Categories: Cotidiano Notícias Política

Advogado de Ilderlei diz que prova principal de julgamento é “oca e sem sentido”, mas argumento é derrubado pelo TRE

Published by
Marcos Venicios

O julgamento do recurso impetrado pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, contra a decisão de primeira instância que cassou o seu mandato iniciou no final da manhã desta quarta-feira, 12, pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), por meio de videoconferência, com o advogado Hilário Castro Melo, responsável pela defesa do gestor da principal cidade do Juruá, afirmando que seu cliente “não cometeu nenhum abuso de poder político ou econômico” no pleito de 2016.


Para Hilário, em seu entendimento, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre não está autorizada a avançar nessa matéria porque o supremo Tribunal Federal avocou a competência onde envolve gravações clandestinas.


“Isso envolve direito a privacidade, direito a sigilo de conversas. Então o tribunal avocou. Se o TRE superar essa preliminar, pelo menos estabeleça as veredas desse julgamento que é a prova de ouro que é clandestina. Que a corte pondere sobre direitos e prerrogativas do acusado”, argumento a defesa de Cordeiro.


Hilário destacou a necessidade de se fazer perícia na prova, o áudio gravado. “O processo em primeiro grau sem nenhuma reposta a prova. Uma mera degravação por parte da polícia federal. Essa prova é oca, vazia de sentido e não serve para o acervo dos autos”, frisou o advogado destacando o áudio não é uma “prova de ouro”.


Apesar dos argumentos, a Corte Eleitoral indeferiu, por unanimidade, as colocações do advogado e garantiu a validade das provas, incluindo o áudio, além de também negar que houve cerceamento de defesa, em decisão preliminar. Após análise preliminar, a sessão foi suspensa para logo em seguida ser analisado o mérito do caso.


O caso, que cassou em primeira instância o prefeito e o vice dele, Zequinha Lima, diz respeito a um flagrante por compra de votos de um candidato a vereador pelo PSDB, na última eleição municipal, que envolve também o ex-prefeito Vagner Sales. A prova principal é uma gravação em que aparece o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul supostamente negociando apoio em nome de Cordeiro.


Share
Published by
Marcos Venicios

Recent Posts

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024

“Socorro Neri perdeu as condições de ser a candidata”, diz dirigente do Progressistas

O secretário geral do Diretório do Progressistas de Rio Branco, Márcio Pereira, já está falando…

02/05/2024

‘Cãominhada’ com 54 cães celebra aniversário da PM em Cruzeiro do Sul

No próximo domingo, 5, às 7 horas em Cruzeiro do Sul, cerca de 54 cães…

02/05/2024

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024