Menu

Acre passa para nível amarelo e restaurantes poderão abrir com capacidade de 50%

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 anunciou na tarde desta quarta-feira, 5, que todo o Acre passa a partir de agora para o nível amarelo da pandemia. Com isso, diversas atividades, como o funcionamento de restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias e similares vão poder voltar a funcionar nesta fase, com capacidade limitada de 50% do número de mesas, garantindo distanciamento mínimo de 2,5 metros entre os clientes.

Os números analisados são referentes ao período de 19 de julho a 1º de agosto. A mudança se deu principalmente pelos avanços na estruturação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, a taxa de ocupação dos 58 leitos em Rio Branco e mais 20 em Cruzeiro do Sul é de 44%. Já os leitos clínicos, a ocupação também é menos da metade, de 42%.

Anúncio

FOTO: MARCOS VICENTTI

Com esses dados, o Acre tem tranquilidade em relação à ocupação, já que o estado esteve próximo de decretar colapso no sistema de saúde. Na semana passada, foram registrados 24 óbitos. Eram casos que não atendiam a determinação do Ministério da Saúde. Eram óbitos dos meses de maio e junho. Ainda existem 53 mortes que estão suspeitas de terem como causa a Covid-19.

Uma comissão, formada de representantes da Sesacre e da Secretaria de Saúde de Rio Branco, vai analisar se as mortes devem ou não ser computadas tendo como causa a pandemia. Outro avanço foi nos exames laboratoriais. O Acre conseguiu zerar os exames que estavam represados no Laboratório Charles Mérieux e reduzir a liberação dos resultados para três a seis horas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.