Categories: Destaque 6 Notícias

Nova gasolina passa a vigorar a partir desta segunda-feira

Published by
Edmilson Ferreira

As novas especificações da gasolina automotiva, estabelecidas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) passam a ser obrigatórias a partir desta segunda-feira (3).


Essas novas especificações aprimoram a qualidade da gasolina brasileira, proporcionam maior eficiência energética, melhorando a autonomia dos veículos pela diminuição de consumo, e viabilizam a introdução de tecnologias de motores mais eficientes, com menores níveis de consumo e emissões atmosféricas.


Publicada em janeiro deste ano, a resolução da ANP deu prazo até 3 de agosto para os produtores de combustíveis se adequarem às regras. Assim, a partir de hoje, toda a gasolina produzida no país e importada deverá atender às novas especificações. Será dado prazo adicional de 60 dias para as distribuidoras e de 90 dias para os revendedores se adequarem, permitindo o escoamento de possíveis produtos comercializados até ontem (2/8) ainda sem atender integralmente às novas características.


A revisão da especificação da gasolina automotiva contempla, principalmente, três pontos. O primeiro é o estabelecimento de valor mínimo de massa específica (ME), de 715,0 kg/m3, o que significa mais energia e menos consumo.


O segundo é valor mínimo para a temperatura de destilação em 50% (T50) para a gasolina A, de 77,0 ºC. Os parâmetros de destilação afetam questões como desempenho do motor, dirigibilidade e aquecimento do motor.


O terceiro ponto é a fixação de limites para a octanagem RON (Research Octane Number), já presente nas especificações da gasolina de outros países. A fixação de tal parâmetro mostra-se necessária devido às novas tecnologias de motores e resultará em uma gasolina com maior desempenho para o veículo.


Existem dois parâmetros de octanagem – MON (Motor Octane Number) e RON. No Brasil, só era especificada a octanagem MON e o índice antidetonante (IAD), que é a média entre MON e RON. O valor mínimo de octanagem RON, para a gasolina comum, será 92, a partir de 3 de agosto de 2020, e 93, a partir de 1º de janeiro de 2022. Já para a gasolina premium, será de 97, já a partir de 3 de agosto próximo.


A iniciativa é resultado da realização, pela ANP, de estudos e pesquisas dos padrões de qualidade, considerando o acompanhamento das especificações e harmonizações internacionais, bem como de amplos debates com os agentes econômicos do mercado de combustíveis. Atende aos atuais requisitos de consumo de combustível dos veículos e de níveis de emissões progressivamente mais rigorosos, considerando cenário futuro das fases L-7 e L-8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve – Ibama) e do Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística (Governo Federal).


Share
Published by
Edmilson Ferreira

Recent Posts

Governo lança na quinta (1º) mutirão de cirurgias ortopédicas na Fundhacre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da…

30/07/2024

Vídeo: Equipe do SporTV deixa estúdio em Paris após ameaça de bomba

Assim como medalhas, ameaças de bomba estão tomando conta de Paris durante as Olimpíadas 2024.…

30/07/2024

Caixa lança serviços digitais para MEI, com crédito de até R$ 10 mil

Os microempreendedores individuais (MEI) podem, a partir desta terça-feira (30), acessar um pacote de serviços…

30/07/2024

Sem energia há 14 horas, famílias fecham ponte em Cruzeiro do Sul

A falta de energia elétrica no bairro da Lagoa, em Cruzeiro do Sul, na tarde…

30/07/2024

Vítima de explosão segue na UTI para evitar infecção de feridas

Darllyane França, de 33 anos, funcionária de uma lanchonete no Mercado do Bosque, em Rio…

30/07/2024

Daiane dos Santos não segura as lágrimas com bronze da equipe de ginástica artística

Daiane dos Santos não conseguiu esconder sua emoção e ficou em prantos quando a equipe…

30/07/2024