Menu

Acre desenvolve programa com 11 estados no combate ao tráfico nas fronteiras

Ministério da Justiça e Segurança Pública entrega torre de comunicação e primeira base fluvial do Programa VIGIA na Amazônia Legal
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre é um dos 12 estados brasileiros que estão desenvolvendo o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia), com apoio do governo federal. O projeto tem a meta de ajudar no combate ao crime organizado nas regiões fronteiriças do país e lutar contra o tráfico de entorpecentes. O projeto já ganhou reforço inaugurando nesta terça-feira, 4, sua base fluvial que fica no Rio Solimões, Amazonas. Além disso, também entregou a primeira de sete torres de comunicação com rádios móveis e portáteis.

O programa Vigia está sendo desenvolvido no Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, além do Amazonas e das divisas de Tocantins e Goiás. Conforme publicado pela Agência Brasil, desde que chegou ao Amazonas, o programa já causou um prejuízo de R$ 143 milhões ao crime organizado, sendo R$ 4 milhões relacionados a crimes ambientais.

Anúncio

Segundo o coordenador-geral de Fronteiras da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Eduardo Bettini, o programa já disponibilizado no Amazonas inclui um “sistema de comunicação, comando e controle que proporciona uma comunicação com segurança efetiva e a interoperabilidade entre vários órgãos que atuam em segurança pública e defesa no estado”.

Rota do tráfico no Acre

Recentemente, o Vale do Juruá tem sendo usado como rota de tráfico de drogas através do percurso dos rios. No último mês de julho, a Polícia Federal apreendeu 117 quilos de maconha e 15 quilos de cocaína, além de armas de fogo. Todos apreendidos em embarcações nos rios ou ramais de municípios. As forças de segurança têm usado veículos traçados e lanchas nessas regiões e ancorado na foz do rio Paraná dos Mouras.

A equipe fluvial já abordou mais de mil embarcações nas quatro semanas em que permaneceu no rio, enquanto equipes mistas de policiais militares, civis e federais realizaram patrulhas rurais diariamente na extensa malha de ramais que corta os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Em várias apreensões, os traficantes haviam escondido a droga às margens do Rio Juruá.

Foto: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.