Conecte-se agora

Guerra entre dirigentes do MDB e gerente do Depasa põe em xeque a oposição em Xapuri

Publicado

em

Que os partidos pertencentes à base que apoiou o governador Gladson Cameli em Xapuri na última eleição não se entendem desde que o mandato começou não resta dúvida. Não é novidade também que, apesar de não haver qualquer resquício de simpatia de lado a lado, o entendimento de que deva existir uma coalizão para enfrentar o candidato da situação, o petista Bira Vasconcelos, tem feito com que se aturem – até certo ponto.

Com a proximidade do momento em que decisões terão que ser tomadas – as convenções serão realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro – uma contenda entre membros do grupo liderado pelo deputado Antônio Pedro e dirigentes do MDB, de maneira mais específica o presidente do diretório municipal do partido, Celso Paraná, e o gerente do escritório local do Depasa, Marcos Mansour, está pondo em xeque a pretendida aliança.

As altercações começaram a partir da publicação, via redes sociais, de postagens, pelo gestor da autarquia, afirmando que o MDB teria aceitado apoiar a pré-candidatura da esposa do deputado, Carla Mendonça, pelo PP, indicando o advogado Carlos Venícius para compor a chapa como pré-candidato a vice-prefeito. As afirmações renderam uma nota de repúdio da direção do MDB, classificando as afirmações como fake news.

Depois disso, uma discussão foi travada por meio de mensagens trocadas por meio do Facebook, onde Marcos Mansour, que é apadrinhado da deputada federal Vanda Milani (SD), acusa o filho de Celso Paraná, Rodrigo Garcia, de ser “funcionário fantasma” no escritório local do Depasa. Ele parabeniza o pré-candidato do MDB pelas críticas feitas à administração municipal, mas cobra um posicionamento do advogado a respeito de sua denúncia.

O que chama a atenção é que a acusação feita por Mansour, caso tenha procedência, o envolve diretamente na irregularidade, pois, como gerente do setor onde o Rodrigo Garcia é lotado, ele estaria prevaricando e, assim, incorrendo em ato de improbidade administrativa, pois é ele quem abona a folha de pontos do fim de cada mês. Ele afirmou ainda que o filho de Celso Paraná foi “colocado no Depasa pelo senador Marcio Bittar e pelo deputado federal Flaviano Melo”, uma revelação nada simpática para o governo e os parlamentares.

A reportagem do ac24horas conversou com Marcos Mansour na tarde desta segunda-feira, 10, no escritório do Depasa. Ele afirmou que encaminhou à direção estadual da autarquia todas as informações a respeito do que afirma na postagem feita no Facebook. O que ele não explicou é como o comissionado pode ser fantasma se comparece ao trabalho e assina ponto, como ele próprio afirmou. Momentos depois, Rodrigo Garcia chegou ao escritório. Não se cumprimentaram.

Por telefone, o filho do presidente municipal do MDB minimizou a desavença com o seu superior imediato. “Mansour gosta de mídia. Quer aparecer de qualquer jeito”, afirmou. Rodrigo Garcia, a propósito, foi quem substituiu Marcos Mansour quando este foi afastado do cargo por cerca de 30 dias depois de um episódio em que foi preso acusado de agressão física contra a própria esposa, em janeiro deste ano.

Falamos também com o presidente do MDB, Celso Paraná, que garantiu que as acusações do desafeto têm como único intuito atacar a consolidação do partido no município como a principal força da oposição. Segundo ele, com esse fim, Marcos Mansour ousa falar em nome da autoridade máxima do estado para difundir notícias falsas em prejuízo da pré-candidatura de Carlos Venícius.

Reprodução/Rede Social

“Ele afirma que fala pelo governador, mas todos sabemos que o governador não aceita ser manipulado por ninguém por ser um homem íntegro e decente. O MDB defende a união da oposição porque todos acreditamos no projeto de Gladson Cameli. Independentemente dele apoiar ou não nossa candidatura a prefeito nós, em Xapuri, continuaremos aliados ao seu governo”, disse.

Fato é que a confusão está toldando de vez a já turva água da união oposicionista no município. Poucos acreditam que ela se concretizará, mesmo aqueles que trabalham para a sua construção. O pré-candidato do MDB, Carlos Venícius, está mais do nunca convicto de que seu nome é o mais qualificado para encabeçar uma possível chapa única. Carla Mendonça (PP) também segue firme e em breve inaugurará diretório municipal do seu partido. Já Gessi Capelão (PSD) tem se mantido longe do burburinho.

Anúncios

Cidades

Funcionários batem ponto e fazem buzinaço em frente à prefeitura de Epitaciolândia

Publicado

em

A queda de braço entre os servidores da Educação e o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes (PSDB), por conta da decisão do gestor municipal de retirar dos contracheques, a partir de janeiro passado, um reajuste de salário concedido em 2016, pelo ex-prefeito André Hassem, posteriormente tornado nulo pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC), teve mais um capítulo nesta quarta-feira (3).

Como prometeram em manifestação realizada no dia anterior, os trabalhadores da categoria bateram ponto e fizeram um buzinaço em frente à prefeitura. Eles dizem que permanecerão no local até que o município encontre uma solução para o problema que, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), deixou parte deles recebendo menos que o salário-mínimo.

Os servidores exigem a devolução imediata dos valores descontados e o prefeito diz que não pode atender a reivindicação por impedimento legal. Tanto André Hassem quanto Tião Flores, antecessores de Lopes, foram condenados pelo TCE-AC a devolver recursos para os cofres públicos em razão dos pagamentos considerados irregulares, que somados ultrapassam os R$ 3 milhões.

O ac24horas já conversou com os dois lados da questão por mais de uma oportunidade. O prefeito tucano garante que continuar pagando o reajuste tornado nulo pelo Tribunal de Contas também será sentenciado a devolver os valores. Por outro lado, o Sinteac diz que há saídas possíveis para o prefeito não manter a redução dos vencimentos dos trabalhadores, mas que há falta de vontade para isso.

O prefeito Sérgio Lopes contra-ataca afirmando que o movimento dos trabalhadores não é unânime e tem viés político-partidário. Ele diz que entre os incentivadores das manifestações que vêm ocorrendo há quase duas semanas estão alguns dos adversários que foram derrotados por ele nas eleições de novembro passado, como a professora Neide Lopes, que disputou a prefeitura pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Continuar lendo

Cidades

Idosos se emocionam ao receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Xapuri

Publicado

em

O início da vacinação de idosos das faixas etárias de 74 a 89 anos de idade, em Xapuri, nesta terça-feira (2), teve momentos de emoção quando alguns deles manifestaram gratidão e até mesmo oraram durante o ato de imunização.

A funcionária pública municipal Delzira Alves Figueiredo rezou um Pai Nosso enquanto recebia a vacina. O momento foi registrado em vídeo pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O aposentado federal Dalmo Rufino da Silva, de 71 anos de idade, foi outro que recebeu a imunização. Ele agradeceu o atendimento da equipe de saúde e incentivou a ação.

“O acolhimento pela equipe de imunização foi muito bom, com descontração e toda a orientação a respeito do processo de vacinação. É uma ação muito importante no combate a essa doença e eu incentivo os demais a fazer o mesmo”, disse.

Xapuri enfrenta um momento de muitos casos graves e de mortes por Covid-19. Nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foram registrados mais dois óbitos pela doença no município, elevando o total para 25.

Em números absolutos, Xapuri tem o maior acúmulo de infecções pelo coronavírus no Alto Acre. São 2.637 casos registrados desde o começo da pandemia, o que representa cerca de 40% dos registros de todos os municípios da regional.

Continuar lendo

Cidades

Caminhão pipa do Depasa leva água para os 28 mil atingidos pela cheia em Tarauacá

Publicado

em

O Depasa usa carro-pipa para levar água potável às famílias desabastecidas em Tarauacá neste pós-alagação.

Segundo a prefeitura, o pipa veio a pedido do governador Gladson Cameli para atender as mais de 28 mil pessoas foram atingidas pela alagação e estão sem água em suas casas.

“Agradecemos por mais este ato do Governo do Estado que nos cedeu um carro-pipa que está distribuindo água potável para as famílias atingidas pela cheia dos rios Tarauacá e Muru. Estamos unindo esforços para ajudar todos que foram prejudicados por esta alagação”, disse a prefeita Maria Lucinéia.

Continuar lendo

Cidades

Rosana Gomes participa da abertura de ano legislativo na Câmara de Senador Guiomard

Publicado

em

A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, participou da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores do município, nesta terça-feira, 2. Em seu discurso a prefeita falou sobre a responsabilidade compartilhada com a casa legislativa.

“Como chefe do executivo é uma honra participar deste momento. A nossa responsabilidade é muito grande, pois nos últimos anos o Quinari viveu situações turbulentas. O que nossa cidade precisa daqui pra frente é de união”, disse.

Para o presidente da Câmara, vereador Magildo Lima, é importante a parceria com o executivo.

“É muito importante a presença da Rosana aqui, principalmente porque ela ouviu atentamente cada um de nós e está disposta a unir esforços pelo bem da população”, declarou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas