Categories: Blog do Crica Notícias Política

Gladson fica sem partido, mas apoia Socorro Neri 

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O filme teve o seu roteiro antecipado ontem por este BLOG, em primeira mão, e foi cumprido em todas as cenas ao pé da letra: foi o governador Gladson Cameli chegar a Rio Branco e anunciar que estava fora por tempo indeterminado do PROGRESSISTAS, e que não se filiaria ao PSDB, deixando este assunto para depois da eleição. E que vai apoiar a candidatura da prefeita Socorro Neri sem partido, mas trabalhando para trazer siglas aliadas à sua composição política. Para fugir de um desgaste que era inevitável se tentasse detonar a candidatura do professor Minoru Kinpara (PSDB), a decisão tomada foi perfeita. Já tinha tido no PROGRESSISTAS um confronto desnecessário, ao tentar impor ao partido um apoio à prefeita Socorro Neri e fazer do ex-deputado Ney Amorim (PROGRESSISTAS) o vice da chapa. Ficou então como o BLOG publicou ontem: o PROGRESSISTAS vai de Tião Bocalom a prefeito, e o PSDB de Minoru Kinpara. E fim da confusão. E o Gladson, sem partido, apoiando a Socorro a mais um mandato. Ponto.



SAIU DO VULCÃO


Um ponto é muito benéfico nesta confusão toda: o Gladson foi tirado do centro do vulcão, do disse e não disse, jogou no lixo uma pauta negativa à sua imagem, e pode agora num clima de paz traçar as metas para apoiar quem bem entender em todos os municípios para prefeito.


FUGINDO DO TOM


O que aconteceu no PROGRESSISTAS e no PSDB estava fugindo do perfil do governador, que é o de não se meter em confusão, de não agredir adversário político, estava entrando em discussões que não o levariam a lugar nenhum. Agora é cada qual no seu quadrado político.


REAÇÃO EM CADEIA


Como toda a ação motiva uma reação, ficou acordado entre seus dirigentes que no segundo turno, será formada uma frente partidária para derrotar a prefeita Socorro Neri, caso ela passe do primeiro turno.  A aliança seria formada pelo PSDB-MDB-PSL-PSD-PROGRESSISTAS. O candidato de um destes partidos que for ao segundo turno, teria o apoio dos demais.


UM ALERTA DURO


Por conta desta nova configuração de forças tudo é possível em 20220. O deputado José Bestene (PROGRESSISTAS) foi textual ontem no programa do Itaan Arruda, na TV-GAZETA, que por conta do apoio à prefeita Socorro Neri, o senador Sérgio Petecão (PSD), pode repensar a sua decisão de só disputar o governo se o Gladson não concorrer, e acabar saindo candidato ao governo em 2022, dentro de uma nova formatação política. 


FORA DE TEMPO


Perguntei ontem ao senador Petecão (PSD) sobre a hipótese de por conta deste novo quadro de composição de forças, ser candidato irreversível em 2022. Prudente, não quis comentar, disse que está apenas focado em levar o Tião Bocalom (PROGRESSISTAS) ao segundo turno. 


MÃE DE TODAS AS DISPUTAS


Pelo caldo de cultura que se formou entre os seus aliados com a decisão final do governador Gladson em oficializar o apoio à candidatura da prefeita Socorro Neri, a previsão que se tem é de se terá uma verdadeira guerra no segundo turno, uma espécie de mãe de todas as disputas.


FORTE CANDIDATA


Em qualquer cenário, seja no primeiro ou no segundo turno, a prefeita Socorro será competitiva e uma forte candidata. Tem a seu favor não fazer uma gestão medíocre. 


TENDEM ACOMPANHAR


Há uma tendência de que, dos partidos que estiveram no seu palanque na última eleição, o governador Gladson  levará para apoiar a Socorro Neri, o DEM do deputado federal Alan Rick; e, o SOLIDARIEDADE, da deputada federal Vanda Milani, sem candidatos próprios à PMRB.


A DERROTA DOS FALCÕES


A decisão tomada ontem pelo governador Gladson Cameli de não brigar mais para ficar no PROGRESSISTAS, e nem para entrar no PSDB, foi uma derrota dos falcões do seu governo, que foram seus conselheiros para brigar com o PROGRESSISTAS e queriam vê-lo bisar no PSDB.


VITÓRIA DA CONCILIAÇÃO


A invertida na conduta política de desgaste em cima de desgaste do governo no episódio do PROGRESSISTAS e agora do PSDB, aconteceu com o retorno do Ribamar Trindade à chefia do gabinete civil, como conciliador por natureza, Ribamar convenceu o Gladson a sair do furacão.


SEM BASE CIENTÍFICA


Tenho por linha do BLOG não publicar nenhum tipo de enquete sobre candidaturas a prefeito. Primeiro por este tipo de coleta de informações não ter base científica, e segundo, porque é manipulável. Basta um candidato arregimentar um monte de seguidores e mandar votar nele.


VELHO BOCA SOLTO


Quem mais deve ter comemorado a decisão do governador Gladson é o Tião Bocalom (PROGRESSISTAS), que agora pode tocar a sua candidatura com a vice Marfisa Galvão (PSD), sem um sobressalto que o seu nome poderia ser retirado a qualquer momento do quadro.


FOCO NA ANTÔNIA LÚCIA


Conversei ontem com o “Velho Lobo”- deputado federal Flaviano Melo (MDB), acerca das  alianças do MDB  para disputar a prefeitura da capital. Um dos caminhos é convencer a ex-deputada federal Antônia Lúcia e seu grupo, a indicar o vice do deputado Roberto Duarte (MDB). Sobre a decisão do Gladson em apoiar a Socorro, citou: “Não entendi! Vamos à luta.”


ÚNICA CHAPA


A única chapa que está completa para disputar a prefeitura da capital é a da coligação PSD-PROGRESSISTAS, que tem Tião Bocalom a prefeito e Marfisa Galvão como sua vice. Minoru Kinpara (PSDB), Roberto Duarte (MDB) e Socorro Neri (PSB) não têm ainda os seus vices.


TEORIZAR NÃO RESOLVE


O ex-prefeito Marcus Alexandre continua longe do jogo político, mesmo sendo uma das maiores lideranças do PT. Almoçar, tomar um vinho na casa do ex-senador Jorge Viana, ficar teorizando sobre a lua cheia, não resolve o problema do PT. Tem que pegar seu candidato à PMRB, deputado Daniel Zen, e ir para a rua. Afinal, goza da simpatia de parte da população.


EM CONSTRUÇÃO


Perguntei ontem ao presidente do PT, Cesário Braga, quem seria o vice do candidato a prefeito Daniel Zen (PT) e, a resposta foi inócua: “estamos em construção”. Espera as alianças.


NADA COMO UM DIA ATRÁS DO OUTRO


Quando coloquei neste espaço de que nem o ex-governador Binho, nem o ex-senador Jorge Viana e, tampouco, o ex-prefeito Angelim, não seriam candidatos à PMRB, a direção do PT se espinhou. Confirmado o que o BLOG colocou a respeito.  Nada como um dia atrás do outro.


DATA MARCADA


O julgamento do recurso do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, contra a cassação do seu mandato está marcado para o próximo dia 10. Se o TRE-AC decidir pela manutenção da sua cassação, morre a sua candidatura à reeleição e terá que procurar um nome para apoiar.


SEM NOME FORTE


A questão básica é que no seu partido, o PROGRESSISTAS, fora o próprio Ilderlei Cordeiro e o deputado Nicolau Júnior – este não quer ir para a disputa – não tem outro nome com a mesma densidade eleitoral de ambos para disputar com chance a prefeitura de Cruzeiro do Sul.


FOCADA NA SAÚDE


Em meio a esta pandemia a senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) já alocou através de suas emendas parlamentares mais de R$ 31 milhões para os sistemas de saúde dos municípios. E tem apenas um ano e meio de mandato. Tem conseguido dar boa visibilidade às suas ações.


SEJA O QUE DEUS QUISER


Não sei em cima de quais critérios a comissão da SESACRE resolveu liberar todas as atividades comerciais. Aliás, este “fechamento” vinha sendo uma grande falácia, porque nem a prefeitura e nem o governo adotaram um fiscalização rígida para evitar burla às proibições dos decretos.


POUCOS SEGUIRAM


A verdade é que, poucos, muitos poucos comerciantes, seguiram à risca o fechamento de algumas atividades comerciais, bastava se andar pela cidade, principalmente, na periferia que tudo estava aberto. O poder público não usou a força coercitiva e virou uma farra de cabaré.


LUGAR CATIVO


O senador Márcio Bittar (MDB) conquistou um lugar cativo na CNN, quando se trata de defender pautas conservadores para a região amazônica, tidas como o terror pela esquerda. Ontem, Bittar voltou a dar uma entrevista e no seu estilo, e se saiu bem, sem desconforto.


PARA NÃO TER PROBLEMAS


Uma medida que o governador Gladson vai ter que tomar se não quiser ter problemas com o seu secretariado durante o período eleitoral é fazer uma reunião com todos é determinar que, o que for flagrado usando o poder para beneficiar candidato será demitido. 


NA MESMA LINHA


Este mesmo tipo de atitude a prefeita Socorro Neri adotou na PMRB, na campanha passada para o governo. É um tipo de determinação que, no mínimo, inibe o crime eleitoral.


FRASE MARCANTE


“O puxa saco aplaude, o idiota vaia, o sensato se cala, o sábio só ouve e se retira” Saul Bezerra.


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024