A equipe da Unidade de Referência para a Covid-19 em Xapuri, o Centro de Saúde Dr. Félix Bestene Neto, encerrou a semana de trabalho nesta sexta-feira, 14, pedindo dias mais calmos a partir da próxima segunda-feira, 17 – nos fins de semana o atendimento fica a cargo do hospital Dr. Epaminondas Jácome.
“Vence-se a sexta e a semana mais pesada e difícil de todas desde o início. A saúde, municipal e estadual, sofreu muito esses dias, quem se isolou e quem permaneceu na luta foram guerreiros. Que dias foram esses. Que o tempo venha com dias calmos”, postou o coordenador da unidade, o enfermeiro Francisco Andrade, em sua página no Facebook.
Foi o período de cinco dias mais difícil desde que a pandemia do novo coronavírus aportou no município, no dia 27 de abril passado. Apenas para se ter uma ideia da evolução da epidemia em Xapuri, naquela primeira semana foram registrados apenas nove casos e o número assustou a população.
A atualização do Boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) desta sexta trouxe 22 novos casos confirmados e o registro de mais 2 mortes. No total da semana mais complexa da pandemia em Xapuri foram 122 novos casos, perfazendo 679, e 4 óbitos, totalizando 11 vidas perdidas para a covid-19 na cidade.
Os óbitos registrados nesta sexta-feira foram:
J.I.S, 80 anos, sexo masculino, admitido no hospital Epaminondas Jácome no dia 10/08/2020. Testado positivo para covid-19, foi a óbito na quinta-feira dia 13/08/2020 – o paciente tinha comorbidades preexistentes;
E.B.O, 41 anos, sexo masculino, deu entrada na UBS Dr. Félix Bestene Neto no dia 05/08/2020, sendo testado positivo para covid-19 e encaminhado para o hospital Epaminondas Jácome devido suas condições clínicas. Posteriormente foi transferido para o Hospital Regional de Brasiléia e um dia depois para uma UTI do Into, em Rio Branco, e foi a óbito nesta sexta-feira, dia 14/08/2020.
Com os números atualizados, Xapuri chegou a 679 casos positivos de covid-19, com 645 pessoas monitoradas pelo serviço de saúde, 30 casos em análise, 445 altas médicas, 10 internações e 11 óbitos. 214 pacientes seguem com o vírus ativo, em isolamento e tratamento domiciliar. A média móvel de novos casos nos últimos 7 dias foi de 14 confirmações diárias.
A relativa dificuldade de acesso à maioria dos seringais acreanos não está sendo obstáculo para a disseminação do novo coronavírus. Em Xapuri, os casos de covid-19 já chegaram a 30 localidades rurais, inclusive algumas das mais distantes da sede do município, como o seringal Espalha. O número de contaminações na zona rural do município soma 119, o que corresponde a 17% do total de 679 casos positivos.
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…
Policiais penais agiram rapidamente e impediram a fuga de três detentos que haviam cerrado o…