando pouco interesse em esclarecer se recebe recurso público sem trabalhar, César não retornou o contato com a reportagem.
Já o Secretário de Produção e Pecuária, Edivan Maciel, afirmou que a mudança foi técnica. “É simples. O escritório de Xapuri é o que menos produz na região do Alto Acre. Então, a mudança foi uma preocupação com o produtor rural. Se o César Zaine também não conseguir desempenhar a função, vai ser trocado”, disse.
Em relação ao fato da denúncia de que César Zaine não trabalha, mas recebe desde dezembro do ano passado, Edivan confirma que o recolocou em folha e que o fato vai ser apurado.
“Eu mandei recolocar ele em folha, já que estava nomeado. Já pedi ao RH as folhas de ponto e se comprovar que ele recebeu sem trabalhar, o nosso departamento jurídico vai ser acionado para resolver o assunto”, afirma Edivan.
Leia o desabafo de Celina:
Caros colegas, venho por meio dessa, esclarecer alguns fatos que ocorreram e culminaram para minha saída da chefia do Escritório Local da SEPA de Xapuri.
1. Existe um servidor, morador de Xapuri, chamado César Zaine, empresário, fazendeiro, que foi indicado pelo PSDB e nomeado com uma cec 7 no ano passado.
2. Quando fizemos o recadastramento em 2019 fui orientada pelo então Diretor de Gestão Interna que não assinasse o recadastramento desse senhor, e orientada pela responsável pelo RH da SEPA que enviasse todos os meses a folha de frequência dele com o ponto cortado, já que o mesmo nunca compareceu ao escritório. E assim eu fiz desde então.
3. Porém, desde dezembro de 2019, o Sr. César Zaine vem recebendo todos os meses os proventos. Em 26/12/2019, no gabinete do Sr. Secretário, ele me perguntou se o César Zaine estava indo trabalhar e eu o informei que não. Então ele estava ciente da situação.
4. Acontece que na noite de quarta-feira, 19/08 recebi da chefe dos escritórios locais (por ordem do secretário), a informação que minha portaria de chefe do escritório local de Xapuri (publicada na segunda-feira, 17/08) seria revogada e que esse senhor, que nunca trabalhou, e sempre recebeu, seria nomeado como novo chefe.
5. Sabemos que existe um acordo que determina cada chefia.
6. Em Xapuri, a chefia é designada pelo PSD.
7. A ordem para que fosse revogada minha portaria e para que o Sr. César Zaine assumisse como chefe do escritório local de Xapuri, partiu da casa civil, mais precisamente, do Vice Governador. Aí eu me pergunto: “eles que tanto criticaram o PT, hoje estam cometendo os mesmos erros. Ou seja, o errado é só quando o PT está no poder?? Votamos nessa neles porque acreditávamos que seria diferente. Mais na verdade, o que mudou foi a sigla partidária.
8. Minha indignação não está em SER ou NÃO chefe, mais estou indignada pelo desrespeito, pela forma que fui comunicada, e principalmente porque o senhor em questão NUNCA compareceu ao ambiente de trabalho e desde dezembro de 2019 recebe os proventos, facilmente comprovados no portal da transparência. Esse cidadão nunca compareceu ao escritório nem quando o secretário veio aqui. Ou seja, entendo com isso, que a corrupção, a improbidade, a desonestidade, compensa. Por a recompensa dele é essa, ser chefe!
9. A maioria de nós recebe uma cec 2, outros cec 1, para realizarmos um trabalho árduo, muitas vezes, somos incompreendidos, cobrados, humilhados, caluniados e, quando somos dispensados, ainda ficamos sabendo quase nove horas da noite, sem o digníssimo secretário se quer se dá o trabalho de conversar conosco.
Para mim, Celina Gabriela da Silva e Silva, tudo isso mostra o quanto esses que estão no poder, que eu e você ajudamos a eleger, não respeita nosso trabalho e o quanto é capaz de cometer injustiças em favor de seus interesses.
Tenho como provar as afirmações sobre esse servidor, que até dia 19/08/2020, quase 21h, era um servidor fantasma.
Sucesso à todos!!!

O governador do Acre, Gladson Cameli divulgou nesta sexta-feira, 15, o calendário anual de pagamento. A servidora da Secretaria de Educação Cultura e Esporte (SEE), Margareth Lamas, avalia o governo e ressalta suas considerações.
“Estamos vendo que existe um esforço do governo em fazer um bom trabalho. Precisamos ressaltar que não está sendo fácil para nenhum governante lidar com a situação da pandemia e, em relação ao nosso estado, vejo o empenho do governador e do secretário de saúde para lidar com essa triste realidade que acometeu o mundo”, pontuou Margareth.
De acordo com informações da Seplag, o governo realizou o pagamento de R$ 70 milhões do 13º de 2018, dívida deixada pela gestão passada, em 2019. Desde 2019, inclusive, o governo tem antecipado o pagamento dos servidores, além do adiantamento do 13º salário em 2019 e 2020.

O juiz de direito, Alesson José Santos Braz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco e Auditoria Militar, decidiu nesta sexta-feira, 16, que o Estado deverá fazer a devolução do Fusca 2.OT, cor branca, em nome de Agnaldo Maia de Lima, pai de Alan Lima, envolvido no suposto racha que matou a jovem Jonhliane Paiva, 30 anos.
O carro estava em posse do Instituto de Criminalística do Estado desde da época do acidente que matou a jovem.
Em decisão, o juiz alegou que como não houve mais pedidos de perícia envolvendo o veículo, e que Agnaldo Maia de Lima demonstrou que de fato é o proprietário do veículo apreendido, conforme cópia de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo acostado, decidiu por acatar o pedido de restituição do veículo ao verdadeiro dono.
Estão presos pela morte de Johliane Paiva: Ícaro José da Silva Pinto e Alan Lima desde o ano passado. Os dois estariam praticando um racha no momento em que o carro de Pinto, uma BMW, atingiu Jonhliane.
Ela morreu em um acidente de trânsito, no dia 6 de agosto do ano passado, na avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco.

|
|

O ex-secretário da Casa Civil, José Ribamar Trindade, foi empossado no início da tarde desta sexta-feira, 15, no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre após intensa batalha nos tribunais. Ele ocupa a 6ª vaga que ficou desocupada após a morte do conselheiro José Augusto de Farias, 71 anos, em julho do ano passado, vítima de covid-19.
A cerimônia de posse de Ribamar ocorreu no auditório do Tribunal de Contas e contou com a presença de Conselheiros da Corte de Contas e também do governador Gladson Cameli e foi transmitida via rádioweb do portal do TCE.
Uma das poucas favoráveis a vinda de Trindade para o TCE, a Conselheira Naluh Gouveia afirmou que orou muito por ele nos últimos dias. “Eu orei muito pelo senhor, eu rezei mesmo, e quero dizer para você que o senhor não será o conselheiro do governador, mas sim o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre”, disse.
O discurso de Naluh foi endossado pelo governador Gladson Cameli que afirmou que “Deus estava abençoando” seu ex-secretário. “Conselheiro Ribamar, Deus está te abençoando. Eu fiz um pedido a ele ontem. Deus te abençoe, te proteja e te ilumine”, resumiu.
Em tom apaziguador, Ribamar Trindade reforçou a importância da nova missão de ser Conselheiro. “Agradeço a todos os presentes e a todos os que me ajudaram a chegar até aqui. Chego na intenção de colaborar com a Corte da melhor forma possível e cumprir a missão constitucional”, frisou.
Diferente do que ocorreu nos tribunais, com direito a intervenção direta do Supremo Tribunal Federal (STF), o clima de posse de Trindade foi mais ameno, porém marcado por “olhares tortos” de alguns conselheiros como Cristovão Messias, Ronald Polanco e Antônio Malheiro, principais autoridades que patrocinaram uma ofensiva contra Trindade no judiciário na busca de empossa a conselheira-substituta Maria de Jesus Carvalho, que inicialmente chegou a ser indicada para vaga pelo governador, mas teve seu nome rejeitado pela Assembleia Legislativa sob alegação de não cumprir o requisito da idade já que ela tem 65 anos e a constituição e o regime do TCE aponta que o candidato para tomar posse precisa ter menos de 65.
A posse de Ribamar Trindade ocorreu após uma nova decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que revogou nesta semana o efeito de uma decisão liminar deferida por ele próprio em dezembro do ano passado requerida pelo então presidente da Corte de Contas, Cristóvão Messias, que impedia [Ribamar] de tomar posse do cargo até que a decisão final do caso.
-
OPORTUNIDADE
Detran vai abrir processo seletivo para 62 vagas em três cidades do Acre
-
Cotidiano
Bandidos matam bombeiro com tiro na cabeça por vítima não ter arma em casa
-
COLUNA HORA DO VENENO
Influenciadora digital evita “cancelamento” na internet com diagnóstico de Covid-19
-
Destaque 6
Banco do Brasil fechará agências em sete cidades do Acre
-
CONCURSO PÚBLICO
Edital do concurso da PF é publicado com vagas para o Acre
-
AÇÃO DA POLÍCIA
Membros do CV que mantinham família refém dentro de caminhão baú são presos
-
Notícias
Justiça Federal recebe pedido de adiamento do Enem no Acre
-
LUTO
Nota de Pesar