Menu

Pesquisar
Close this search box.

Núcleo duro mostra força e dá as cartas no Palácio Rio Branco na sucessão municipal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Grupo criado para proteger Gladson Cameli volta com força total para desqualificar imagem de intrigas e evitar cabo de guerra com o vice-governador. Discurso de pacificação marcará uma mudança de fase no governo.


Acossado ainda em função da declaração de apoio à reeleição da prefeita Socorro Neri, do município de Rio Branco, o governador Gladson Cameli deverá recuar da proposta de filiação no PSDB e ficar sem partido. O chefe do Palácio Rio Branco após uma semana em São Paulo, deve ouvir o chamado Núcleo Duro de seu governo, liderado pelo secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade.

Anúncios


Recuperado da Covid-19, Ribamar desde que retornou aos despachos na Casa Civil em Rio Branco, que trata pessoalmente da formação de um arco político visando as eleições municipais deste ano. O homem forte de Cameli disparou vários telefonemas para lideranças partidárias, além de abrir diálogo com partidos considerados pequenos.


A intenção dos conselheiros é desqualificar a estampa de intrigas herdada do desgaste com a executiva do Progressistas. O pedido de desfiliação está confirmado para hoje. Além disso, o grupo quer evitar um enfrentamento político com o vice-governador Major Rocha, PSL.


Pouca gente sabe da guerra fria que rolou nos bastidores da suposta filiação do governador no PSDB. Embora o vice-governador esteja oficialmente no PSL, Rocha comandou o contra-ataque à proposta de recuo da pré-candidatura de Minoru Kinpara que poderia ocorrer em uma possível intervenção da executiva nacional, obrigando uma corrida ao judiciário.


O recado mais duro veio através da própria irmã, a deputada federal Mara Rocha que preside a executiva estadual. “Aqui a casa tem ordem!”, disse a parlamentar.


Sem partido, Cameli deverá utilizar o discurso de pacificação ao declarar oficialmente sua saída do Progressista. Essa é a única decisão que tem prego batido e virado a ponta.


O chefe do Palácio Rio Branco tem dito para amigos próximos que já sabe quem é quem na sua gestão. Com um temor de ser constantemente traído a ideia é pós-eleição, se livrar de quem não vai caminhar no governo e alterar completamente o seu núcleo de confiança.


A Casa Civil vai orquestrar a chamada nova fase de governo. Uma reforma está prevista para acontecer até o final do ano, quando, Cameli terá nas mãos o novo cenário político do estado.


O que toda essa crise revelou é a predominância do Núcleo Duro comandado por Ribamar Trindade. O secretário ficou praticamente sozinho nesse comando quando indicados do conselheiro Malheiros pediram exoneração do cargo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido