Categories: Cotidiano Notícias

Rio Branco quer diminuir violência doméstica com ajuda da saúde da família

Published by
Leônidas Badaró

O Acre, segundo o com o Monitor da Violência, elaborado pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, carrega a vergonhosa marca de estado campeão de violência contra as mulheres com uma taxa de 7 mortes para cada 100 mil mulheres. A prefeitura de Rio Branco, que concentra mais da metade da população do estado, e onde, consequentemente, acontece o maior número de casos quer mudar essa realidade.


A aposta é em um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Mamed Dankar (PROS) que institui o Programa de Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família.


O Programa tornou-se a lei 2361/2020, sancionada pela prefeita Socorro Neri e publicada na edição desta segunda-feira, 3, do Diário Oficial do Estado, e é voltada à proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva dos Agentes Comunitários de Saúde.


Através do Programa de Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família, o município irá promover o acolhimento humanizado e a orientação de mulheres em situação de violência por Agentes Comunitários de Saúde especialmente capacitados, bem como fará o encaminhamento aos serviços da rede de atendimento especializado, quando necessário.


Para a correta implementação das ações do programa, a prefeitura de Rio Branco solicitará a participação do Grupo Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica – Gevid, do Ministério Público do Estado do Acre.


Através deste Programa será possível, ainda, a realização de estudos e diagnóstico para o acúmulo de informações destinadas ao aperfeiçoamento das políticas de segurança que busquem a prevenção e o combate à violência contra as mulheres.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

A pesquisa

31/07/2024

Colisão entre motos deixa entregadores feridos em Rio Branco

Uma colisão entre motocicletas deixou o entregador Raimundo Cardoso de Araújo, de 48 anos, ferido…

30/07/2024

Operação em prisões do país tira 4,7 mil celulares do crime organizado

A quinta fase da Operação Mute, realizada em todos os presídios e penitenciárias do país,…

30/07/2024

Duplex de Jô Soares é vendido a R$ 11,2 milhões; veja o apartamento de luxo

O apartamento em que o apresentador Jô Soares morou abaixou o preço e segue à…

30/07/2024

Botafogo e Bahia empatam em jogo acirrado e mantêm duelo aberto na Copa do Brasil

Botafogo e Bahia fizeram um jogo bastante disputado, mas ficaram no empate por 1 a…

30/07/2024

Justiça lança documento sobre uso de câmeras por policiais

Baseado em evidências e na aplicação em mais de 40 países, o Ministério da Justiça…

30/07/2024