Foi aprovado por unanimidade em sessão online da Câmara de Rio Branco nesta terça-feira, 11 de agosto, o Projeto de Lei N° (06/2020), que institui a campanha de conscientização sobre brincadeiras de potencial lesão ofensiva física no sistema de ensino público e privado em Rio Branco.
Segundo o PL, cada unidade escolar poderá criar uma equipe multidisciplinar, com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades didáticas, informativas, de orientação e conscientização sobre brincadeiras de potencial lesão ofensiva física.
O PL nasceu após ser divulgado nas redes sociais, uma vídeo onde crianças e adolescentes, na qual duas pessoas derrubam um terceiro indivíduo, que se localiza no centro das duas, com uma rasteira que faz a pessoa bater com a parte de trás da cabeça no chão com muita força.
O projeto aprovado segue agora para sanção da prefeita Socorro Neri. O PL é de autoria do João Marcos Luz (MDB) que destacou que as escolas podem e devem contribuir de forma preventiva para o estabelecimento de práticas educativas.
“O melhor caminho é a orientação, ou seja, a conscientização. É importante envolver alunos, pais e professores em ações contrárias a estas brincadeiras mortais que estão sendo divulgadas na Internet por meio das redes sociais”, afirmou.