Menu

Na política, boi voa e jabuti sobe em árvore 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O pensamentos ambientais do senador Márcio Bittar (MDB), bolsonarista de primeira linha, que está chutando para o meio ambiente, que é por aumentar a reserva legal de desmatamento das áreas da amazônia, de acabar com o rigor das proibições na Reserva Chico Mendes, que detesta ONGS, o que contraria tudo o que pensam os que militam na área ambiental, pode acabar tudo numa mesma cumbuca. É que o senador Márcio Bittar (MDB) disse ontem ao BLOG que tem mantido conversas de aproximação com a viúva de Chico Mendes, Ilzamar Mendes, e sua filha Elenira Mendes, para ajudar a Fundação Chico Mendes, inclusive, conseguindo recursos para expandir as atividades da Fundação. “Temos tido boas conversas com a Ilzamar e com a Elenira, quero lhe levar aos ministérios para conseguir recursos através de projetos, enfim, formarmos uma parceria. Garanto que ambas serão recebidas muito bem pelos que comandam a área ambiental do Bolsonaro”, disse Márcio. E conseguir este recursos não será difícil, Bittar é altamente prestigiado na cúpula bolsonarista. Quem é que imaginaria um político com as idéias do Bittar, se transformar de uma hora para outra de aliado de ambientalistas. E prometendo abrir as portas do governo do presidente Jair Bolsonaro para a família do Chico Mendes. Na política boi voa e jabuti sobe em árvore.   


PACOTE SELADO


O que em princípio foi só uma conversa acabou num pacote fechado e selado. Numa tentativa que envolveu a ação do senador Márcio Bittar (MDB) como articulador, o governador Gladson Cameli resolveu apoiar a candidatura de Fagner Sales (MDB), a prefeito de Cruzeiro do Sul.


EVITAR DISTANCIAMENTO


Márcio Bittar trabalha em uma meta de afastar o MDB de uma coligação com o PSDB e PSD, em 2022, quando estarão jogo as vagas de senador e de governador.


NOME CONFIRMADO


O nome me foi confirmado ontem pela cúpula do PROGRESSISTAS: o vereador Joelson Pontes (PROGRESSISTAS) será  o vice na chapa da Leila Galvão (MDB). O apoio vem da senadora Mailza Gomes, que é a presidente do partido, e rejeita qualquer coligação com o PT.


SINAL BRANCO


O acordo em Cruzeiro do Sul foi um sinal aberto para uma aliança do Gladson com o MDB, do qual tinha se afastado, para estarem juntos novamente na disputa majoritária de 2022, para o Governo e o Senado. O MDB poderá vir em 2022 com Jéssica Sales (MDB) de vice na chapa de Gladson Cameli à reeleição.


ANÚNCIO OFICIAL


O anúncio oficial da nova aliança deverá acontecer na próxima semana, em Cruzeiro do Sul, quando o governador Gladson Cameli retornar de uma viagem que fará à Brasília.


LAÇOS ESTREITADOS


Hoje, o parlamentar federal mais próximo do governador Gladson é o senador Márcio Bittar. Gladson, inclusive, prometeu uma ajuda ao senador para conseguir mais um partido para integrar na aliança que apoiará a candidatura do deputado Roberto Duarte (MDB) á PMRB. Os partidos na mira das conversas para a aliança são o REPUBLICANOS e o PR.


VALIDADE ZERO


Esta lista do TCE que saiu com os nomes de dez prefeitos e alguns gestores que disputarão a eleição municipal deste ano, com contas rejeitadas no tribunal, tem o valor jurídico zero, para impedir qualquer um dos relacionados no listão de ser candidato a prefeito. É um ato formal.


MESMICE DAS ELEIÇÕES


É uma mesmice do TCE, que solta este tipo de listão em todas as eleições, sem sentido.


NOVIDADE NO JURUÁ


Tudo está encaminhado para o fechamento de uma chapa para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul, a ser formada por Henrique Afonso (PSD) para prefeito e Marcelo Siqueira (PT) de vice. Ambos têm aparecidos bem situados nas pesquisas feitas até aqui para prefeito.


NÃO DISSE, MAS É PROVÁVEL


O ex-prefeito Ilderlei Cordeiro não disse nada a respeito, mas pelo fato de ser evangélico como o Henrique Afonso, e não apoiar jamais a candidatura do grupo do Vagner Sales, pode ser apoiador desta chapa. Mesmo fora do poder Ilderlei continua com um grupo político coeso.


FECHADA NAS LIDERANÇAS


A aliança Henrique-Marcelo foi fechada após uma conversa do senador Sérgio Petecão (PSD) com as lideranças regionais do PT de Cruzeiro do Sul, que o procuraram com a proposta de coligação. Um dos incentivadores foi o deputado Jonas Lima (PT), que tem reduto eleitoral naquele município. Petecão optou pelo sim pela potencialidade do Marcelo Siqueira.


CHAMA ATENÇÃO


O que chama a atenção para a aliança Henrique Afonso (PSD)-Marcelo Siqueira (PT) é que ambos, em todas as pesquisas feitas até aqui para a prefeitura de Cruzeiro aparecem bem avaliados, e com números sempre nos dois dígitos. A unidade deixaria a chapa forte.


ALIANÇA ESTENDIDA


Em contrapartida, o senador Sérgio Petecão (PSD) levará o seu partido em Mâncio Lima, para apoiar a reeleição do prefeito Isac Lima (PT), irmão do deputado Jonas Lima (PT).


CARIMBO NA TESTA


A prefeita Socorro Neri nunca foi “comunista”, como vem sendo tachada pelos críticos. A sua formação política e da família tem raízes no MDB. Mas se aceitar que o PCdoB integre a sua coligação levará um carimbo indireto na testa de “comunista”, a ser explorado por adversários.


DEITAR E ROLAR


Pelo menos dois candidatos a prefeito vão usar a aliança como saco de pancadas na campanha para atingir o eleitorado evangélico e o nicho mais conservador da população: deputado Roberto Duarte (MDB), e Tião Bocalom (PROGRESSISTAS), que navegam nesta faixa de eleitor. 


ADEUS ELEITORADO EVANGÉLICO


E neste caso, adeus o apoio do eleitorado evangélico. Nada contra o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), um amigo, excelente deputado, mas estou me situando no contexto do ganha e perde. A prefeita teria mais a perder com o PCdoB no seu palanque. O que penso.


UM MOVIMENTO É FATAL


Numa campanha majoritária, o movimento mal feito pode ter um desfecho fatal no resultado.


CABO-ELEITORAL


Quem está agindo como cabo-eleitoral com procuração passada pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) para buscar uma aliança com a prefeita Socorro Neri é o ex-deputado federal César Messias (PSB), que pediu uma conversa com governador Gladson a respeito.


CONVERSA PRELIMINAR


O BLOG tem informações de que já houve uma conversa preliminar entra a prefeita Socorro Neri e o governador Gladson Cameli cerca deste assunto, mas tudo ficou em Banho Maria.


PROJETOS ANTAGÔNICOS


O que se tem lido nas entrelinhas das decisões tomadas são dois projetos distintos para 2022, o do senador Márcio Bittar (MDB), colando no Gladson Cameli, e o senador Sérgio Petecão (PSD), que está sem relações com o governo, buscando caminhos alternativos para 2022.


UMA CORREÇÃO


Na nota de ontem sobre o secretário Alysson Bestene ter acabado com a farra no setor de compra de remédios, onde coloquei “pastores” o nome certo é “pasteiros”. Muita gente fez a vida e a fortuna na SESACRE. Aquilo sempre foi antes do Alysson o paraíso dos pasteiros. 


FRASE MARCANTE


“Quando você contrata pessoas mais inteligentes que você, prova que é mais inteligente do que elas”. R.H.Grant


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.