Menu

Acre diminuiu assassinatos no primeiro semestre de 2020

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Estado do Acre apresentou diminuição em relação ao número de assassinatos em comparação ao ano passado. Os dados são do monitor da violência, ferramenta criada pelo portal de noticias da globo em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, para medir os crimes violentos no Brasil.


O levantamento leva em conta os seis primeiros meses do ano e mostra que até maio o Acre era o único estado do país que repetia os mesmos índices do ano passado e havia permanecido estável. Graças ao mês de junho, que apresentou uma redução de 48%, reduzindo de 25 assassinatos em 2019 para 13 este ano, o estado figura entre os 10 do país que apresentaram diminuição.

Publicidade

Apesar da diminuição, os números apresentados estão longe de merecer comemoração pois o índice de assassinatos no Acre ainda é muito grande. Em 2019, foram assassinadas 155 pessoas nos primeiros seis meses do ano, o que representa uma média de mortes por mês no Acre durante os 6 primeiros meses de 25,83 pessoas mortas violentamente. Este ano, a média mensal é de 23,83, já que morreram 143 pessoas, o que faz com que em 2020, de janeiro a maio, tenham morrido 10 pessoas a menos, vítimas de assassinato.


Já em todo o Brasil, mesmo com as medidas de quarentena, houve aumento nos assassinatos este ano. O monitor da violência mostra que houve 6% de alta, já que nos primeiros seis meses do ano foram registradas 22.680 mortes violentas, contra 21.357 no mesmo período do ano passado. Ou seja, 1.323 mortes a mais em 2020.


O aumento foi “puxado” pela Região Nordeste que apresentou um crescimento de 22,4% na taxa de homicídios.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido