Conecte-se agora

Mãe de Ícaro ao ac24horas: “não divulgue esse vídeo. Eu faço o que você quiser”

Publicado

em

ac24horas procurou a presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre (Sinproacre), a professora Alcilene Gurgel, após ter acesso aos vídeos que, supostamente, mostram seu filho, Ícaro José da Silva Pinto, sentado à beira mar numa praia de Fortaleza (CE) na tarde dessa quinta-feira (13). As imagens foram gravadas por uma acreana que teria reconhecido o acusado de conduzir a BMW que tirou a vida de Jonhliane Paiva de Souza, de 30 anos, na semana passada, ao colidir na motocicleta da vítima na Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco.

Antes de publicar o vídeo, a reportagem tentou saber se as imagens eram atuais e Alcilene afirmou: “não é de agora. Ícaro errou, se postar isso vai acabar mais ainda situação dele”.  Segundo ela, as imagens teriam sido feitas no mês de janeiro. No entanto, a dona dos vídeos relaciona a pessoa vista na praia como o acusado de conduzir o carro de luxo e, inclusive, menciona o nome da vítima da colisão durante a filmagem.

Noutro momento, a mãe de Ícaro diz à reportagem: “(…) tenha misericórdia, não divulgue esse vídeo, não foi de agora. (…) Eu faço o que você quiser. Você irá postar esse vídeo? O que fazemos. Esse vídeo não ser postado”, pede Alcilene.

A mãe de Ícaro argumenta: “tu [sic] sabe das ameaças que ele tá sofrendo. Ele está aí num lugar [em Rio Branco] e na hora que for decretada a prisão ele irá se apresentar com o advogado”. Mesmo alegando que ele se encontra em Rio Branco, a família negou um encontro de Ícaro com a equipe de reportagem na noite dessa quinta-feira, 13, afirmando que só seria possível uma entrevista no dia seguinte, na sexta-feira, 14, pois, segundo ela, seria quando o advogado estaria presente. “E so [sic] pode amanhã”, garantiu.

Alcilene disse ainda que a mulher que aparece no vídeo sentada ao lado de Ícaro na praia “não é do acidente. E ex noiva [sic] dele”, afirma. Após a divulgação dos vídeos na imprensa acreana, o juiz Alesson Braz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, atendendo um pedido do delegado Alex Danny, da Polícia Civil, e com a concordância do Ministério Público do Acre (MPAC), decretou a prisão preventiva de Ícaro Teixeira Pinto, condutor da BMW que tirou a vida de Jonhliane Paiva de Souza.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja a descrição da conversa na íntegra:

Ac24horas – “Esse vídeo é de agora? Ele [Ícaro] está ou não em Rio Branco, pode nos dizer? Obrigada”.

Mãe de Ícaro – “Tais isso é antigo. Ícaro está aí [em Rio Branco]. Agora por favor não estou bem. Tenha misericórdia da nossa família”.

Ac24horas – “De quando é o vídeo? Sabe nos dizer? Eu ligue pra um número dele agora pouco, ele falou pra senhora?”.

Mãe de Ícaro – “De janeiro [o vídeo], quando ele veio buscar um carro”.

Ac24horas – “Entendi. E você está em qual Estado?”.

Mãe de Ícaro – “Eu estou em Fortaleza”.

Ac24horas – “Entendi. A gente recebeu não só esse, mas outros vídeos hoje também de uma pessoa que é acreana e avistou ele [Ícaro], teria avistado ele hoje na praia. O que vocês têm a dizer sobre esses vídeos da pessoa que é do Acre falando que ele é o rapaz que havia causado o acidente e tá na praia?”.

Mãe de Ícaro – “Tais pela mor Deus [sic], tenha misericórdia, não divulgue esse vídeo, não foi de agora. Eu faço o que você quiser. Não é de agora Tais, Ícaro errou, se postar isso vai acabar mais ainda a situação dele”.

Ac24horas – “Entendi. No vídeo a pessoa cita o nome da moça do acidente. Por que ele foi pra praia? Tem data pra retornar?”

Mãe de Ícaro – “Essa moça não é a do acidente. E ex noiva [sic] dele”.

Ac24horas – “Sim… em um dos vídeos a pessoa que tá filmando ele, ela diz “olha o rapaz do acidente que matou a Jonhliane”. A gente só gostaria de saber o que ele foi fazer e se tem data para retornar”.

Mãe de Ícaro – “Tais, você irá postar esse vídeo? O que fazemos. Esse vídeo não ser [sic] postado. Ícaro conversa com você”.

Ac24horas – “Posso falar com ele? Se ele está em Rio Branco, podemos encontrar com ele?”.

Mãe de Ícaro – “Tais tu sabe das ameaças que ele tá sofrendo. Ele está aí num lugar [em Rio Branco] e na hora que for decretada a prisão ele irá se apresentar com o advogado”.

Ac24horas – “Alcilene, eu entendo a sua situação. A gente se compadece com isso também. Mas do mesmo jeito que a gente tem o vídeo, outros veículos de comunicação também vão ter acesso. Se não têm agora, vai chegar, é uma coisa que não vai ficar guardada, não tá só com a gente [o vídeo]. Então, o que eu queria saber é o que ele foi fazer no nordeste, quando que ele retorna e se agente pode falar com ele por telefone. Vocês tem algumas posição sobre o que ele foi fazer em Fortaleza ? Vocês querem se pronunciar sobre o que ele foi fazer em Fortaleza?”

Mãe de Ícaro – “Ícaro disse que pode marcar uma entrevista amanhã com você. Conversei com ele. Ele não está em Fortaleza. Pode marcar no apartamento dele?”.

Ac24horas – “Agora, pode ser? Nossa equipe pode ir agora”.

Mãe de Ícaro – “Amanhã, pois advogado vai está [sic] presente. E só pode amanhã”.

Ac24horas – “Nós podemos entrar em contato com o advogado dele hoje pra fazermos [ a entrevista]. Não tem problema”.

Mãe de Ícaro – “Se quiserem a entrevista, amanhã. Se não, você pode fazer o que acha certo”.

Ac24horas – “Então Alcilene, pra nós a entrevista só serve mesmo se for hoje porque, se ele não estiver no Acre, dá tempo de ele chegar no voo de amanhã (sexta-feira, 14). Pra nós só serve hoje mesmo. Porque se ele não estiver no Acre dá tempo de ele chegar  no voo de amanhã, entende?.

Mãe de Ícaro – “Ok, pense como quiser. Boa noite”.

Ac24horas – “Ok. Obrigada”.

Anúncios

Cotidiano

Adolescente de 13 anos é alvejado com 5 tiros em distribuidora do Taquari

Publicado

em

Um adolescente de 13 anos foi ferido a tiros na noite desta sexta-feira, 15, em frente a uma distribuidora localizada na rua Baguari, no bairro Taquari, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, a vítima estava com alguns amigos na distribuidora de bebidas quando quatro homens não identificados se aproximaram em um veículo modelo Fiat Palio, de cor prata e um dos passageiros efetuou vários tiros na direção da distribuidora.

Cinco projéteis atingiram o adolescente de 13 anos na região das pernas e nádegas. Após a ação, os criminosos fugiram do local.

A ambulância do serviço de atendimento de urgência (SAMU) foi acionada. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam o ferido ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Policiais Militares do 2° Batalhão estiveram no local e após colher as características do veículo e dos criminosos, fizeram patrulhamento na região em busca de prendê-los, mas ninguém foi encontrado.

O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Cotidiano

Justiça do Trabalho segue atendimento remoto com novo prazo processual

Publicado

em

Em decorrência da pandemia os atendimentos ainda continuarão de forma telepresencial no Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre por meio das Secretarias Virtuais e Núcleo de Atendimentos e Atermação Virtual e a contagem de prazos será a partir de 21 de janeiro. A medida abrange todas as unidades judiciárias de primeiro e segundo graus, conforme portaria específica editada no fim do ano passado.

Neste período, as unidades de 1o grau deverão se dedicar, prioritariamente, às tarefas, procedimentos e processos de trabalhos de atualização de serviços eventualmente pendentes. Além disso, devem atuar na atualização e alimentação dos indicadores estatísticos, como o sistema e-Gestão, averiguação dos relatórios emitidos pelo sistema I-GEST, com foco no aperfeiçoamento da gestão, bem como na verificação dos relatórios gerenciais do PJe.

O dia 21 de janeiro de 2021 será considerado como data da publicação dos atos judiciais disponibilizados no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho no período de 20 de dezembro de 2020 a 20 de janeiro de 2021.

Continuar lendo

Cotidiano

Dependentes químicos serão atendidos no Acre pelo número de telefone 132

Publicado

em

O governo federal publicou o acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Cidadania e a organização Narcóticos Anônimos (NA) para a criação da linha telefônica 132, que ampliará o acesso da população, em especial dependentes químicos e seus familiares, aos atendimentos e orientações prestados pelo NA.

O serviço será gratuito e funcionará 24 horas por dia. Começará a operar nas próximas semanas e será implementada em duas etapas. Na primeira, com duração de três meses, os atendimentos começarão pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Piauí, Ceará, Pará Amazonas e Distrito Federal – os locais foram escolhidos por já contarem com uma estrutura de atendimento de linha telefônica 0800 oferecida pelo Narcóticos Anônimos.

As demais unidades federativas serão atendidas na fase seguinte, cuja duração será de 12 meses.

A linha 132, cedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O acordo tem duração de dois anos, com possibilidade de prorrogação, e não prevê transferências de recurso financeiro entre as partes. Estima-se que a linha 132 receba mais de cinco mil ligações por ano.

Continuar lendo

Cotidiano

SOS Amazônia contrata agência para contar história da ONG no Acre

Publicado

em

Sediada em Rio Branco, a ONG SOS Amazônia, lançou nesta sexta-feira (15) edital para contratação de serviços de pessoa jurídica para consultoria de conteúdo, roteiro e edição de um vídeo institucional da organização.

A SOS Amazônia é entidade da sociedade civil sem fins lucrativos. A contratação visa destacar seu histórico de atuação.

No dia 30 de setembro de 1988, na cidade de Rio Branco, estado do Acre, professores, estudantes universitários e representantes do movimento social, incluindo o ativista e seringueiro Chico Mendes, criaram a SOS Amazônia, tendo como objetivo principal defender a causa extrativista e proteger a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais.

Propostas podem ser enviadas até o dia 25 de janeiro de 2021 para o e-mail: edital@sosamazonia.org.br.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas