Zequinha deve ser ungido para concorrer à prefeitura de Cruzeiro

O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, que teve o cargo cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Zequinha Lima deverá ser o pré-candidato do Palácio Rio Branco nas eleições municipais deste ano. O nome já vinha sendo cogitado como plano B no caso de cassação de Ilderlei Cordeiro.
Ao contrário do que chegou a ser publicado na imprensa, Lima não teve os direitos políticos cassados. Ainda na fase inicial do processo que culminou com a cassação da chapa encabeçada por Ilderlei Cordeiro, a defesa de Lima entrou com cruzamento de petição.
“No ato da gravação eu nem fui citado e nem estive no local, portanto, não poderia ser punido, basta o fato de perder o cargo por ser vice e estar na chapa”, comentou Zequinha.
O pedido foi acatado pelo juiz e na segunda instância de julgamento o nome de Zequinha Lima estava fora do processo. “Eu posso ser pré-candidato” confirmou o progressista.
Lima esclareceu ainda que sempre defendeu o nome de Ilderlei Cordeiro como candidato natural à reeleição, mas, neste caso, diante da impossibilidade da pré-candidatura do prefeito cassado, ele colocou seu nome à disposição do partido.
“Essa decisão passa por mim que já coloquei meu nome à disposição, da senadora Mailza Gomes que é a presidente do meu partido e do próprio Ilderlei. Os próximos dias serão de decisão, vamos tratar com muita responsabilidade esse caso. Uma coisa de cada vez, hoje a pauta é a cassação”, concluiu Lima.
Zequinha e Ilderlei estiveram uma longa reunião ontem (13) à portas fechadas no prédio da prefeitura. O presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, vereador Clodoaldo estava em Rio Branco. Após uma conversa com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior, Clodoaldo confirmou que vai assumir a prefeitura.
Segundo a reportagem apurou, o nome de Zequinha Lima como pré-candidato do Progressistas foi pauta da reunião com Nicolau Junior que coordena o processo sucessório na região.

O comerciante Cristovão Cameli está sendo acusado de atirar contra a idosa Maria Borges, atingindo também o médico Venicius Santos. O caso aconteceu na tarde desse domingo, 17, em Marechal Thaumaturgo. Ele está foragido, sendo procurado pelas polícias Civil e Militar do município. As vítimas não correm perigo de morte.
De acordo com a polícia, o objetivo de Cameli seria matar um desafeto conhecido por Xixico, mas como não o encontrou, teria atirado na mãe do suposto rival. O médico que estava no local fazendo compras foi atingido na coxa por uma bala perdida.
Segundo a Polícia Militar, o caso começou em uma área de lazer da cidade quando Cristóvão Cameli e um homem identificado como Cristiano tentaram agredir Xixico. O comerciante então teria ido em casa onde pegou uma arma de fogo para matar seu desafeto, mas como não o achou, chegando no posto de gasolina teria efetuado vários disparos, tendo atingido de raspão a cabeça a mãe de Xixico, acertando também o médico.
As vítimas foram conduzidas à Unidade Mista de Saúde do município, onde foram atendidas pela equipe de saúde. A Polícia Militar fez buscas no intuito de capturar os acusados, chegando a cercar a farmácia de um parente de Cristóvão Cameli, que pegou um barco e atravessado o Rio Juruá e se embrenhado na mata. Os dois homens que teriam ajudado Cristóvão Cameli, Cristiano e Mamed, tio de Cristóvão, foram presos.

Em vídeo exibido nas redes sociais, o bispo de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovanele, diz que a Igreja Católica é a favor da vacinação contra o novo coronavírus e recomenda que todos se imunizem.
“A igreja católica é a favor da vacina por que é a favor da vida. Não vá atrás daqueles que espalham notícias falsas que põem em dúvida a eficácia da vacina aprovada pela Anvisa. Mais de 50 países já estão vacinando e nos próximos dias será lançada a Campanha Nacional e a Estadual. É hora de defender as vacinas”, cita.
Dom Flávio destaca que as maiores autoridades católicas no mundo, os papas Francisco e Bento XVI, já foram vacinados. “Meu braço está aqui prontinho”, conta ele, explicando que várias marcas de vacina serão utilizadas na Campanha. “Se vacinar é um ato de amor a si mesmo e ao próximo”, conclui.
Veja o vídeo:

As polícias Civil e Militar do município de Mâncio Lima, prenderam em flagrante neste sábado, 16, um homem identificado por Antônio, que teria estuprado a enteada de apenas 8 anos de idade. Logo depois do estupro, sangrando muito, a garota foi levada ao hospital por parentes. O médico que a atendeu, desconfiou da situação e acionou a polícia, que prendeu o homem. O caso aconteceu na casa da própria família.
De acordo com o delegado José Obetânio, o exame de conjunção carnal confirmou o estupro. Como a garota está internada, deverá ser ouvida na segunda ou terça-feira, dia 18.
O homem já está no Complexo Penitenciário Manoel Neri em Cruzeiro do Sul. Na última quinta-feira, 14, outro estuprador foi preso em Mâncio Lima.

Em Cruzeiro do Sul , 5.937 pessoas fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 26 estabelecimentos de ensino na cidade de Cruzeiro do Sul. O número é menor que o do ano passado, quando havia 7 mil inscritos.
No ENEM do ano passado foram utilizadas 21 escolas com lotação máxima. Esse ano, por causa da pandemia de coronavírus, que requer distanciamento, são 7 escolas a mais.
As equipes usam máscaras e demais EPIs. Entre os candidatos, apenas os autista estão liberados do uso obrigatório da máscara.
Dayane Souza, que faz o ENEM pela segunda vez, conta que este ano está mais ansiosa pela redação, cujo tema ela acredita, seja ligado à saúde ou ao preconceito racial. “Estudei de modo geral, mas com atenção especial para a redação”, cita.
-
OPORTUNIDADE
Detran vai abrir processo seletivo para 62 vagas em três cidades do Acre
-
Cotidiano
Bandidos matam bombeiro com tiro na cabeça por vítima não ter arma em casa
-
COLUNA HORA DO VENENO
Influenciadora digital evita “cancelamento” na internet com diagnóstico de Covid-19
-
CONCURSO PÚBLICO
Edital do concurso da PF é publicado com vagas para o Acre
-
AÇÃO DA POLÍCIA
Membros do CV que mantinham família refém dentro de caminhão baú são presos
-
Notícias
Justiça Federal recebe pedido de adiamento do Enem no Acre
-
LUTO
Nota de Pesar
-
URGENTE
Bolsonaro liga para Gladson ir a São Paulo buscar primeiro lote da vacina contra Covid-19