Categories: Cotidiano Notícias

Federação diz que acusado de estupro de vulnerável em Xapuri não é pai de santo

Por
Raimari Cardoso

A Federação de Religião de Matriz Africana do Estado do Acre – FEREMAAC – divulgou uma nota pública nesta quinta-feira, 20, esclarecendo que o homem preso em Xapuri na última terça-feira, 18, acusado de violentar sexualmente uma adolescente menor de 14 anos não é pai de santo, como o próprio suspeito se autodenominava.


A entidade informou que tomou conhecimento pela Internet das supostas acusações de violência sexual contra uma adolescente, feitas por suposto pai de santo, no município de Xapuri e afirmou que o acusado não é reconhecido pela FEREMAAC como sacerdote de religião de matriz africana no Acre.


A FEREMAAC disse ainda que reprova veementemente tal ato, que não condiz com os princípios religiosos e morais da instituição, que se solidariza com a família da vítima e que se coloca à disposição para qualquer informação. A nota é assinada pelos presidentes do Conselho dos Mais Velhos, Pai Adélio, e da FEREMAAC, Pai Célio.


A ialorixá Awraomin, dona do único terreiro que representa as religiões de matriz africana em Xapuri, também se manifestou sobre o fato e afirmou que o acusado preso é um charlatão que suja o nome de uma religião que cultua a natureza e que é uma herança dos ancestrais negros.


“Eu sou uma ialorixá, eu sou uma mãe de santo, e não posso ser igualada a esse rapaz, que não é pai de santo. Ele é um charlatão que não pode ser associado à religião de matriz africana, que cultua a natureza em si, que os nossos ancestrais negros deixaram e que resiste até hoje.


O caso

Um homem de 45 anos foi preso na tarde da última terça-feira, 18, pela Polícia Civil de Xapuri, depois de ser acusado de estuprar uma garota de 14 anos durante um “trabalho espiritual”. Ele se dizia pai de santo e prometia a cura para problemas dessa natureza.


Segundo a polícia, o suspeito convidou a vítima para ir até um local chamado “Casa de Exu”, nos fundos de uma residência onde realizava reuniões espíritas. Durante o procedimento, ele teria praticado o crime de violência sexual contra adolescente.


O delegado Bruno Coelho, titular da Delegacia Geral de Xapuri, não descartou que existam outras vítimas do suspeito. Ele orientou mulheres que tenham passado por situação semelhante a procurar a polícia ou denunciar pelo número 190 de sua cidade.


O homem teve decretada a sua prisão preventiva e responderá pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no Artigo 217-A do Código Penal. Se comprovada o crime, ele poderá ser condenado a uma pena que varia de 8 (oito) a 15 (quinze) anos reclusão.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024