Conecte-se agora

Marcelo Siqueira retira candidatura à prefeitura e PT fica sem concorrente em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O professor universitário Marcelo Siqueira anunciou na noite desta segunda-feira, 17, que desistiu de concorrer à prefeitura de Cruzeiro do Sul pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Não é covardia, mas esse momento da política não me cabe”.

Ele, que já foi candidato a vice-prefeito e deputado estadual, conta que conversou com os políticos locais e não se furtou ao diálogo com nenhum partido, mas não vislumbrou nenhuma possibilidade de aliança.

Ele diz que não encontrou, nas opções de coligação, nenhum formato novo de política que o agradasse e destaca que não teve apoio de “grandes nomes do PT. Por isso, segundo ele, ninguém do partido poderá lhe fazer cobranças pela retirada do nome da disputa. “O PT não pode me cobrar o que não está me dando”.

Siqueira conta que queria fazer uma campanha diferente, como no início do Partido dos Trabalhadores, com venda de camisetas e vaquinha, usando o Fundo Partidário apenas para a mídia da campanha. Mas a pandemia afastou essa possibilidade. “Não posso em momento como esse falar em vaquinha pra campanha”.

Uma pessoa ligada a Siqueira conta que ele não teria gostado de contatos feitos pelo PT com candidaturas como a do MDB de Vagner Sales e outras siglas. “Esses acordos estavam além da fronteira ética do Marcelo Siqueira, por isso ele desistiu”, afirmou um petista.

Marcelo é enfermeiro, professor doutor da Universidade Federal do Acre, cursa Direito e fará pós-doutorado na área de Enfermagem.

Anúncios

Na rede

Potencialização da agricultura é o carro-chefe de Mâncio Lima

Publicado

em

Produtores rurais de Mâncio Lima vendem mensalmente 40 toneladas de mamão para a maior rede de supermercados de Rio Branco.  Farinha,  café,  coco e peixes do município também são vendidos para Cruzeiro do Sul, Rio Branco e outras cidades e estados .

O prefeito de Mâncio Lima,  Isaac Lima,   que tem a agricultura como carro-chefe desta sua segunda gestão,  quer potencializar essa produção de frutos e pescado no município. Vai expandir o programa de açudagem e garantir mecanização agrícola, sementes e assistência técnica para os agricultores.  O município já tem garantidos R$ 11 milhões  em emendas parlamentares para a compra de equipamentos e insumos.

“Quando assumimos no primeiro mandato, a produção de peixes era de 100 toneladas e agora são mil toneladas. Café,  mamão e coco são culturas em expansão. 40 produtores de mamão têm 140 mil mudas e queremos aumentar a produção e  atualmente são 100 sacos de café por hectare”.

Para o fortalecimento da agricultura familiar, ele conta com o governador Gladson Cameli,  de quem teve apoio na reeleição.  “O governador melhorou muito a AC-405 até Mâncio Lima e estará junto nessa gestão pra otimizarmos equipes e recursos”, conta Isaac.

Obras

A  prefeitura  constrói 4 Unidades Básicas de Saúde- UBS nas zonas urbana e rural do município , que serão entregues em maio, nas  aldeias Nukini e  Puyanawa e nas comunidades  Iracema e Guarani.  “Na saúde temos  boa estrutura física,  que estamos  ampliando e temos medicamentos, mas estamos com 4 médicos a menos,  que pediram demissão depois da operação da Polícia Federal”, explica o prefeito.

Na Alameda das Águas, onde é realizado o carnaval, a prefeitura  vai fazer um sambódromo com  restaurante. É pelo local, às margens do Rio Japiim,  que milhares de turistas embarcam todo ano para  o Parque Nacional da Serra do Divisor. O  projeto arquitetônico da nova estrutura da Alameda das Águas  é preparado pela Associação dos Municípios do Acre (Amac) e vai fomentar o  turismo na região .

Continuar lendo

Na rede

Zequinha avalia construção de aterro sanitário em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Ygoor Neves, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, realizou uma visita no lixão de Cruzeiro do Sul na manhã desta quarta-feira, 13. No local, o gestor municipal vistoriou e avaliou as condições de despejo e armazenamento dos resíduos sólidos, conhecendo de perto o planejamento da gestão para legalizar a área e construir em um novo espaço o aterro sanitário da cidade.

“É importante conhecermos a situação e saber o tamanho da responsabilidade que temos para legalizar e melhorar esse sistema. Vamos trabalhar a possibilidade de legalizar o lixão, fazendo um aterro sanitário licenciado, obedecendo todas as normas, que a lei nacional exige”, destacou o prefeito.

A área já atingiu praticamente sua capacidade máxima de armazenamento. De acordo com o prefeito, a gestão trabalha a possibilidade de adquirir uma área ao lado do lixão para despejar os entulhos recolhidos durante as ações de limpeza na cidade, e uma outra para ampliar a que já existe para depósito dos demais resíduos.

“Estamos adquirindo um terreno ao lado para depositar os entulhos recolhidos nos mutirões de limpeza, uma vez que o material não pode ser despejado no mesmo local que os demais resíduos”, complementou Zequinha.

Mesmo sem funcionar ainda como aterro sanitário, a gestão já realiza um processo de seleção do lixo que serve para reciclagem. As garrafas pets, por exemplo, são reutilizadas para confecção de vassouras. “Com isso já estão sendo confeccionadas vassouras, que serão utilizadas pelos garis para limpeza nas ruas”, contou o prefeito.

O Secretário de Meio Ambiente, Ygoor Neves, reiterou que a legalização da área implica em fatores positivos para o município, não correndo o risco de deixar a gestão inadimplente.

“Ao mesmo tempo em que a legalização oferece recursos para o município, a não legalização pode deixar a prefeitura inadimplente. Tudo que precisamos fazer é uma biotransformação desse local, transformando em um aterro sanitário. Queremos reaproveitar, reciclar, e trazer para esse lugar apenas o que não é mais aproveitável. Queremos também incentivar a população a transformar os resíduos sólidos em dinheiro”, finalizou o secretário.

Continuar lendo

Na rede

Zequinha Lima promete melhorias à categorias do transporte

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, recebeu na tarde desta terça-feira, 12, representantes das categorias de transporte, classes dos mototaxistas e taxistas para uma conversa com os profissionais. A reunião contou com a presença do vice-prefeito, Henrique Afonso, e do secretário municipal de Trânsito, Fábio Correia.

Lima destacou que mesmo antes de assumir a gestão já vinha dialogado com as categorias. “Estabelecemos uma relação cordial, de respeito, e selamos hoje com nesta primeira reunião o compromisso da prefeitura com o setor de trânsito. Tudo na vida tem regras, e segundo eles tem algumas regras que estão sendo burladas, e nós precisamos ajudar no sentido de orientar e fazer ações de prevenção, para que eles não sejam prejudicados”, relatou o prefeito.

O presidente dos mototaxistas, José Eugênio Moreira, relatou que a principal reivindicação da classe é voltada para fiscalização de clandestinos. “Foi uma reunião muito proveitosa. Temos nossas limitações. É muito bom ver a preocupação do prefeito com nossa classe”, falou.

O presidente dos taxistas, Adriano Santos, enfatizou que a classe conta atualmente com 150 taxistas legalizados, e agradeceu o empenho da gestão junto com a categoria.

“O prefeito nos recebeu muito bem. Apresentamos nossa reivindicação, sobre a questão dos clandestinos. Não somos contra os aplicativos, mas queremos uma regulamentação e fiscalização, o que será bom para todos. Agradeço o prefeito que está com boa vontade em nos ajudar”, agradeceu.

A reunião foi solicitada pelo vereador Zaldo mototaxista. Para ele, a conversa entre as categorias e a gestão é essencial para o planejamento de ações estratégicas que beneficiem a população e a classe.

“Tivemos uma reunião muito proveitosa. Sou mototaxista há 20 anos, e hoje estou como vereador, e não posso deixar de tentar organizar cada vez mais o trânsito na nossa cidade, como também as categorias e solucionar a questão do transporte irregular, que é uma batalha nossa”, destacou.

Henrique Afonso ressaltou que a gestão está a disposição das classes, com objetivo de realizar ações estratégicas que proporcionem melhorias para o transporte de Cruzeiro do Sul.  “É importante a prefeitura está articulada e organizada com os setores de transporte, garantindo que todos tenham sua renda, para resolver os problemas que aparecem.  Podem contar com apoio da prefeitura”, disse.

Zequinha Lima reiterou a importância do diálogo com os profissionais, em busca de oferecer um serviço de qualidade para população. “Vamos dialogar, dar o apoio necessário, para encontrarmos uma saída que seja boa para sociedade e para as categorias que estão há anos prestando esse serviço de qualidade e precisam se manter firmes neste trabalho”, finalizou o prefeito.

Continuar lendo

Na rede

Bombeiros resgatam cachorro que caiu em poço; veja vídeo

Publicado

em

A guarnição do Corpo de Bombeiros (CBMAC) de Cruzeiro do Sul realizou na tarde desta segunda-feira, 11, o resgate de um cachorro que caiu dentro de um poço artesiano no bairro Copacabana.

Segundo informações, ao chegarem no local os bombeiros constataram que o animal estava sem forças e se afogando em um poço de aproximadamente seis metros de profundidade.

O sargento da guarnição, Filipe Cavalcante informou que foram utilizadas técnicas de salvamento terrestre, como: tripé, roldanas e cabos, que deram segurança aos profissionais para realizar o resgate.

“Tentamos agir o mais rápido possível para montar o sistema, conseguir resgatar o animal e entregá-lo com vida aos seus donos”, afirmou.

O cachorro foi entregue aos donos após o resgate em bom estado de saúde.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas