Menu

Após polêmica, ex-miss é aceita no curso de medicina da Ufac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ex-miss Acre, Hyalina Lins Farias, teve a sua inscrição aceita pela Universidade Federal do Acre. Ela virou assunto no começo do ano, após ser classificada na modalidade L9, que é destinada a candidatos com deficiência, que tenham renda bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino Médio em escolas públicas.


No começo do ano, a Universidade Federal do Acre (Ufac) negou a matrícula, afirmando que além da análise de laudos médicos, fez entrevista para identificar as características da deficiência alegada e que a decisão foi baseada em um parecer profissional.

Publicidade

Agora, Hyalina Lins concorreu novamente e conseguiu classificação na 3º chamada do Sisu para o curso de Medicina na modalidade L13, que reserva vagas a candidatos com deficiência, independente da renda, e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas


Ao ac24horas, a UFAC afirmou que no momento a matrícula de Hyalina Lins Farias está validada, o que não significa que ela foi aprovada, pois as perícias serão feitas em momento posterior, quando a situação da pandemia permitir.


Recentemente, em um post no Instagram a ex-miss lamentou a repercussão do caso e pediu que “os interessados” buscasse saber dos dois problemas que ela sofre na visão.


“Baixa visão e ambliopia lateral são dois dos problemas que eu tenho. E isso tá causando uma euforia grande porque as pessoas não estão aceitando. Eu não me orgulhei de ter nascido com isso, mas o foco não é esse!. O foco é que vocês vão ficar mais esclarecimentos e informados. A trave do olho de vocês vai sair pelo menos 25%”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido