Um caso grave na saúde pública de Rio Branco aconteceu com a estudante de odontologia Andressa Alessandra Perez Mendoza, de 24 anos. Diagnosticada com colesterol alto e diabetes, ela se dirigiu no último dia 10 de agosto até farmácia da Policlínica Barral y Barral com uma receita em mãos. No entanto, descobriu que havia recebido a medicação errada quando começou a sentir um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Ela conta que recebeu a medicação diferente da que havia sido prescrita pelo médico e iniciou o tratamento. De acordo com a paciente, ela só percebeu que estava tomando o medicamento errado ao sentir sintomas do princípio de AVC. “Essa medicação que me deram errada era justamente para baixar meus triglicerídeos nos quais se encontram em 800 e o normal é 150, e só descobri que estava errada porque tive início de derrame. Eu confiei no posto porque nunca imaginei isso, tomei os comprimidos até que, ontem, percebi, pesquisei e descobri que se trata de um antibiótico”, diz.
O remédio que foi entregue errado para Andressa é o Cloridrato de Ciprofloxacino, indicado para o tratamento de vários tipos de infecções, como bronquite, sinusite, prostatite, por exemplo. A própria paciente foi até a Policlínica Barral y Barral e comprovou o grave erro da unidade de saúde.
A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, procurada pelo ac24horas, emitiu uma nota onde admite a falha e afirma que o servidor público responsável pelo erro foi afastado da farmácia e passará por um processo de reciclagem.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde foi notificada nesta data, 18/08, pela senhora Andressa Alessandra Perez Mendoza, que relatou ter apresentado no dia 10 de agosto, receita para aquisição de medicamentos para tratamento de diabetes e colesterol, não havendo percebido, naquele momento, que estava adquirindo remédio diferente do prescrevido pelo médico.
A senhora apresentou a receita e comprovou que a retirada aconteceu na Policlínica Barral y Barral, sendo possível identificar o servidor que cometeu o erro na entrega do medicamento.
De pronto, a direção da Policlínica Barral y Barral providenciou o recolhimento do medicamento entregue errado à paciente, assim como entregou aquele prescrito pelo médico.
A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferta aos seus servidores treinamento para um atendimento com qualidade e eficiência aos munícipes, e, neste caso específico, o servidor público foi afastado da farmácia e passará por uma reciclagem, para que não ocorra nova falha.
Rio Branco, 18 de agosto de 2018
Ana Cristina Silveira
Diretora de Comunicação PMRB
O governo Gladson Cameli não é nenhuma sétima maravilha do mundo. Até aqui foi um…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a economia brasileira tem “enormes…
Um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão na noite deste domingo,22, resultou…
Nesta segunda-feira (23), o deputado Adailton Cruz visitou o Instituto Unimed Terapias para acompanhar de…
O senador Alan Rick (União-AC) comemorou a sanção da Lei 15.051, que confere à cidade…
O Mercale, com seu compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas, deu início…