Menu

Idaf vai investigar morte súbita de bovinos em propriedade rural de Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um surto de uma doença ainda não diagnosticada – possivelmente botulismo bovino – havia matado, da última sexta-feira, 21, até este domingo, 23, cerca de 22 cabeças de gado na fazenda Aquidaban, da propriedade da família Batista, localizada na Estrada da Borracha, a 10 quilômetros da zona urbana de Xapuri.


A médica veterinária Ane Gabrielle, chefe da unidade local do Instituto de Defesa Animal e Florestal (Idaf), foi ao local assim que foi avisada da situação. Segundo ela, não há características ou indícios de que a causa das mortes seja raiva bovina, como mordidas de morcego ou salivação.

Publicidade

Além do gado já morto, ainda havia animais caídos pelo pasto, lutando para sobreviver, com sinais de paralisia, o que pode indicar botulismo bovino. Nesta segunda-feira, 24, a médica veterinária retornará à propriedade para fazer a coleta de material para os exames que buscarão estabelecer o diagnóstico.


A reportagem do ac24horas conversou com Cleia Batista, que havia ido ao campo junto com o seu filho para prender as vacas leiteiras quando os animais começaram a cair ao seu redor. Ela disse que achou que o motivo era o forte frio que fazia na tarde de sexta-feira, mas logo percebeu que o caso era mais grave.


“Iniciou tudo na sexta-feira a partir de 1 hora da tarde. Começou, de repente, a cair vaca e bezerro na nossa frente. Parecia filme de terror. Quando meu pai e meu filho foram no pasto de trás, olhar as nelores, já havia várias caídas, algumas já mortas. Eu tenho 40 anos, nunca vi isso acontecer”, relatou.


Segundo a Embrapa, o botulismo é uma intoxicação causada por uma toxina da bactéria Clostridium botulinum, que resulta em um quadro de paralisia motora progressiva. Também conhecida como doença da vaca caída, tem acometido muitos rebanhos, causando grandes prejuízos devido às altas taxas de mortalidade dos animais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido