Conecte-se agora

Mesmo na pandemia, Acre tem saldo positivo de contratações com 283 novos postos de trabalho em julho

Publicado

em

Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados nesTa sexta-feira, 21, apontam para aumento das contratações no Estado do Acre no mês de julho. Foram 1.804 admissões contra 1.521 demissões, resultando num saldo positivo de 283 novos postos de trabalho. Todos os setores contribuíram para o crescimento.

Em nível de Brasil, o Novo Caged registrou saldo de empregos formais positivo em quatro dos cinco grupamentos de atividade econômica e em 24 das 27 Unidades da Federação.

O desempenho nacional teve um saldo positivo de 131.010 novos postos de trabalho formal no mês, resultado de 1.043.650 admissões e 912.640 desligamentos no período, interrompendo a sequência negativa desde março. Com o resultado, o estoque de empregos formais chegou a 37.717.045.

No país, o aumento foi impulsionado pela Indústria de Transformação, o setor econômico que liderou a geração de empregos formais, com saldo positivo de +53.590 em julho. Depois dela, vieram os setores de Construção, com +41.986, e Comércio, que registrou +28.383. Completam a lista a Agropecuária, que registrou saldo de 23.027, e Serviços, com -15.948, o único negativo.

São Paulo, com 22.967 novas vagas de trabalho, Minas Gerais e Santa Catarina tiveram o maior saldo positivo. Das unidades da federação, apenas Rio de Janeiro, Sergipe e Amapá registraram saldo negativo. Respectivamente, o resultado dos três estados é de -6.658 postos (-0,22%); -804 postos (-0,30%); e -142 postos (-0,21%).

Anúncios

Destaque 2

“O Amazonas está enviando doentes com Covid-19 sem combinar com a gente”, diz Gladson

Publicado

em

Cumprindo agenda em São Paulo na manhã desta terça-feira, 26, o governador Gladson Cameli se mostrou preocupado com o número de óbitos que chegou a 854 e casos confirmados que ultrapassou os 46.539 no Acre. Ele, que se reúne com o governador João Doria mais tarde, na busca de comprar mais de 1 milhão de doses para o Estado da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, disse que está tentando acelerar o processo de aquisição de imunizantes, mas se disse preocupado com a chegada de pacientes doentes do Estado do Amazonas a todo momento sem combinar com a Secretaria de Saúde do Acre.

“Inicialmente, ativamos 10 leitos para tratamento de Covid-19, se preocupando em não comprometer a nossa estrutura para atender os acreanos, mas de uns dias para cá começou a chegar pacientes de todos os lugares do Amazonas de avião sem ao menos a Sesacre ser notificada. Isso tá errado. Eu tenho que ter compromisso com a nossa população. Eu sei que a situação lá está complicada, mas do jeito que estão fazendo, está chegando o momento de seu ser deselegante. O Amazonas está enviando doentes com Covid-19 sem combinar com a gente e isso está errado”, revelou o governador em entrevista ao ac24horas.

Enquanto o Acre registra pouco mais de 46 mil casos da doença, o Amazonas ultrapassou nesta segunda-feira, 25, mais de 250 mil casos e 7.232 mortes. Segundo o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde, houve 1.222 novos registros de pessoas com a doença, totalizando 250.935 casos no estado. Do total, 56 mortes ocorreram nas últimas 24 horas e 30 falecimentos foram registrados em dias anteriores, mas confirmados agora.

Continuar lendo

Acre

Desbarrancamento coloca em risco a vida de moradores na capital

Publicado

em

“Quando chove eu passo a noite inteira acordada com medo do barranco cair e levar minha casa”. O relato é de Elizabete de Souza, moradora da rua Edmundo Pinto, no bairro Oscar Passos, na capital acreana. O medo da dona de casa e de outras duas famílias que moram no final da mesma rua é visível e cresce todos os dias. A área, às margens do Igarapé São Francisco, é de risco, a margem cede a cada dia e ameaça provocar uma tragédia.

“Meu medo é desbarrancar tudo de hora para outra e levar tudo que a gente construiu com muito esforço. Todo dia esse buraco aumenta e se aproxima das nossas casas. Eu peço ajuda das autoridades que façam alguma coisa. Já vieram olhar aqui várias vezes, mas acho que estão esperando cair tudo para tomarem alguma providência”, diz Elizabete.

De acordo com os moradores, a situação se agravou com as fortes chuvas dos últimos dias. “Como tem chovido muito, já estamos desesperados. Sem falar que nessas três casas existem 8 crianças, o que torna o perigo ainda maior. Desde 2009 que estou inscrita para receber uma casa do governo e até hoje não consegui. Só queria que alguém fizesse alguma coisa pela gente”, diz a moradora.

O ac24horas entrou em contato com a Defesa Civil de Rio Branco que garantiu que já iniciou as avaliações no local. “Assim que soubemos dessa demanda dos moradores, já mandamos uma equipe ao local que já fez as primeiras avaliações e posso garantir que estamos monitorando a situação nesse local no bairro Oscar Passos”, afirmou Major Falcão, coordenador da Defesa Civil.

Continuar lendo

Destaque 2

Vacinação contra Covid-19 pode iniciar já na próxima terça no Acre, diz Gladson

Publicado

em

O governador Gladson Cameli informou na tarde deste domingo, 17, enquanto se dirigia ao Aeroporto de Rio Branco para viajar em São Paulo, para buscar o primeiro lote de vacina contra a Covid-19, que caso as doses cheguem no Acre na segunda-feira, 18, a campanha de imunização deve iniciar já na terça-feira, 19.

“Se eu conseguir trazer essas doses já na segunda, eu já começo a vacinar já no outro dia. Não tenha dúvida. Estou correndo contra o tempo”, disse Cameli, revelando que neste primeiro lote deve chegar ao Acre entre 30 mil a 60 mil doses.

Uma solenidade será realizada nesta segunda-feira, 18, em São Paulo. O presidente da república, Jair Bolsonaro, entrou em contato com Cameli e demais governadores para uma solenidade na capital paulista.

Como a Coronavac, vacina do Instituto Butantan, é a única substância disponível em solo brasileiro, esta será distribuída aos governos primeiramente.

Continuar lendo

Destaque 2

Mesa diretora é eleita com N.Lima presidente, Michelle Melo vice e Antônio Morais 1º secretário

Publicado

em

Como já era esperado, o vereador reeleito N. Lima (Progressista) foi escolhido pela maioria dos votos como presidente da Câmara Municipal de Rio Branco pelos próximos dois anos. Lima surpreendeu nos bastidores da política e conseguiu o apoio de 11 parlamentares e com isso foi escolhido presidente da Câmara nesta sexta-feira, 1º de janeiro, logo após ser empossado.

A vice-presidente escolhida foi a vereadora Michelle Melo (PDT), com 12 votos. O 1° secretário eleito foi o vereador Antônio Morais, com 12 votos. O 2° secretário escolhido foi Hildegard Pascoal, com 12 votos. E o suplente ficou com Ismael Machado, com 13 votos.

Entenda

As articulações para a escolha de Nogueira Lima, de 65 anos, para o comando da Casa passou por altos e baixos devido ele ter se lançado candidato sem consultar o partido, pois a cúpula do PP tinha o interesse velado que Samir Bestene, filho do deputado estadual José Bestene, fosse o candidato, porém a possibilidade foi inviabilizada com o passar dos dias.

Com o prefeito eleito Tião Bocalom, do mesmo partido de Lima, abrindo mão publicamente de influenciar na escolha do comando do Parlamento, coube ao governador Gladson Cameli, por meio de emissários, entrar na disputa interna para que se chegasse a um consenso em torno de uma presidência sob o comando do PP. O ex-deputado Moisés Diniz foi escalado para intermediar as conversas que fecharam apoio a N.Lima.

Mesmo N.Lima conseguindo a maioria do apoio no parlamento, o vereador Emerson Jarude (MDB) manteve sua candidatura a presidência da casa.

Declararam apoio a N, Lima os vereadores eleitos Rutênio Sá, Samir Bestene, Adailton Cruz, Raimundo Nenem, Ismael Machado, Hildegard Pascoal, Michele Melo, Antônio Morais, Joaquim Florêncio, Fábio Araújo e Pastor Arnaldo Barros.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas