Núcleo duro mostra força e dá as cartas no Palácio Rio Branco na sucessão municipal

Grupo criado para proteger Gladson Cameli volta com força total para desqualificar imagem de intrigas e evitar cabo de guerra com o vice-governador. Discurso de pacificação marcará uma mudança de fase no governo.
Acossado ainda em função da declaração de apoio à reeleição da prefeita Socorro Neri, do município de Rio Branco, o governador Gladson Cameli deverá recuar da proposta de filiação no PSDB e ficar sem partido. O chefe do Palácio Rio Branco após uma semana em São Paulo, deve ouvir o chamado Núcleo Duro de seu governo, liderado pelo secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade.
Recuperado da Covid-19, Ribamar desde que retornou aos despachos na Casa Civil em Rio Branco, que trata pessoalmente da formação de um arco político visando as eleições municipais deste ano. O homem forte de Cameli disparou vários telefonemas para lideranças partidárias, além de abrir diálogo com partidos considerados pequenos.
A intenção dos conselheiros é desqualificar a estampa de intrigas herdada do desgaste com a executiva do Progressistas. O pedido de desfiliação está confirmado para hoje. Além disso, o grupo quer evitar um enfrentamento político com o vice-governador Major Rocha, PSL.
Pouca gente sabe da guerra fria que rolou nos bastidores da suposta filiação do governador no PSDB. Embora o vice-governador esteja oficialmente no PSL, Rocha comandou o contra-ataque à proposta de recuo da pré-candidatura de Minoru Kinpara que poderia ocorrer em uma possível intervenção da executiva nacional, obrigando uma corrida ao judiciário.
O recado mais duro veio através da própria irmã, a deputada federal Mara Rocha que preside a executiva estadual. “Aqui a casa tem ordem!”, disse a parlamentar.
Sem partido, Cameli deverá utilizar o discurso de pacificação ao declarar oficialmente sua saída do Progressista. Essa é a única decisão que tem prego batido e virado a ponta.
O chefe do Palácio Rio Branco tem dito para amigos próximos que já sabe quem é quem na sua gestão. Com um temor de ser constantemente traído a ideia é pós-eleição, se livrar de quem não vai caminhar no governo e alterar completamente o seu núcleo de confiança.
A Casa Civil vai orquestrar a chamada nova fase de governo. Uma reforma está prevista para acontecer até o final do ano, quando, Cameli terá nas mãos o novo cenário político do estado.
O que toda essa crise revelou é a predominância do Núcleo Duro comandado por Ribamar Trindade. O secretário ficou praticamente sozinho nesse comando quando indicados do conselheiro Malheiros pediram exoneração do cargo.

Amilton Aguiar dos Passos, de 26 anos, foi amarrado, torturado e morto a tiros na tarde desta quinta-feira, 21, em uma área de mata localizada na rua São Bento. no bairro Santa Inês, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com informações da polícia repassadas a reportagem do ac24horas, Amilton foi encontrado por populares com os pés e as mãos amarradas com um lençol ao lado de uma tenda de lona que era usada para usar drogas. A vítima estava ferida com 10 tiros.
A ambulância do Samu foi acionada e o médico apenas atestou a morte de Amilton.
A Polícia Militar esteve no local e isolou a área para os trabalhos do perito em criminalística. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
O caso será investigado pelos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia acredita que o crime foi motivado pela guerra entre facções.

Levantamento do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os Cartórios de Notas do País, aponta que o segundo semestre de 2020 registrou o maior número de dissoluções matrimoniais desde o início da prática do ato em Cartório, no ano de 2007.
Entre as unidades federativas que registraram aumento, 16 bateram o recorde histórico de divórcios no período, estando entre elas o Acre, que teve ampliação de 50% nos números de dissoluções matrimoniais no segundo semestre do ano passado, de acordo com o CNB/CF.
O dado é considerado como reflexo do longo período de convivência contínua entre casais durante a pandemia e a facilitação do processo de divórcio em Cartórios de Notas, agora também realizados pela internet pela plataforma (https://www.-enotariado.org.br).
O número total de 43.859 divórcios extrajudiciais, realizados diretamente em Cartórios de Notas, no segundo semestre de 2020 no Brasil, é 15% maior do que as 38.174 dissoluções matrimoniais ocorridas no segundo semestre de 2019.
A variação de um ano para outro é ainda 13% superior à média histórica nacional, que apontava crescimento anual de 2% nos divórcios em Cartórios desde 2010, ano em que foi introduzido o divórcio direto no Brasil (Emenda Constitucional nº 66/2010). Outubro foi o mês com maior número de divórcios desde 2007 – mais de 7,6 mil no País.
“Este ano atípico de 2020 provocou muitas mudanças, tanto na convivência entre as pessoas, como também na prestação de serviços aos cidadãos. Os Cartórios de Notas obtiveram a autorização nacional para prestarem uma série de serviços em meio eletrônico, possibilitando que os cidadãos resolvessem seus problemas, tanto pessoais como patrimoniais, sem sair de casa, contribuindo com o isolamento social e evitando que situações de má convivência permanecessem sem serem solucionadas”, explica a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Giselle Oliveira de Barros.

A mãe do governador Gladson Cameli, Linda Cameli, usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira, 21, para criticar a decisão do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), que determinou que as aulas do ensino municipal sejam retomadas em fevereiro.
No comentário da charge do ac24horas, Linda Cameli, resolveu opinar e chamou o prefeito de “doido” por conta da decisão de retomada do ano letivo em plena pandemia.
Além de Linda Cameli, diversas outras pessoas não concordaram com a decisão de Bocalom. Os vereadores do PSD e PSB, Lene Petecão e Adailton Cruz, discordaram da decisão do prefeito e pediram publicamente que ele reconsidere.

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec/Dom Moacyr), realizou nesta quinta-feira, 21, a cerimônia de assinatura de ordem de serviço para a liberação de recursos para a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. O investimento corresponde ao valor de R$ 2.286.488,87 e será destinado às obras de ampliação da escola técnica, onde ocorreu a cerimônia.
A intenção é que a ampliação contemple não só o espaço físico, mas também o alcance do número de alunos beneficiados com treinamento técnico, apoio administrativo-estratégico e capacitação profissional.
“Além de gerar emprego, vamos ampliar as ações da escola para oferecer à sociedade acreana melhores condições de formação profissional nas mais diversas áreas da saúde”, disse o presidente do Ieptec, Francineudo Costa.
O instituto, por intermédio da escola, é quem oferta em todo o estado, na esfera pública, cursos técnicos de capacitação e de iniciação profissional e empresarial nas áreas de enfermagem, saúde bucal, órtese e prótese dentária, ortopédica, vigilância em saúde, análise clínica, nutrição e dietética e equipamentos biomédicos.
Seu eixo de atuação atende aos mais diversos indivíduos, instituições, corporações e empresas. Os cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada (FICs) disponibilizados na escola reúnem conhecimento teórico, prático e metodologia de inserção no mercado de trabalho.
A ordem de serviço foi assinada pelo presidente do Ieptec, Francineudo Costa, e o sócio-proprietário da empresa RM Construções, responsável pela obra, José Renato Soares. O deputado federal Alan Rick, parceiro da instituição, participou do ato enquanto testemunha.
“Estamos dando continuação a esse grande projeto de garantir cursos profissionais e tecnológicos à nossa juventude e para formação de mão de obra qualificada em nosso estado”, disse Alan Rick.
Com informações da assessoria do Ieptec.
-
NÃO DEU!
Estudante do Acre fica 2 dias confinada, mas não entra no BBB21
-
FIM DA LINHA
“Messi”, líder do B13 em Rio Branco, é morto com três tiros no Santa Inês
-
Destaque 4
Pesquisadores descobrem no Acre novo vírus denominado “Xapuri”
-
AÇÃO DA POLÍCIA
Membros do CV que mantinham família refém dentro de caminhão baú são presos
-
ALEX THOMAS
Jocely Abreu revela convite para ser acompanhante de luxo
-
SUSTO NO AR
Avião que transporta Gladson desvia rota devido forte chuva na Capital
-
URGENTE
Bolsonaro liga para Gladson ir a São Paulo buscar primeiro lote da vacina contra Covid-19
-
DÓI NO BOLSO!
Preço do litro da gasolina se aproxima de R$ 8 no Acre