Zequinha, vice de Ilderlei, aguarda resultado do recurso para decidir pré-candidatura a prefeito

O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), também teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) nessa quarta-feira, 12, mas não ficou inelegível. Agora, ele diz que é pré-candidato a prefeito da cidade, mas que só irá lançar sua candidatura após decisão do recurso impetrado por Ilderlei Cordeiro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Meu nome está à disposição do partido e das lideranças. A partir desse fato, o partido vai tomar alguns encaminhamentos. O prefeito Ilderlei vai recorrer e vamos aguardar o resultado desse recurso, para poder nos posicionar. Caso a justiça acate o recurso, Ilderlei seria o candidato”, afirma o vice.
Zequinha garante estar atento quanto ao prazo do recurso em Brasília e o tempo hábil de oficializar a candidatura e fazer campanha. “Difícil de prever, mas temos que estar atentos aos prazos eleitorais que estão bastante curtos”. Ele lamenta, ainda, o fato de o TRE ter demorado para julgar o caso, cujo resultado saiu a poucos meses do final do mandato.
Sobre o apoio de Ilderlei Cordeiro e do governador Gladson Cameli para uma possível candidatura de prefeito, Zequinha prefere não comentar. Nos bastidores, o que se comenta é que o candidato preferido de Cordeiro é o tio dele, Rudilei Estrela, ex-candidato a deputado federal pelo PP.

Cruzeiro do Sul já recebeu R$ 3,1 milhões do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, para execução das ações de assistência às famílias atingidas pela enchente do Rio Juruá e para o período pós vazante. A informação é do prefeito Zequinha Lima, que está em Brasília reunido com o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.
O gestor exaltou o fato de Cruzeiro do Sul ser a primeira cidade do Acre a ter os recursos liberados. Zequinha conta que durante a visita ao gabinete do secretário nacional, conseguiu adequar o projeto às reais necessidades de Cruzeiro do Sul, conseguindo a liberação mais rapidamente do recurso. “Fizemos alguns ajustes de acordo com a nossa realidade e se precisar de mais ajuda certamente iremos procurar. Vamos honrar para que esses recursos cheguem em quem realmente precisa”, pontuou o prefeito.
O secretário nacional, Coronel Alexandre Lucas, que esteve em Cruzeiro do Sul, parabenizou o empenho da gestão. “Estamos felizes por hoje liberar os recursos para as ações de assistência humanitária em Cruzeiro do Sul. Agradeço a visita do prefeito, o que possibilitou os ajustes para realmente empregar os recursos conforme a necessidade da cidade. O prefeito está de parabéns por essa atitude, e estamos à disposição”, concluiu o militar.
A enchente do Rio Juruá atingiu cerca de 40 mil pessoas . Depois de alcançar a marca histórica de 14.36 metros o manancial está com 13.74 nesta quinta feira, 25, mas as famílias que estão nos abrigos públicos só deverão voltar para casa quando o rio estiver com 11 metros.

Na segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, também foi grande a aglomeração e a falta de respeito às regras sanitárias e de distanciamento durante a comemoração pelo título do Flamengo no Brasileirão.
Houve carreata e em seguida uma grande concentração de pessoas na frente da Igreja Nossa Senhora da Glória, no Centro da cidade, onde havia muita gente sem máscara.
Nesta quinta-feira, 26, havia 84 pacientes com Covid-19 internados no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, dos quais 19 estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e houve também uma morte.

O menino Arthur, que mora na periferia de Cruzeiro do Sul, comemorou o aniversário de 6 anos nesta quinta-feira, 25, com a família, no quartel da Polícia Militar do município, com direito a bolo e presente, garantidos pelo comando.
A mãe da criança, Glória Silva, escreveu uma carta ao comando do 6° Batalhão contando que não teria como fazer uma festa de aniversário para o garoto, que é grande fã da corporação e sonha em ser policial e falava em conhecer o quartel.
O comandante, tenente-coronel Evandro Bezerra, providenciou presente e bolo para Arthur, uma quantia em dinheiro e um sacolão para a família, já que os pais do aniversariante estão desempregados e a mãe, que faz tratamento de diabetes, está grávida novamente. Ele ressaltou a importância de dar atenção às crianças e mostrar a elas a importância da Polícia Militar para a sociedade.
“São momentos como esses que nos lembram o que é importante na vida. Ver o sorriso do menino Arthur só nos faz entender que estamos no caminho certo”, citou o militar.

O Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul registrou no Boletim Epidemiológico desta quarta-feira, 24, mais duas mortes decorrentes de Covid-19 e uma nova fuga de paciente internado com o vírus que estava na unidade hospitalar.
De acordo com o município, esta é a terceira fuga de paciente do hospital neste ano. A unidade não soube informar sobre o estado desses pacientes com relação à contaminação e o que eles podem ocasionar, já que os mesmos não tiveram alta médica.
Não há informação também sobre o trâmite de saída dos pacientes do hospital, onde só há uma recepção e uma porta. Nesta quarta-feira, 24, há 92 pessoas internadas com coronavírus. Destas, 72 estão em leitos clínicos e 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Nas últimas 24 horas, foram dadas 4 altas médicas e feitas 2 transferências para Rio Branco por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Com relação aos 2 óbitos, tratam-se de pessoas de Cruzeiro do Sul, sendo uma de 71 e outra de 49 anos.
-
TRAGÉDIA NA BR
Comerciante e desportista Ismael da Farinha, morre vítima de acidente
-
Destaque 6
Acordo põe Supermercados e lojas de material de construção fechados nos finais de semana
-
Cotidiano
Jovem é encontrada morta em frente de farmácia na avenida da Sobral
-
MEDIDA EXTREMA
Gladson estuda flexibilizar comércio de segunda a sexta e lockdown aos sábados e domingo
-
TUDO IGUAL
Acre segue no vermelho com tendência de piora, diz Comitê
-
À BEIRA DO CAOS
“Pandemia avança e teremos momentos difíceis”, diz Comitê
-
#SOSACRE
Após pedido de ajuda de DJ Alok, vários artistas e personalidades declaram apoio
-
SOBRE RACHADINHAS
Bolsonaro se irrita com pergunta e encerra coletiva no Acre